Desciclopédia:Mídia/Vale Paraibano

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

São José dos Campos, Quarta-Feira, 28 de Maio de 2008.
Caderno: Vale Paraibano, Vale do Avesso Recheada de informações errôneas e duvidosas, a Desciclopédia escracha as cidades da região.
Matéria abaixo:


Uma enciclopédia online criada com contribuições dos próprios internautas. A princípio parece a já famosa Wikipédia, mas tem uma diferença brutal: é dedicada a desconstruir artigos. Recheada de informações duvidosas e mentiras deslavadas, a Desciclopédia (desciclo.pedia.ws) não poupa o Vale do Paraíba e suas cidades.

Como na invenção de Jimmy Wales, a paródia utiliza o formato wiki de armazenamento de dados, o que permite a modificação de conteúdo por qualquer pessoa. Mas ao invés de corrigir erros, a Desciclopédia encoraja seus membros a, digamos, valorizá-los.

O site libera o que é censurado na Wikipédia, especialmente sátiras politicamente incorretas. Nesse "espírito", o Vale do Paraíba é apresentado como "uma terra quase desabitada situada entre o Rabo do Pato (Interior de São Paulo) e sul do estado do Rio".

A condição ambiental da região é uma das primeiras a ser avaliada pelo site. "É uma terra de bastante riqueza natural, mais ou menos, pois 99% dos rios que cortam a região serem (sic) poluídos". A opinião sobre o desenvolvimento do Vale defendida pelo site também é pra lá de ácida.

"O Vale do Paraíba é uma região parada no tempo, onde insistem em dizer que o passado vale mais que o futuro". Para os autores do verbete, o turismo no Vale é sinônimo de "lugar onde aposentados costumam passar a vida, no meio do nada, perto do mato, respirando o susposto ar puro das montanhas".

A ligação entre o Vale e o litoral não é esquecida. "Geograficamente o Litoral Norte também faz parte do Vale do Paraíba e é onde os caipiras encontram seus parceiros caiçaras". A concentração de penitenciárias na região também é destacada.

"O Vale do Paraíba é um dos locais preferidos de qualquer presidente da república ou governador do estado para a implantação de penitenciárias e Febens de segurança máxima. A cada quilômetro percorrido no Vale, você poderá encontrar alguma penitenciária em rebelião pegando fogo".

Já a rivalidade entre as cidades do Vale é assim definida pela Desciclopédia. "Uma quer ser mais caipira que a outra, não se sabe qual é pior". Outra ocorrência comum é o uso de frases falsamente atribuídas a pessoas e personalidades do Vale.

TABELINHAS - Wikipédia e Desciclopédia acabam formando "tabelinhas" virtuais. Os defensores da versão "séria" vêem na paródia uma aliada, que retirara da enciclopédia virtual "arruaceiros" que bagunçam os verbetes.

Por sua vez, é comum os autores da Desciclopédia ligarem seus verbetes aos da Wikipédia por meio de recados ácidos, do tipo: "Para quem não tem sem senso de humor, os espertões na Wikipédia têm um artigo sobre isso".

O projeto foi lançado em janeiro de 2005, por Jonathan Huang, com o nome de "Fundação Desciclomídia" (Uncyclomedia Foundation, paródia com a Wikimedia Foundation). A versão em português foi criada agosto de 2005 e já possui mais de 10 mil artigos. Fica atrás apenas da Desciclopédia inglesa.

A "praga" tem versões em mais de quarenta países e já é o terceiro maior projeto no estilo wiki na rede. As páginas da Desciclopedia utilizam línguas reais e também fictícias, como o "tiopês".

Fonte Site do Jornal

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas