Desciclopédia:Mídia/Campus Online

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Brasília - DF
Escrito por Juliana Reis
Sáb, 06 de Junho de 2009 16:00

Cquote1.png Bem vindo à Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo e que qualquer um pode editar.
'


É assim que o usuário é recebido ao acessar a página na internet. A versão original em inglês, Uncyclopedia, foi criada em janeiro de 2005, e hoje já conta com mais de vinte e quatro mil artigos publicados.A princípio o objetivo do projeto era desviar os vândalos que alteravam os artigos da Wikipédia.

A idéia não só funcionou como cresceu. Hoje já são cerca de sessenta páginas similares em vários idiomas e países. A versão em português já é a segunda maior, com quase dezessete mil publicações. Não de vandalismo, como eles dizem, mas de humor.


“Desciclopédia é uma enciclopédia cheia de desinformação e mentiras” Desciclopédia sobre ela mesma

“Nenhum ponto de vista é utilizado na Desciclopédia. Você pode fazer sentido se quiser, ser sarcástico se quiser, ser verídico, ser rude, ou até mesmo mentiroso”. Por isso o site se considera melhor que a versão séria “Os artigos da Wikipédia podem conter ou não informações erradas, o nosso já contém informações erradas em 100% de seu conteúdo (totalmente confiável)”

Sem intuito de ser levada a sério a enciclopédia dá total liberdade aos participantes para criarem seu próprio humor. Porém há uma recomendação repetida muitas vezes: seja engraçado, não apenas idiota! E também que não se faça humor privado, ou seja, que só possa ser entendido por determinado grupo (apesar de haver um espaço destinado a esse tipo de publicações).

O que mais tem nesse jogo?

Desnotícias: é o espaço para adaptações das notícias que tenham sido publicadas em algum veículo jornalístico.

Descionário: uma forma de fazer piadas com quaisquer palavras da língua portuguesa.

Deslivros: são manuais, histórias, poesias e cifras criadas pelos usuários.

Desentrevistas: é um espaço de entrevistas fictícias com personagens famosos.

Há também um chat, fórum e comunidade no Orkut para que os desciclopedianos/descíclopes (usuários da Desciclopédia) possam conversar sobre os artigos. E os administradores do site defendem a norma culta do português nas postagen não o ïnternetês".


Como funciona a brincadeira?


A Desciclopédia é um site gratuito de acesso livre baseada no conceito wiki de colaboração. Em que os usuários podem criar e editar artigos sem qualquer revisão antes da publicação. O trabalho dessa forma nunca está terminado, e sim em andamento. Novas idéias e informações complementares, correção de erros são possíveis a qualquer momento.


Qualquer pessoa pode editar o conteúdo, com algumas restrições aos usuários não cadastrados, como não poder carregar imagens, alterar alguns artigos ou participar das votações. Mas o cadastro é simples e aberto a qualquer um. Apesar de tanta liberdade a página conta com algumas políticas de funcionamento que devem ser respeitadas pelo internauta, que se desrespeitadas podem levar à exclusão do artigo, ou até mesmo do usuário ("o termo correto para banido é bloqueado").

A idéia é que quanto mais livre o usuário for menos motivos para vandalismo ele terá, já que ele já pode de qualquer forma escrever qualquer coisa. E a própria comunidade ajuda a manter o site funcionando perfeitamente, avisando quando há alguma coisa errada em alguma das páginas para que os administradores possam removê-la.

Fontes

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas