Deslistas:Filmes cujas trilhas são mais conhecidas que os próprios filmes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Deslistas.gif

Este artigo é parte do Deslistas, o sumário livre de conteúdo.

Muitos filmes possuem trilhas sonoras conhecidas. Alguns filmes são conhecidos apenas por suas trilhas. Alguns filmes nem são conhecidos, mas suas trilhas sonoras são. Esta é uma lista de filmes cujas trilhas são mais famosas do que as próprias películas.

2001: Uma Odisseia no Espaço[editar]

2001

Por que as pessoas usam esta música na entrada da noiva na Igreja? Nem Deus deve saber?

Este é um clássico supremo... do sono. Todo mundo que conhece o filme lembra primeiro da música. No caso de 2001, quem assistiu lembrará primeiro do sono que sentiu, depois da música e por último dos macacos. A música tema, Assim Falou Zaratustra, composta por Richard Strauss (que não é parente dos Johann Strauss's), ficou amaldiçoada a ser ligada ao filme 2001. A música não é ruim, mas o clima marcha-lenta dela faz com que o filme 2001, que já é sonolento, se transforme em um calmante.

Acontece Cada Coisa[editar]

Um filme antigão que talvez o seu avô tenha visto no cinema — e, se viu, talvez nem se lembre que foi daí que surgiu “The Fuzz”, o tema do Jornal Nacional. Mas o que bem se sabe é que o “Pam, parararam, paraparararam!” não estava na música original. Poucos anos depois da estreia do JN, a Televisa do México copiou a Globo e usou “The Fuzz” num programa que misturava jornalismo e variedades — tipo um Fantástico, só que diário —, mas seu uso não durou muito. Basta os velhinhos chicanos escutarem esta música para se recordarem do finado apresentador, um cara que usava o tempo todo um headphone como ponto eletrônico.

Caça-Fantasmas[editar]

Preciso realmente falar mais? Todo mundo já ouviu o tema musical desse filme, e faz com isso pareça mais importante do que realmente ter assistido ao filme, visto que não é um filme desconhecido.

Cantando na Chuva[editar]

Você já ouviu falar deste filme, mas duvido que você já tenha assistido. No entanto, a música todo mundo ouviu. As únicas coisas conhecidas no filme são as músicas e a cena da dança do sujeito na chuva.

Carruagens de Fogo[editar]

2 em cada 999999 pessoas assistiram a este filme, mas 999999 em cada 2 pessoas conhecem a música Chariots of Fire de Vangelis, tocada no filme. Muitos lembram de Olimpíadas, outros lembram de maratona, mas pouca gente liga a música ao filme. É um caso similar ao filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. Todos que conhecem o filme lembram primeiro da música. Há um teste prático para conferir isto. Pergunte a algum transeunte se conhece o filme Carruagens de Fogo. 99,99% das respostas ligarão o filme com a música.

Corrida Contra o Destino[editar]

Estamos nos referindo aqui ao road movie original de 1971, e não àquela regravação podreira de 26 anos mais tarde com o Vin Diesel. Esse filme tem na trilha “Freedom of Expression”, da banda Jim Bowen (ou J.B.) Pickers. O tema original do Globo Repórter é um rockão dos mais pegados — prova de que a Globo um dia teve bom gosto musical, tanto para rock quanto para outros ritmos. Tal como qualquer trilha que a emissora carioca põe a mão (assim como em “The Fuzz”), “Freedom of Expression” vem sendo estragada com novas versões ao longo das décadas. Pra piorar, uns velhotes burraldos acham que a música é do Pink Floyd (!!!!!). Já outros afirmam que, na verdade, as iniciais do nome Jim Bowen se referem a Jeff Beck.

Embalos de Sábado à Noite[editar]

Este filme, estrelado por João Outra Volta, é bem conhecido (apenas por seus pais), graças à trilha sonora. Se retirarmos a trilha deste filme, acabamos com este. O filme é bem chato e, se não fosse a inserção de Bee Gees, seria apenas mais um filme desconhecido. João Outra Volta era um ilustre desconhecido nesta época. Graças à trilha, o filme virou um clássico e João ficou famoso.

Flashdance[editar]

Você conhece este filme? Pois é, eu também não. Mas com certeza você conhece a música tema "Uarafilin" da cantora desconhecida Irene Cara.

Footloose[editar]

O filme é tão conhecido quanto o Acre, ou o filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, Guerra de Badogue 3, A Ameaça dos Batutinhas. Qualquer trilha ficaria mais conhecida que este filme.

Ghost[editar]

A música já era conhecida antes. O filme ajudou a música a ficar mais conhecida. Pouca gente liga esta música ao filme. Sua mãe deve gostar desta música. Assim como sua avó lá nos anos 50 já curtia a música, nos bailes do colégio, ou no radinho do pai, quando tocava a música todas as noites na hora de dormir...

