Desciclopédia:Versões da língua portuguesa

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página trata sobre uma das políticas da Desciclopédia

Ela está integralmente ativa.


O CONTEÚDO ABAIXO É SÉRIO!
Seja engraçado e não apenas idiota! Leia bem esse artigo antes de querer fazer merda.


Ele não fala o mesmo português que você...

Como todos nós sabemos, há várias versões da língua portuguesa. Quem mora na China, provavelmente fala um português um pouco diferente do seu, se você morar na Argentina, por exemplo. O português europeu se diferencia do brasileiro também.

Por exemplo, em Portugal, você pode pedir por um cacete e ganhar um pãozinho. Da mesma maneira que no Brasil você pode chamar o cara na sua frente da fila de bicha e ser violentado.

As duas versões estão correctas. Sim, correctas, mané.

Simplesmente uma versão é usada no Brasil e outra em Portugal, África e territórios asiáticos. Como acontece nas outras grandes línguas internacionais, não existem versões superiores ou inferiores: são apenas mais bonitas diferentes. Por isso, não veja algo que não está escrito no seu português como incorreto apenas por isso.

Este projecto, é a Desciclopédia em língua portuguesa, também chamada de Desciclopédia lusófona. Ou seja, é de todos os falantes do português, seja qual for o país miserável em que vivam. Consequentemente, não é bem vindo mudar da norma "A" para a norma "B", porque isso implica uma falta de respeito para com os utilizadores das edições anteriores.

Um artigo está tão correcto se for escrito em português do Brasil como em português europeu ou africano. A mistura das duas normas num mesmo artigo, no entanto, pode ter resultados um pouco estranhos. Assim, se um utilizador fizer mudanças significativas num determinado artigo escrito na outra norma, é compreensível que edite a parte não alterada para se adequar à parte nova. O que significa realmente "mudanças significativas" cabe a cada um decidir, mas 50% é um valor razoável.

E como saber se a intenção dos autores que iniciaram o artigo era a de escrevê-lo seguindo-se a norma "A" ou a norma "B"? Como contribuir para um artigo escrito em português — que afinal é a língua na qual cada um de nós se propõe a oferecer contribuições relevantes —, se foi escrito na norma "A", que desconheço, e me sinto capaz apenas de contribuir seguindo a norma "B"?

DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...

A Desciclopédia não adopta marcadores de língua específicos, "pt-BR", "pt-INT" ou "pt-PT" . Por exemplo, para os seus artigos, priorizando o convívio da diversidade dentro dos limites da língua. Esse provavelmente seja um dos grandes desafios daqueles que se propõem a escrever e contribuir em meio a esta comunidade. Sabemos que a unificação da língua é uma tendência mundial, e seria muito ruim para nós — todos os falantes da língua portuguesa — dividirmos nossos esforços apenas pelas pequenas diferenças entre uma norma e outra.

Outras variantes[editar]

Vale lembrar que o galego, miguxês, portunhol, a língua geral e alguns dialetos de Mordor são línguas proibidas na Desciclopédia, e devem só serem escritos em seus artigos próprios. Tudo pela informação *suspira*.