Deslistas:Datas Comemorativas de Janeiro

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Deslistas.gif

Este artigo é parte do Deslistas, o sumário livre de conteúdo.

01/01 - Dia da Confraternização Universal e Dia Mundial da Paz: Estes são os ÚNICOS feriados mundiais estabelecidos pela ONU, porém muito poucas pessoas dão valor à isso, já que dia 1º de janeiro costuma ser o Dia Mundial da Ressaca - aquela manhã após o Reveillon que você passa tentando lembrar onde deixou o celular e a cueca. A ONU resolveu estabelecer os dois feriados num dia só por questões simples de conveniência sobrevivência: Após os EUA muitos países reclamarem de dois feriados mundiais afirmando que isso paralizaria as bolsas de valores por 48 horas, a ONU resolveu colocar os dois feriados em um dia só, o que reduziria pela metade o impacto da vagabundagem mundial. Entretanto, muitos países ainda continuaram contestando a ideia, já que o mundo não aguentaria ficar paralizado por 24 horas, então foi-se decidido por estabelecer ambos os feriados num dia em que, por si só, o mundo paralizasse. Nasceu então, da ultima noite inconsequente do ano, a manhã do dia 1º de janeiro - manhã em que se estabeleceram os únicos feriados mundiais dos quais se têm notícias até hoje.

02/01 - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes: Mais conhecida como Elizabeth Swan, Nossa Senhora dos Navegantes foi uma das primeiras mulheres a embarcar num navio de guerra. Exímea conhecedora de navios e táticas de ataque, ela estudava navios de todos os tipos: embarcações, navios de carga, trafico de escravos, trafico de entorpecentes, barquinhos de papel e navios piratas. Nossa Senhora dos Navegantes foi canonizada depois de criar o mundialmente renomado jogo Batalha Naval. Tempos mais tarde, teria sido esta a santa a inspirar a cantora alcoólatra Maysa a compor sua mais famosa canção O Barquinho. Há quem diga ainda que Elizabeth Swan, antes de se converter à Marinha Igreja Católica, tenha sido a verdadeira inspiração de Tom Jobim para compor Garota de Ipanema ao atracar com seu navio pirata na praia de onde o nome da música se originou. No dia de Nossa Senhora dos Navegantes, é comum entre os marujos brindar à santa com uma garrafa de rum.

02/01 - Ele, o Padroeiro do Raio-X


03/01 - Dia da Abreugrafia: Cquote1.png Põe na conta do Abreu. Se ele não pagar, nem eu! Cquote2.png
Dia em que se instituiu nacionalmente - e quiçá mundialmente - a piada mais famosa entre os caloteiros e sonegadores. A rima pobre do Abreu tomou um âmbito desconhecido, maior que nacional e um pouco menor que mundial - especificamente conhecida no Brasil, por nosso jeitinho brasileiro, a piada do Abreu vem sendo repetida desde os primórdios de nossa exploração nosso descobrimento. De uma forma um pouco menos importante, Abreugrafia também é a técnica usada dentro da medicina para fixar imagens de radioscopias com equipamentos próprios - ou seja, Dia do Raio-X.
Nota: Dia dedicado ao nosso eterno abreugráfico - Super Man.

04/01 - Dia do Hemofílico: O Dia do Hemofílico é tão importane quanto o Dia da Abreugrafia. É neste dia que hemofílicos de várias partes do mundo se reúnem para trocar experiências, histórias, remédios, figurinhas, tazzos, HQs e jogar conversa fora - ou não. Este é também o dia de concientizar a população de que não há nada a ser feito senão rezar para que seus filhos não tenham hemofilia. Você pode aproveitar o Dia do Hemofílico para fazer sua doação no banco de sangue mais próximo da sua casa - mas escolha bem o material, não queremos você celebrando o Dia da AIDS.

05/01 - Dia em que os tripulantes do navio brasileiro "Barão de Tefé" desembarcaram na Antártida (1983): Apesar da Abolição da Escravatura (1822) o tráfico de escravos continuou ativo durante todo o século 20 no Brasil e continua até hoje. Vinham negrinhos do pastoreio de todas as partes da África - incluindo a tribo que trouxe o Santo Daime até nós - para trabalhar em áreas de pouco interesse da população nacional, como lavoura, tráfico, telemarketing, revendedores(as) da AVON, guardas noturnos, guardas de trânsito, empregados(as) domésticos, entre tantos outros empregos comuns entre os afro-descendentes escravizados que aqui atuam até os dias de hoje. Fato é que no ano de 1983 um dos navios do temido Barão de Tafé estava à caminho desde lindo país do qual falamos, quando, numa noite de tempestades, o navio se desgovernou e o comandante - europeu, como todo bom traficante de almas - excedeu as contas de quilometragem para desembarcar. Continuaram navegando sem direção até que atracaram num iceberg e à ele deram o nome de Antártida. Infelizmente todos os negros escravizados morreram de hipotermia ao passarem da América do Sul, mas o importante é que o navio atracou e deu origem à essa data comemorativa tão solene e memorável.

06/01 - O camelo da Mercedes-Benz que os Três Reis Magos não tiveram a sorte de comprar, mesmo com todo o ouro, incenso e mirra do mundo.


06/01 - Dia de Reis e Dia da Gratidão: O Dia de reis fois estabelecido assim que Jesus nasceu, portanto é um dos feriados mais antigos da história. Como todo mundo sabe, assim que os Três Reis Magos souberam do nascimento de Jesus, foram o mais rápido possível até sua cabaninha, porém ainda não existiam camelos da Mercedes-Benz. Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, mas os Reis só conseguiram chegar até o pimpolho dia 06 de janeiro - por essa conquista e exemplo de persistência é que o dia 06 é dedicado aos Três Reis Magos. Como Jesus é filho do Poderoso Chefão, nesse meio tempo ele já havia aprendido suas primeiras palavras e, aos Três Reis Magos deixarem seus presentes, Jesus disse Cquote1.png Valeu, truta! É nois! Cquote2.png e assim foi-se instituído, respectivamente, o Dia da Gratidão.

07/01 - Dia da Liberdade de Cultos: Este dia cai no primeiro final de semana - técnico - do seu ano novo, que é pra você relaxar, curtir e gozar ser feliz! O Dia da Liberdade dos Cultos permite que as pessoas experimentem novas religiões sem precisarem se confessar (se forem católicos), doarem metade de suas heranças (se forem da Igreja Universal do Reino de Edir Macedo), beberem sangue de cabra (se forem macumbeiros) ou pagarem qualquer tipo de penitência posteriormente. Neste dia, porém, a polícia não pode impedir que os crentes estourem as caixas de som de seus igrejas - o que se torna um problema sério. A polícia não pode impedir também que os hippies e rastafaris queimem um do bão em praças públicas (este é o culto deles, fazer o que?), assim como ela não pode impedir os católicos de fazerem suas intermináveis e massacrantes procissões, atormentado moradores de várias ruas. Se esta data comemorativa fosse levada a sério, teríamos em poucos meses um país mais conturbado do que TODO o Oriente Médio junto - porém, com direito à água e biodiversidade.

08/01 - Dia do Fotógrafo:

09/01 - Dia do Fico (1822) e Dia do Astronauta:

10/01 - Dia de São Camilo:

11/01 - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos: Para as pessoas que só compram frutas, verduras e legumes em grandes redes de supermercados, este pode ser o único dia em que elas sentem realmente o gosto dos alimentos que ingerem. O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é um dia paz e amor, sooh que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos seres humanos e do meio ambiente. Tudo é lindo, tudo é florido, tudo é belo e natural; neste dia os agropecuários velhotes e complexados se jogam mata a dentro a observar como aquela reserva obrigatória de 7m² pode ser encantadora - todo mundo se mobiliza e sai por aí lavando tomates e catando garrafas pet das margens dos rios. Em verdade, esta data comemorativa vem só para tentar consertar em um dia o estrago que fertilizantes, pulverizantes, mutações genéticas nas plantas, queimadas ilegais, lavagens cerebrais por meio dos agrotóxicos e todo o tipo de movimento Contra-Herbalife fazem durante os outros 364 dias.