Grease[editar]

Outro filme do João Outra Volta que ficou famoso por causa da trilha sonora. Existem milhares de filmes com a temática "escolinha musical", mas só Grease (e talvez High School Musical) possuem uma trilha conhecida. Este diferencial fez Grease ficar conhecido. Fato: a Sandy só tem este nome por culpa do filme Grease.

Indiana Jones[editar]

Praticamente o mesmo caso de Titanic. Os filmes da série são famosos, contam com um elenco razoavelmente rodado e premiado, são orçados em centenas de milhares de caixas de cerveja, mas não seriam a mesma coisa sem a música "The Raiders March", executada pela quinquagésima septuagésima centésima vigésima quarta Orquestra Sinfônica de Londres. Até mesmo quem nunca assistiu aos filmes de Indiana Jones, já se pegou assobiando o "Tuturutu... Tututu..."

Iron Man[editar]

O filme só ficou mais conhecido por causa da música “Iron Man” do Black Sabbath.

Missão Impossível[editar]

Pouca gente sabe que o filme Missão Impossível é adaptação de uma série antigona de TV, e o tema musical é o mesmo entre as duas. Mas, de qualquer forma, ninguém se importa com o filme, Tom Cruise tentando ser James Bond... As pessoas se importam com a musiquinha (tan tan TAN TAN tan tan tantantan... tararara... (tan tan tan)...)

Psicose[editar]

Você pode estar assustado. Enfim, todos conhecem a música, mas ninguém liga a música ao filme. É aquela de suspense, que todos têm no celular, e que certamente o seu amiguinho te passou a faixa pelo Bluetooth, e você a usa, em qualquer montagem de vídeo feita melo Movie Maker, quando você grava um videozinho de merda de seus miguxos do colégio, pregando sustos em alguém, ou batendo em outrem...

A propósito o filme, até que teve uma repercussãozinha, alguém deve conhecer, afinal o filme não é tão velho assim, foi feito em 1960, ou seja, no tempo em que tua avó era gostosa... Tem aquela cena clássica do banheiro e... e só!

Rebeldia Indomável[editar]

Um prison movie com o Paul Newman que também o seu avô deva ter visto nos áureos tempos dos cinemas de bairro — e o seu pai já deve ter tentado imitar a cena em que Newman come 50 ovos em uma hora. Da parte em que os presidiários estão asfaltando uma estrada, saiu uma das músicas “de telejornal” mais lembradas pelos espectadores anciões ianques: “The Tar Sequence”. Um maluco que cuidava do telejornalismo na ABC de Nova York achou que os acordes de címbalo — se você conhece algum professor de música, pergunte o que é esse instrumento — pareciam barulho de teletipo (aquelas antigas máquinas de telex nas redações de jornais), pegou essa música, editou e colocou na abertura do telejornal local. Daí para se espalhar para outras emissoras da ABC — e até em estações do vizinho mais ao norte e da Austrália —, foi um pulo.

Rocky[editar]

Rocky

Uma série de filmes cujas trilhas são mais conhecidas do que a própria série. O filme é bem famoso, mas as músicas já se transformaram em trilhas de programas de televisão. Aliás, quase ninguém sabe o nome da música tema clássica (tananannnn, tananannnn...), mas já ouviu ela em muitos lugares. A outra música, “Eye of the Tiger” (Táán, tan tan tan, tan tan tan, TAN TAN TAN), virou vinheta para programas como Superpop quando acontece alguma briga.

Sete Homens e um Destino[editar]

Definitivamente essa estrou pra história de muita garotada que assistia à Sessão da Tarde.

Titanic[editar]

O filme é famoso, grandioso, milionário, etc. Com certeza ficaria famoso mesmo se não tivesse uma trilha sonora célebre. Mas eles queriam ganhar todos os Oscars. Com isto, Titanic alavancou a carreira de Celine Dion. A música tema ficou mais famosa que o filme, que deve seu sucesso ao naufrágio de um navio antigo. A música de Celine Dion, tema do Titanic, agora faz parte da trilha de casamentos. Quando toca esta música nas cerimônias, os convidados já começam a ver que o casamento vai afundar em pouco tempo.

Top Gun[editar]

Mais um desses filmes de aviõezinhos. Estes filmes, assim como grande parte dos aviões brasileiros, não vão a lugar nenhum, mas Top Gun foi, graças à sua trilha. Porém, como o filme não é assim tão conhecido, pouca gente liga a música com o filme. E a banda Berlin, que toca tal música, também não é conhecida. Nem o título da música é conhecido. Mas a música é. Todos já ouviram em algum lugar.

Um Tira da Pesada[editar]

Típico filme de Sessão da Tarde. A música deste filme ficou conhecida graças ao Crazy Frog. Ninguém sabe que esta música pertencia a um filme do Eddie Murphy.