Deslistas:Os maiores clássicos do futebol brasileiro

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Deslistas.gif

Este artigo é parte do Deslistas, o sumário livre de conteúdo.

Olá a todos os descíclopes! Esta deslista pretende mostrar os maiores clássicos do futebol brasileiro, junto às suas principais características.

Tabela de conteúdo

[editar] Região Norte

O estado do Pará é o maior detentor de títulos nacionais da região, Paysandu e Remo são as maiores expressões.

[editar] Remo vs. Paysandu (Re-Pa)

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro e o maior da região Norte. O Paysandu só ficou conhecido por disputar a Taça Libertadores em 2003 e vencer o Boca Juniors em plena La Bombonera, considerada a maior façanha do Papão da Curuzu, apesar de ter sido eliminado em casa de goleada, porém quando o assunto é Re-Pa deve para o seu rival, o Remo, que tem uma esmagadora vantagem na história do clássico. Pertence ao Leão Azul o maior tabu do futebol brasileiro aplicado entre 1993 e 1997, quando o Remo ficou humilhantes 33 jogos sem perder para o Paysandu. O sofrimento dos bicolores era tanta que quando quebraram o tabu comemoraram como se fosse um título. Apesar de estar a mais de 3.000 km dos grandes centros esportivos do pais, em Belém do Pará se joga um bom futebol, velocidade, técnica e raça são algumas das caractericas. Ao todo o futebol Paraense detem 8 títulos nacionais assim distribuídos:

1 Copa dos Campeões com o Paysandu.

1 Copa Norte-Nordeste com o Remo.

3 Campeonatos Brasileiros da Série B, 2 com o Paysandu e 1 com a Tuna Luso.

2 Campeonatos Brasileiros da Série C, 1 com o Remo e 1 com a Tuna Luso.

1 Campeonato Brasileiro da Série D com o São Rainundo.

Dadá Maravilha, o Peito de Aço e Bira são dois dos principais protagonistas da história desse confronto. O clássico costuma levar uma multidão ao estádio Mangueirão, em média são registrados 40.000 torcedores por jogo.

[editar] Região Nordeste

[editar] Sport vs. Náutico (Spáutico)

Ilha do Retiro recebendo o Spáutico

Grande clássico do estado de... Paraíba... não... Sergipe... não... Pernambuco, isso! É um clássico que geralmente ocorre nas séries B ou C do Campeonato Brasileiro, ou decide títulos estaduais em Telambuco Pernambuco, o que mostra a qualidade do futebol por lá. Seja na Ilha do Retiro, seja nos Aflitos, os torcedores sempre se retiram aflitos do estádio por ver a péssima qualidade do futebol (perdoe o infame trocadilho). Muitas vezes disputado em campos de lama. Sport tem larga vantagem nos confrontos, já que é campeão pernambucano por trocentas vezes seguidas.

[editar] Bahia vs. Vitória (Ba-Vi)

Clássico tosco do estado da Bahia, no qual nunca há equilíbrio, porque sempre um dos times está em um bom nivel. Há algumas décadas, só dava Bahia, o grande Bahia de Charles e Bobô! Já em tempos recentes, o Vitória tem conseguido bastante vitórias (perdoe meu trocadilho de novo). Clássico conhecido por sempre revelar a boa infra-estrutura dos estádios tendo em vista a grande quantidade de pessoas para assistir os jogos.

[editar] Fortaleza vs. Ceará (clássico de uma só torcida, ou Clássico-Rei)

Dos clássicos, o pior dos melhores com uma rivalidade boa contando com 34 vitórias pro Fortaleza e 28 pro Ceará com 29 empates. Um clássico que nunca acontece na primeira divisão, porque o o Fortaleza ta na 1 divisão ou na segunda e o ceará nunca sobe e a torcida do Fortaleza sempre lota os estádios e a do ceará nunca sai de mulão alias o apelido do Fortaleza tricolor di aço o Bahia roubou alias já diz no hino do time do Fortaleza uma prova Fortaleza é mais velho e único vice-campeão Brasileiro Série A que antigamente era Taça Brasil. Legal porque os times tem os nomes do estado e de sua capital.