12/01 - Dia do Contador: Este é um dia dedicado a homenagear toda a população brasileira exceto os não-alfabetizados. O Dia do Contador é uma data comemorativa originária do antigo Egito, criada para saudar os primeiros contadores da história: os pastores do SCO - Sindicato de Contadores de Ovelhas. Tão comentados nas prés escolas, à estes exímeos matemáticos devemos atribuir o milagre dos primórdios das Exatas - e, por causa deles, hoje jovens de todo o mundo passam a maior parte do tempo estudando matrizes, equações, logaritmos e todo o tipo de inutilidades que não usariam em faculdades mais importantes que gêneros de Exatas - como Música ou Biblioteconomia. Fato é que os contadores são os pais das Exatas e, graças à facilidade e simplicidade deste gênero, qualquer um pode aplicar as noções básicas de contabilidade em seu dia-a-dia atualmente. No Dia do Contador reza-se um terço de algumas dezenas substituindo as orações por uma mísera contagem de 1 a 100 a cada bolinha, para lembrar e agradecer à legião dos contadores de ovelhas - hoje, todos canonizados - pelo grande feito da descoberta. Outra alternativa é, ao invéz de fazer a contagem por bolinhas, pegar um pedaço de corda ou barbante e fazer alguns nozinhos ou lascas em madeira como um ritual sagrado lembrando dos primeiros registros da contabilidade. A todos os que sabem contar de 1 a 100, feliz Dia do Contador!

13/01 - Dia do Tratado de Madri:

14/01 - DENÚNCIA: Time revoltado se une para tirar seu próprio treinador do campo em pleno Dia do treinador de Futebol

14/01 - Dia do Treinador de Futebol: O dia do Treinador de Futebol poderia ser equiparado ao Dia de Malhar Judas dos Pais, por exemplo, no quesito importância nacional, ou seja: ninguém sabe decor quando é, por que foi criado ou qual se real sentido, o imrpotante é que ele existe, de um jeito ou de outro, e alguem sempre dá ou recebe presentes. Para o enriquecimento da ignorância geral, eis a história desta data comemorativa: Este dia tão especial é datado como homeganem ao totalmente excelente Zagallo, quando este citou pela primeira vez sua mais famosa frase Cquote1.png É estranho, é estranho... Cquote2.png, definindo assim a carreira destes profissionais que vivem entre a cruz e a espada dos jogadores, trabalhando arduamente para que seus times não caiam e eles, consequentemente, não percam seus trabalhos. Vale lembrar que o treinador de futebol é considerado o cigano dos gramados, sendo o profissional mais trocado entre os times de futebol. Aos treinadores de futebol de todo o Brasil, nossas codolências aquele abraço!

15/01 - Dia dos Adultos: O Dia dos Adultos tem como pretenção maléfica tornar, aos poucos, nosso país num país como a Holanda, por isso, nesta data comemorativa, programas - sejam eles de tv, lazer ou sexo - destinados a adultos são totalmente liberados a quaisquer idades. É neste dia que os jovens exalantes de hormônios podem alugar filmes pornôs sem medo de ser felizes, entrar em casas de swing, assistir ao canal privado do papai sem precisar burlar a senha e sentar como homens machos num bar de esquina para beber uma pinguinha e jogar truco - e vale lembrar que o Dia dos Adultos é o único do ano em que as falsas carteiras de identidade não são usadas por jovens desenvolvidos de 14 anos. Como tudo tem se preço, neste dia as rádios substituem qualquer tipo de retardo mental música infanto-juvenil sem aproveitamento - como Sertanejo Universitário e/ou Restart - por música de adultos: Sidney Magal, Cindy Lauper, Blitz, Chico Buarque, Milionário e José Rico, Ney Matogrosso, ABBA, Roberto Carlos e todas aquelas porcarias velhas que seus pais guardam dentro de caixas de papelão.

