Deslivros:Como se tornar um administrador da Wikipédia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Deslivros4.png
Nuvola apps bookcase.png
Este artigo é parte do Deslivros, a sua biblioteca livre de conteúdo.

Este deslivro é parte do acervo de desmanuais Nuclear-explosion.jpg

External.svg.png Duvida? Clica nos links!

Este artigo contém links externos que provam os fatos. Ou você só acredita na Wikipédia?

Está com problemas na Wikipédia? Por acaso você sempre quis se tornar administrador, mas por causa da panelinha, você não consegue? Venha pra Desciclopédia que aqui é muito melhor Seus problemas acabaram! Este é o Manual de Como se Tornar um Administrador da Wikipédia versão 2.0, que vai lhe ensinar passo a passo como se tornar um administrador e nunca ser desnomeado!

Antes de tudo[editar]

Maldição dos administradores[editar]

Primeiro tenha em mente que ao se tornar um administrador da Wikipédia, você pode estar sujeito a ser afetado pela maldição dos administradores[1]. Se você for afetado por ela, fudeu, não vai adiantar de nada você ser administrador, pois uma hora ou outra, você vai acabar se cansando das ferramentas, pois você só vai ter as ferramentas por ter e cada vez menos você vai usá-las, até que você tome vergonha na cara e perceba que a Wikipédia não tem futuro, daí você pede sua autodesnomeação e todo seu esforço vai ter sido jogado no lixo.

Paneleiros[editar]

Segundo, saiba que há muitos usuários que irão fazer de tudo para que você não se torne administrador. Eles são paneleiros (nos dois sentidos) e trolls. Geralmente são ex-administradores que hoje em dia são usuários revoltados que pensam que se eles não podem ser administradores, então ninguém pode. Por isso, estarão sempre tentando impedir que você seja administrador, seja procurando se você está usando um sock puppet, até usando argumentos falhos como "Enquanto o cargo de administrador for vitalício"[2]. E há um outro problema: Se você fizer amizade com eles, você consequentemente também se tornará um paneleiro, e deixará de ter voto de muita gente, então é melhor nem ligar pros paneleiros, pois é pouco provável que você não se torne admin por causa deles, mas não pense que eles não representam perigo!

Perfeição[editar]

Terceiro, saiba que outros usuários vão querer que você seja um administrador perfeito: Em outras palavras, você não pode, MAS NÃO PODE ERRAR! SE NÃO, os usuários vão querer a tua cabeça! E depois, quando você toma a decisão certa, eles falam que você tá errado, que você tá isso e que você tá aquilo...[3] Isso porque eles já vão estar acostumado a dizer que você só faz besteiras. Por isso, evite fazer qualquer coisa que possa te trazer problemas, como um sysop, mesmo que seja fora da Wikipédia.

Contestação[editar]

Quarto e último, sempre terá um que não vai aceitar tua decisão[3]. Acostume-se com isso. Sua decisão nunca está correta. NUNCA! Entendeu? Definitivamente, ser administrador da Wikipédia não é mole. E se você quiser aguentar coisas como essa, vai ter de aprender a ser um administrador muito, mas muito, mas muito, mas muito, mas muito, mas muito, mas muito paciente.

Primeiro passo[editar]

Crie uma conta na Wikipédia

Como se cria?[editar]

Eu não tenho que ficar explicando tudo aqui neste manual. Mas se você é um demente que ainda assim está doidinho pra ser admin da Wikipédia, basta clicar em "Entrar/criar conta" no canto da página. O resto é explicado na própria página.

Segundo passo[editar]

Faça várias edições no domínio principal, até que alguém lhe dê BV e você tenha direito ao voto. Eis algumas dicas de como fazer isto:

Criando artigos[editar]

Cena comum em artigos novos da Wikipédia. Se você quer evitar que isto aconteça com seu artigo, leia atentamente os critérios de notoriedade e o livro de estilo.

Embora com isso você corra o risco de um babaca colocar {{ER}} ou {{ESR}} no seu artigo, por diversão, pois a maioria dos wikipedistas são delecionistas.

Fazendo edições normais[editar]

Mesmo risco do de cima, que um imbecil reverta suas edições IEtroll.png Você tem que definitivamente ser um expert nas políticas se não quiser ser revertido ou ter seus artigos deletados.

Revertendo vandalismos óbvios[editar]

Este é o modo mais fácil de se conseguir edições no domínio principal, porque assim ninguém vai ter a audácia de te reverter, a não ser o próprio vândalo. O problema é que este tipo de edição vai lhe arranjar muitos votos neutros em votações, porque ninguém quer ver uma máquina de reverter vandalismos como administrador[4].