[editar] Região Centro-Oeste

Como são os clássicos no Centro-Oeste

Assim como na Região Norte, não tem muito futebol nos estados de lá, pois os estádios são em pântanos, e os riscos de se chutar um jacaré são grandes. Mas como em toda a regra há uma exceção, apresentaremos o único clássico decente desse lugar:

[editar] Goiás x Vila Nova (Gonova)

Vila perdendo mais uma pro sub-15 de Futebol de Botão do Goiás

O clássico da Serra Dourada, não tem muita graça, pois ninguém vê o campeonato goiano, nem mesmo os goianos, pois as televisões de lá passam jogos do Flamengo e do Corinthians. É outro que nunca lota nem os bancos de reservas. Embora sempre decida os campeonatos goianos, há uma grande disparidade entre os dois times, porque o Goiás tem até uma certa tradição no futebol brasileiro, já o Vila Nova não bota medo nem no sub-15 do Botafogo Futebol de Botão Clube.


[editar] Região Sul

Provavelmente você não leu merda nenhuma que eu escrevi até agora, pulando direto pra essa parte, a dos estados ricos do Brasil. Aqui começa a série Clássicos de Verdade.

[editar] Atlético-PR vs. Curitiba Coritiba (Atletiba)

Coxa quando avista um rubro-negro no Couto Pereira

A única coisa interessante que podemos falar desse clássico é que ambos mudaram de nome após tomar no cú.(Calma, eu explico). Todo Paranaense antigamente falava "CUméquié?" quando não entendia uma pergunta. Um Gaúcho explicou que o certo é "COmo-é-que-é-tchê?". Assim os paranaenses abandonaram todo cu que achavam. O CUritiba virou Coritiba e o AtlétiCU-PR virou Atlético-PR. Desde que a grafia dos clubes mudaram o emprego de ginecologistas no Paraná caiu drasticamente. :(

[editar] Grêmio vs. Internacional (Gre-Nal)

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Gre-Nal.

Clássico considerado por muitos o de rivalidade mais acirrada do Brasil. Suas torcidas sempre fazendo show. O Inter levou um chocolate de 4 x 1 na Arena do Grêmio (vulgo pinico) no ultimo confronto, foi horrível para o Inter, o Grêmio estava parecendo a Anapolina. O Grêmio ganha de dois em dois anos do Inter, e quando ganha, comemora como se fosse um título, já que o Grêmio não ganha um a 13 anos.

[editar] Região Sudeste

Agora sim, clássicos no Sudeste são o Cão Chupando Manga com leite! Há uma infinitude de clássicos, mas... sigam-me os bons.

[editar] Cruzeiro vs. Atlético-MG

Cquote1.png Filho, desliga o videogame! Cquote2.png


Os clássicos entre Atlético e Cruzeiro são disputadíssimos e emocionantes,melhor do brasil,(isso até o árbitro apitar o início da partida). Visto que em todas as finais de Mineiro o jogo sempre é Atlético Vs Cruzeiro, a Associação Lesada E Leprosa E Kamarada (ALELEK)criou um regulamento decretando que toda semi-final tem que ter Cruzeiro vs Atlético. Deste modo as finais normalmente são Cruzeiro vs Ipatinga, Atlético-MG vs Tombense, Cruzeiro vs América MG, Atlético-MG vs Araxá e assim por diante.

Nos brasileirões, o Cruzeiro sempre se classifica para a Libertadores e sempre perde para um time ridículo, como o Once Caldas e acaba não ganhando nada, embora viva cheio de vaidade, vangloriando-se de títulos tão do passado quanto os do Gaylo. O Atlético, por sua vez, só briga pra não cair, mesmo tendo uma estrutura de primeira (linha, não divisão).

