Deslistas:Raças de Ciclo da Herança

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Deslistas.gif

Este artigo é parte do Deslistas, o sumário livre de conteúdo.

{{#logotipo:http://images.uncyc.org/pt/a/a2/Deslistas.gif}} Conheça as origens da sopa de letrinhas que é a atual Alagaësia. As raças se limitaram as que sabem falar, claro, porque também existem os diversos animais não-falantes, predadores ou que servem como fonte de alimento e força motriz. Nem sei por que eu gastei linhas com isso, mas tudo bem:

Humanos[editar]

Eragon, um humano

Vivem no Reino de Broddring (depois renomeado Império), que fica ao oeste de Alagaësia. Raramente ultrapassam 2 metros de altura e têm orelhas redondas. São mágicos relativamente incompetentes, nenhum mágico (que não é Cavaleiro) sabe falar a Língua Antiga fluentemente, a maioria só sabe algumas palavras. Não vivem mais de um século (90% nem chega a essa idade), é a raça que vive menos, e são tão ignorantes e influenciáveis que ainda acreditam em Deus, duende, fadas do campo e bruxas que roubam bingolins. Um humano típico é facilmente subornado com algumas moedinhas, e ainda dedura para os superiores.

Mesmo vivendo pouco tempo, eles são bastante prolíficos: entulham salões com livros e poesias, e entulham o Alagaësia com filhos e netos. As famílias humanas são nomeadas pelo nome do pai (um machismo): Roran filho de Garrow (Roran Garrowson), Eragon filho de ninguém (Eragon Nowbodyson)(só que na verdade ele é filho de Morzan,{Eragon Morzanson} um dos panacas Renegados), mas eles descobrem no terceiro livro que ele era filho do Brom, um contador de histórias covarde de morava em carvahall, etc.

Elfos[editar]

São altos, delicados, magrinhos, canelinhas finas, gays e exímios lutadores e mágicos competentes. As orelhas pontudas são sua marca registrada, assim como a beleza e pele livre de espinhas. Todos os elfos de Alagaësia são brancos, vegetarianos e ateus, e suas famílias são divididas em “Casas” (Casa de Islanzadí, Casa de Miolandra, etc). Os elfos possuem mais de 30 formas de dizer “oi” dependendo da situação, do sexo, da idade ou da posição social do elfo cumprimentado. O assassinato e o suicídio são ocorrências naturais de morte para um elfo.

Os elfos vieram de sua terra estranha, Alalea, que fica em algum lugar a oeste de Alagaësia (sempre o oeste). Lá ocorreu uma rebelião entre elfos negros carnívoros e altos-elfos vegetarianos, quando o príncipe alto-elfo Vegeta, muito arrogante, queria universalizar os seus princípios naturebas também aos elfos negros. Paradoxalmente os altos-elfos devastam florestas para construir suas casas e os elfos negros vivem em densas florestas de Mallorns. Os elfos negros, sob a liderança de sua líder Sangria, conseguem manter seus costumes no tapa. Alguns grupos de altos-elfos se enjoam dos líderes elfos e suas batalhas, e partem de navio. Um grupo chega até a Terra Média e fundam vilas em Lothlórien e um posto avançado em Valfenda. Outro grupo chaga até Alagaësia e vão direto para a Du Weldenvarden, montando um posto avançado em Iliera. Outros grupos se dispersam, formando vilas na árvore Yggidrasil e no Japão, alguns elfos foram para Lodoss. Um dia todos esses elfos retornaram a sua terra natal, com uma silmaril na mão.

Alta-elfa de Lodoss

Cada vilarejo elfo tem seus próprios costumes. Os elfos de Alagaësia têm o Dagshelgr (Dia Sagrado), onde todos cantam música emo para fazer a Du Weldenvardem crescer e dominar o continente. Mas o evento mais importante é o Agaetí Blödhren (Cerimônia de Juramento ao Sangue) que acontece uma vez por século, onde os elfos relembram seu pacto com os dragões através de sacrifícios de um par de elfas gêmeas nuas tatuadas. O ápice da festa é quando as tatuagens em forma de dragão tomam vida própria e comem as elfas gêmeas.

Skulblaka[editar]

Um skulblaka

São os dragões. “Skulblaka” significa “pássaro escamoso”, embora eu ache mais enteressante chamá-los de “jacaré voador”. Os dragões são tratados de maneiras diferentes dependendo da raça: os humanos mijam de medo, os elfos os idolatram, os anões fingem que não os veem, os ra’zac olham para eles e veem um rosbife, e os urgals os acham um máximo.