Terceiro passo[editar]

Reze para não ser bloqueado. Se você for bloqueado uma única vez, suas chances de se tornar administrador caem em 50%[5]. Se você for bloqueado mais de uma vez, fudeu, só nascendo de novo ou criando um sockpuppet. Dicas para que isto não aconteça com você:

Não se meta onde não é chamado[editar]

Auto-explicativo.

Não se meta com os paneleiros[editar]

É isso mesmo. Os paneleiros são os mais perigosos e os que mais podem fazer com que você não seja eleito. Isso porque eles podem inventar mentiras contra você, se não forem com tua cara[6].

Não comente em propostas, pedidos de bloqueio, tópicos da Esplanada, discussões, votações e afins[editar]

Entendeu? Não faça isso. Sua opinião não é importante, se os paneleiros perceberem, você só estará arranjando alguns votos contra para si mesmo. Por isso, lembre-se sempre do ditado: Opinião é que nem cu, cada um tem a sua. Se você der sua opinião, será como você estar dando seu cu. Por isso, fique calado.

Note no entanto que não ficar participando nenhuma vez de discussões também não vai adiantar de nada, pois o pessoal não vai poder conhecer seus trabalhos, nem reconhecer que você não merece ser sysop. Por isso, na verdade você deve sim participar de discussões, mas deve deixar de dar seu cu sua opinião na maioria das vezes, e deve lembrar dos riscos que está correndo.

Nunca entre em GEs[editar]

Não importa que um filho da puta reverta suas edições. Se você quer ser sysop da Wikipédia, vai ter que aprender que lá ocorrem muitas injustiças, e esta será uma delas (a não ser que você só reverta vandalismos óbvios como explicado acima). Mas não se preocupe, porque depois de virar sysop você poderá reverter os noobs novatos e não se preocupar com alguém te contestar IEtroll.png (ou sim).

Nunca carregue imagens por lá[editar]

É a regra sagrada na Wikipédia. Eles vão querer praticamente que expliquem as raízes sobre aquela imagem, se o autor deu sinal verde para que ela possa ser usada aqui ou se está no domínio de Fair User. E o principal nisso tudo: JAMAIS CARREGUE UMA IMAGEM QUE TENHA O DIREITO DO AUTOR DESCONHECIDO! Ela será então deletada na hora e te dando pontos negativos para que se torne um Sysop por lá. Persistindo no erro, poderás até ser banido por lá. Exatamente que lesse, serás banido na Wikipédia por carregar imagens que não tenha a origem do criador.

Quarto passo[editar]

Torne-se conhecido na Wikipédia. Faça com que o pessoal reconheça o seu péssimo trabalho e que você não merece se tornar sysop. Em outras palavras, pague pau pra todo mundo torne-se famoso na Wikipédia. Dicas de como fazê-lo:

Viole as políticas da Wikipédia, vandalize e xingue todo mundo[editar]

Embora com isso você vai diminuir suas chances de virar sysop pra 0% e aumentar as chances de ser expulso em 100%.

Faça parte de uma panela[editar]

Porque assim, o pessoal desta panela vai poder conhecer você melhor e votar a favor de você na hora de se fazer o pedido de administração. Só não deixe que o pessoal da panela inimiga descubra, pois isso vai lhe render votos contra.

Crie artigos e depois destaque-os[editar]

O pessoal está sempre procurando destacar artigos, mesmo que eles não sejam interessantes ou úteis. Dicas na hora de destacar um artigo:

  • Combine esta dica de criar artigos e destacá-los com a dica de fazer parte de uma panela, pois o pessoal da panela vai votar a favor do seu artigo, não importando o quanto ele esteja uma bosta.
  • Destaque artigos sobre a Avril Lavigne. Ela é a deusa, o ídolo dos wikipedistas[7].
  • Traduza artigos em destaque de Wikipédias de outras línguas. A maioria faz isso, já que a maioria não tem criatividade nem conhecimento sobre o assunto pra fazer um artigo de boa qualidade e original.

Quinto passo[editar]

O mais importante de todos, crie seu PDA. Este é o passo mais difícil, já que muitos wikipedistas já vão estar preparados para fazer ataques pessoais contra você, te acusar sem fundamento[6] ou votar usando falácias como argumentos[2]. Por tanto, se você for um emo que dá xilique quando lhe fazem ataques pessoais, não se candidate para administrador[6].

Como criar um PDA?[editar]

*tosse*...

Devo pedir que outra pessoa me indique para administrador?[editar]

Embora não seja necessário, é recomendado, afinal todos podem pensar que você é egocêntrico e apressado caso você crie seu próprio PDA[6].

O que acontece se vier algum troll que vote contra com um argumento tal que faça todo mundo mudar de ideia e votar contra mim?[editar]

Se fudeu.

Referências[editar]