16/01 - Dia dos Cortadores de Cana-de-Açucar:

17/01 - Dia do Tribunal de Contas do Brasil: O Tribunal de Contas, como todos obviamente sabem - e, se não sabem, deveriam saber - é aquela maldita famosa banca de faculdade que corrige rigorosamente toda a parte de Exatas dos vestibulares. O Tribunal de Contas avalia desde a sua ortografia até a milimitragem dos numeros sobrepostos como em matrizes ou contas "em pé" no caso de adições ou subtrações, por exemplo. São eles os responsáveis - na maioria das vezes - por incluir um vestibulando dentro da tão sonhada faculdade ou fazê-lo se transformar em um nerd frustrado comedor de batatinhas, portanto, caçe-os. Importante lembrar que o Dia do Tribunal de Contas do Brasil não pode ser comemorado nacionalmente porque em certos estados como Rondônia, Tocantins e Acre não há registros de faculdades - nem particulares - já que não há registros de habitantes. Logo, se estes estados REALMENTE existirem, não pode-se haver um cálculo estimado de habitantes alfabetizados e, portanto, não há Tribunal de Contas. Às demais unidades federativas, resta citar um sábio provérbio indígena da tribo kayapó : Cquote1.png Trate bem o seu professor hoje. Amanhã ele pode ser seu jurado na banca no Tribunal de Contas do Brasil Cquote2.png.

18/01 - Dia do Farmacêutico: À este tão simpatico brincalhão da bioquímica nós agradecemos neste dia as tantas agulhadas que Cquote1.png não doem nada Cquote2.png seguidas de "massagenzinhas", ao atendimento nas farmácias 24 horas com aquela cara de boa vontade, aos remédios que estão na mesma pratileira de sempre mas que ele nunca encontra quando estamos com pressa e tantos outros motivos que temos para amar o farmacêutico. Os farmacêuticos (primeiramente conhecidos como botânicos) vendiam fumo, perfumes, temperos e CDs do Caudinho & Buchecha durante a era colonial. Com o passar dos anos, estes itens foram ganhando áreas cada vez mais específicas, até que os vendedores de CDs do Claudinho & Buchecha de remédios ficaram conhecidos como farmacêuticos. Comemora-se o Dia do Farmacêutico entre os leigos aplicando uma picadinha no bumbum de quem você gosta, brincando de dar remédios e afins. Para homenagear o seu farmacêutico de preferência, compre uma injeção de febre amarela, amarre-o numa maca e diga que não vai doer nada!

19/01 - Dia de Chipre:

20/01 - Dia da Cidade do Rio de Janeiro: Esta data comemorativa tem o intuito de agradecer à cidade maravilhosa pela fama brasileira das mais belas bundas praias de todo o ocidente. Aproveita-se o Dia da Cidade do Rio de Janeiro para agradecer por todo o tráfico de entorpecentes, bailes funks e churrasquinhos na laje que a cidade calorosamente nos apresenta em filmes como Meu Nome Não É Jonny ou Cidade de Deus. A cidade que foi nossa 2ª capital é berço da ditadura bossa nova - o que não é importante, já que ninguem ouve - assim como é berço do carnaval de prostituição avenida. O Rio também é berço de figuras das quais ninguem lembra porque ninguem ouve falar e quando ouve, são motivo de piada como Roberto Carlos, Bonde da Stronda, Silvio Santos, Lacraia e outras importantíssimas para o desenvolvimento da cultura brasileira.

21/01 - Dia Mundial da Religião: Este feriado é especialmente dedicado à todos os ocultistas, sensitivos, macumbeiros, wiccanos, celtas, hindus, rastafaris, calvinistas e devotos da Igreja Universal do reino da Palmirinha. O Dia Mundial da Religião foi criado para fingir que as pessoas respeitam a liberdade quanto às crenças alheias e fingir que todo o tipo de religião é respeitado naturalmente como seres estúpidos racionais que somos. Neste dia costuma-se acontecer alguns milagres - e nada mais justo - como, por exemplo, as Testemunhas de Jeová não baterem na porta das casas, hinduístas queimarem uma carninha, budistas fazerem tatuagens muito loucas, rastafaris morrerem de overdose lícita, católicos doarem fundos para o Edir Macedo, crentes twitarem para o Padre Fábio de Melo ou devotos de Santa Palmirinha assistirem à Ana Maria Braga. No fundo do fundo, esta data comemorativa só existe pra nos lembrar de que Religiões se limitam à catolicismo x protestantismo, já que neste dia ninguem fala sobre Krishna, Ganesh ou Buda.