No fim das contas nos últimos anos, a alegria de ambas as torcidas foi comemorar a derrota do rival, afinal nenhum dos dois times ganha nada importante há uns bons anos.

Enquanto a torcida do cruzeiro vê libertadoes (e derrotas memoráveis, que o diga o Estudiantes) o gaylo joga so o rural. Mas quando as Marias perdem vergonhosamente na libertadores, o Rural vira mundial.

Mas alem de tudo isso, não se sabe se este confronto pode ser chamado de "clássico" , devido a vantagem esmagadora de vitórias do Cruzeiro (Marias Smurfetes) sobre Atletico-MG (as Franguinhas)

Atualmente os números dos confrontos sao:


Total de Jogos: 29.999 (quem fez essa conta foi uma Maria Iludida)


Vitórias Cruzeiro = 16.020


Vitórias do Atletico MG - 16.019


Empates = -1 (Gostaria de saber como é "-1" empate.)

O fato é que de um tempo pra cá o Atlético-MG vem ganhando a maioria dos clássicos devido a alta do Dólar em relação ao Cruzeiro (se vocês reclamam da inflação, imagine o Cruzeiro!!). Lançado na época do Governo Sarney, o Plano Cruzeiro tinha como objetivo fazer o Cruzeiro virar um time de verdade, um time real... E foi assim que surgiu o Cruzeiro Real!!(que como todo plano daquele governo virou um fracasso)... O Cruzeiro Real foi supervalorizado por Acionistas Cruzeirenses da Rede Globo como o Bobo Faria e acabou se tornando um grande vazio (como o cérebro de quem fez o artigo).

Enquanto isso os torcedores Atleticanos apostavam em Rinhas de Galo e o clássico foi cada vez mais perdendo a graça, o então presidente do Cruzeiro Perrela uniu forças com Kalil para contratar Patati e Patatá devolvendo o ar da graça á torcida.

[editar] Fluminense vs. Botafogo (Flogo ou Clássico Vovô)

É o clássico mais antigo do futebol carioca, com quase cem anos de história.

Cquote1.png Quase cem anos, isso deve ser um engano! Cquote2.png
Nappa sobre História do Vovô
Bem, desde os primórdios desse clássico, não se tem certeza se um jogo entre esses dois times já lotou algum estádio ou provocou uma movimentação maior por parte da mídia, pois são dois times que quase sempre são coadjuvantes em qualquer campeonato, mesmo que seja um torneio amistoso apenas entre Flu e Bota. Um fato curioso é que o Fluminense quase sempre tem um time melhor que o Botafogo, mas sempre peida. Sabendo disso, os botafoguenses não têm mais nenhum tipo de remorso ao enfrentar o Fluminense, justamente ao contrário, já pensam nos 3 pontos.

Há uma grande controvérsia nesse clássico, pois, se todo Fluminense nasce no Rio de Janeiro,e a maioria dos botafoguenses também é do RJ, significa que todo Botafoguense é Fluminense. É a lei de Pitágoras!! Se A=B e B=C, então A=D!(mais ou menos isso). Após a CBF (Confederação Bem Fudida) analisar o caso, julgou manipulação de resultados e decretou que por mais títulos que o Botafogo ganhasse, sempre deveria ter uma estrela. A pena do Fluminense foi se mudar pra Belo Horizonte pra curtir clássicos entre Araxá e Tupi...