O skulblaka típico de Alagaësia tem escamas faiscantes de cores variadas, garras brancas, asas coriáceas transparentes (no livro) ou emplumadas (no filme), bafo de pimenta, espinhos no dorso e sofrem de transtorno bipolar. Os dragões gostam de ser cumprimentados pela língua antiga, com cortesia “bjartskular” (escamas brilhantes) depois do nome (Saphira bjartskular, por exemplo). Erros na pronúncia são intoleráveis.

Anões[editar]

São grosseiros, baixinhos, vivem em túneis nas Montanhas Beor, se alimentam de fungos e caças, tem mãos fortes e peludas pois vivem praticando os cinco contra um, e possuem uma obsessão por construírem salões grandiosos e imponentes que não servem para nada. Um salão anão poderia abrigar confortavelmente vários vilarejos inteiros, ou ser dividido em 10 andares pelos padrões de estatura humanos ou 20 andares pelos padrões de estatura anões, e possui mais pedrarias do que a patricinha Paris Hilton poderia comprar. Assim como os humanos, os anões acreditam em um punhado de deuses.

As famílias dos anões são divididas em uns 13 Dûrgrimst (clãns), em homenagem a um dos 5 animais nativos das Montanhas Beor: o uzhad, o feldûnost, o shrrg, o nagra e o fanghur (vide secção Reino Broddring/Montanhas Beor lá em cima), ou a profição deles, ferreiro, cobrador, gigolo, motorista... Os clãns vivem brigando entre si por qualquer coisa, assim como os italianos, ao contrário das organizadas Casas élficas. Os três únicos clãns anões apresentados até agora sãããããão:

  • Dûrgrimst Ingeitum: trabalham com metais (ferreiros). Os Ingeitum adoram Eragon e até tratam Saphira que nem gente.
  • Dûrgrimst Quan: todos são sacerdotes e usam a hûthvir como arma, uma espada considerada sagrada de lâmina dupla.
  • Dûrgrimst Az Sweldn rak Anhûin (clã as Lágrimas de Anhûin): um clã decadente e o mais brigão de todos. É composto somente por velhotes, porque os anões novinhos partiram pra briga contra Galbatorix e morreram todos. Provavelmente seu animal inspirador é o fanghur, que é semelhante a um dragão e está em extinção. O clã também é caracterizado pelo uso de um adorno de cabeça roxo ridículo e desnecessário, assim como muitas das coisas que os anões possuem (um arco anão demora 10 anos para ser fabricado, por exemplo).

Urgals[editar]

Não são muito diferentes dos orcs de Senhor dos Anéis, exceto pelo par de chifres espiralados que os urgals tem na cabeça (você esperava aonde? Na bunda?). Os urgals são detestados por todas as outras raças por causa do cheiro de murrinha, mas principalmente porque todo tipo de posição política e social dos urgals é feita através de batalhas sanguinárias. E uma coisa que você provavelmente não sabe sobre eles é que são os filhos de Shrek e Fiona.

Os urgals são governados por fêmeas procriadoras chamadas de “herndals”. E a elite dos urgals é composta pelos membros com mais de 2 metros de altura, os chamados Kull ou aríetes, que correm mais rápido do que cavalos. Um detalhe sobre eles que as garotas devem gostar, além da liderança feminista, é que os urgals machos usam só uma tanguinha como roupa.

Ra'zac e Lethrblaka[editar]

Os ra’zac “são o pesadelo da raça humana”. Eles tem cara de besouro, um bico, são corcundas, e detestam o sol e águas profundas. Seu alimento predileto são humanos indefesos. Sua arma preferida é um bafo paralisante odor cebola. Depois de 20 anos, os ra’zac digievoluem e viram lethrblakas (“pássaros de couro”), criaturas semelhantes a dragões, só que mais feios. Os lethrblakas também servem de montaria (burros de carga) para seus filhotes ra’zac.

Menino-gato[editar]

São garotos(as) cabeludos(as) animagos. Todos se transformam em gatos e ajudam humanos e elfos através de metáforas. Os menino-gatos são onipresentes e sabem de tudo o que acontece nas redondezas. Alguns meninos-gatos possuem conflito de raça e ficam se transformando ora em gato, ora em humano, cada vez que soluçam.

v d e h
Ciclo da Herança
Eragon SD@2.jpg

Livros: EragonEldestBrisingr4º livro

Elenco: Lista de PersonagensAryaRoran

Organizações: Shur'tugalsRenegadosVardenDu Vangr GataMão Negra (Ciclo da Herança)

Outros: AlagaësiaRaçasDragon-diving