22/01 - Fundação de São Vicente, A Cidade Mais Antiga do Brasil:

23/01 - Dia da Chegada do Conde Maurício de Nassau em Pernambuco:

24/01 - Instituição do Casamento Civil no Brasil:

25/01 - Dia do Carteiro:

26/01 - Dia da Austrália:

27/01 - Dia do Orador:

28/01 - Dia Mundial do Hanseniano:

29/01 - Dia do Jornalista:
Cquote1.png Boa noite Cquote2.png
você parabenizando William Bonner
O Dia do Jornalista é uma data realmente importante para todo o país, principalmente para as vovós alienadas que assistem ao José Luiz Datena todos os dias úteis da semana. Neste dia parabeniza-se nossos pombos correios das desgraças informações, pois, graças à eles, o público leigo pode acompanhar tudo o que acontece pelo mundo de forma totalmente imparcial e coerente - ou não. São estes bravos guerreiros que saem pelas ruas à procura de informações quentes todos os dias e quase se matam para conseguir um Cquote1.png Nada a declarar Cquote2.png dos criminosos mais perigosos do país. O Dia do Jornalista foi instituído no século 17 - mais precisamente em 1604 - neste mesmo dia 29 de janeiro, data em que nasceu um dos mais influentes jornalistas do Brasil, senhor Boris Casoy.

Um cosplayer inegavelmente feio brasileiro

30/01 - Dia Nacional dos HQs: No Dia Nacional dos HQ's podemos contemplar várias raças extra-terrestres rondando por aqui, como os vulcanos e os klingons, coisa de nerd mesmo, dedo juntinho e tudo mais. Nesse dia a concetração nerds em pontos específicos do país se acentua e começa a brotar nerd de tudo que é canto procurando o sebo mais próximo pra comprar a ultima edição lançada do comic da Mulher Maravilha, já na esperança de um fap fap. Esse dia é o segundo dia mais importante do calendário nerd, logo, uma data especial como essa merece, na visão deles, um traje especial a altura. E o que que eles preparam? Cosplayers fajutos. Sim, fajutos, porque tudo que é cosplay no Brasil não presta: ou é avantajado dos lados ou a personagem era branca e o cosplayer é preto, então sempre fica um negócio muito do malacabado. Um monte de gringos vem pra cá nessa data também atrás de intens tupiniquins de colecionador - coisas simples - como o mangá inteiro do Holy Avengers, que não é HQ mas é bem famosinho, e quem gosta de revistinhas tem que ter todos os gibis da Turma da Mônica, coisa que a gente arranja por uns trocados os caras se matam pra comprar. Vale lembrar que no Dia Nacional dos HQs, o único HQ nacional lembrado é o da Turma da Mônica, sendo esta, então, a data mais estrangeira das comemorações nacionais.

31/01 - Dia Mundial do Mágico: Esta data aparentemente encantadora e colorida é um dos dias mais perigosos do ano. No dia Mundial do Magico a AMMM (Associação Mundial dos Mágicos Malignos) - uma ceita pagã terrorista - ataca cofres, bancos, bolsas de valores, bolsas de velhinhas, e afins com o intuito de saquear o mundo todo num só dia. Eles utilizam-se de mágicas poderosas e inexplicáveis para fazer com que zilhões de dólares sumam em 24 horas. A última vez que a ceita AMMM atacou, deixou pra trás um prejuízo de muitos bilhões de dólares em 2008 quando, por mágica, todas as bolsas de valores dos EUA despencaram como bananas maduras após ver todo o dinheiro desaparecer como mágica. Seja como for, o Dia Mundial do Mágico é celebrado no dia 31 de janeiro para comemorar o dia em que a Globo desvendou o primeiro mistério do Mister M.