[editar] Flamengo vc Vasco da Gama (Clássico dos Milhões ou Clássico 1° e 2°)

É o clássico que reúne as duas maiores torcidas do Rio de Janeiro

{{c|A final entre esses 2 times sempre se pode ter certeza O Flamengo ganha (roubando claro!) e o Vasco sendo vice. Mas em jogos o Urubu leva vantagem , mas o Bacalhau não fica muito distante o Flamengo ganhou 143 e o Vasco 129 (até março de 2014) , mais a rivalidade é pior fora de campo entre seus torcedores as piadas e zoações são constante por parte dos flamenguistas ouve-se muito para sacanear os vascaínos "Dois rebaixamentos para a série B mais um pode pedir musica" , "Os vascaínos nadam , nadam e morrem na praia" e o famoso "Ô , Ô , Ô , Vice de novo", já da parte dos vascaínos "Temos estádio" , "Sem a Globo e o Juiz o Flamengo seria um Ibis" e o famoso "Vocês que são mais vices (dito por um vascaíno recalcado)" , o que sabemos é o Flamengo tem mundial e o Vasco um Bi-Vice Mundial. Mas são grandes equipes e fora do futebol , no remo , no Basket e até no cuspe a distância se tem rivalidade por parte da maioria dos flamenguistas é o maior clássico do Brasil e por todos vascainos é o maior clássico do Brasil.

[editar] Corinthians Vs. Palmeiras

A capital gay do Brasil nao poderia ficar sem seu principal classico. O Pal-no-Co É o clássico mais equilibrado do brasil, tanto que os times já jogaram a final do campeonato brasileiro de 94,a final do rio-sp de 93, as quartas de finais da libertadores em 99 e a semi finais da libertadores de 2000; todas vencidas pelo palmeiras, sacou o equilibrio? outro fato é que das 8 maiores goleadas do clássico, 6 foram aplicadas pelo palmeiras e a maior delas pelo próprio palmeiras: 8x0. O maior tabu também é do palmeiras: 10 jogos sem perder para o corinthians. e o maior numero de gols tbm é do palmeiras: 500 contra 470 do rival.

Tudo começou quando um bando de viados italianos vieram para o brasil procurando times de futebol pra jogar, mas acabaram entrando no corinthians mesmo. depois de algum tempo os dirigentes do corinthians se desentenderam com esses jogadores e os expulsou, e eles acabaram fazendo o seu proprio time: o paulestra palestra itália, que posteriormente viraria paumerda palmeiras devido a guerra de chiliques do adolfinho. desde então foram 69 mil clássicos disputados, com vantagem arrasadora do palmeiras:

34,501 vitórias do palmeiras 34,499 vitórias do corinthians além de -1 empates

Sem duvidas a maior decisão que aconteceu entre os clubes são as libertadores de 99 e 2000: o corinthians jogou 10x melhor que o marcos futebol clube palmeiras nas duas decisões mas como o palmeiras tinha o marcos que ama pegar uma bola, o palmeiras suportou o ataque do timão e conseguiu levar a partida para os penalts, e la é claro que o palmeiras era franco favorito já que o pegador de bolas tava no gol, então não deu outra: palmeiras classificado. os corinthianos esperam até hoje jogar contra o palmeiras na libertadores para darem o troco, mas o verdinho ta sempre disputando série b e nunca vem pra libertadores, enquanto o timão ta sempre levantando pica taças e mais taças. então é quase impossivel que os corintianos finalmente possam ter sua vingança.

Quanto em número de titulos o clássico também mostra bastante equilibrio:

Mundial: Corinthians 2 1 x 0 Palmeiras Libertadores: Corinthians 1 x 1 Palmeiras Brasileirão: Corinthians 5 x 8 4 Palmeiras Copa do Brasil: Corinthians 3 x 2 Palmeiras Rio-SP: Corinthians 5 x 5 Palmeiras Camp. Paulista: Corinthians 27 x 22 Palmeiras Série B: Corinthians 1 x 2 Palmeiras

É uma rivalidade muito forte, em quase todo jogo tem brigas, puxões de cabelo e arranha-arranha. (curiosamente quase sempre que os times se enfrentam pelo brasileirão o corinthians ta brigando pelo titulo e o palmeiras brigando pra não cair a alguns anos atrás isso era ao contrario.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas