Deslivros:Comparações de poderes, armas e técnicas entre o Chapolin Colorado e os heróis da Marvel

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Deslivros4.png
Nuvola apps bookcase.png
Este artigo é parte do Deslivros, a sua biblioteca livre de conteúdo.
Se o Chapolin fosse desenhado pelo Rob Liefeld seria assim

O grande (só na metáfora) Chapolin Colorado é um dos super-heróis mais completos que existe. Seus poderes, suas armas e suas técnicas são comparáveis aos dos heróis da Marvel. Ele é praticamente um canivete suíço de poderes, algo equiparado somente com o Caçador de Marte, mas que não é da Marvel, então será ignorado.

Nos vários momentos de sua carreira heroica, Chapolin Colorado mostrou várias técnicas e poderes diferentes, na luta contra os vilões mais poderosos do mundo, quiçá do universo inteiro.

Este deslivro fará um comparativo entre os poderes do grande pequeno herói latino com os poderes dos heróis mais famosos da Marvel e, ao fim deste deslivro, você vai ter a certeza que o Chapolin é mesmo o maior super-herói do universo.

Habilidades e técnicas[editar]

Chapolin, preparado para a guerra civil com Super Sam, muito superior à guerra civil entre o latinha e o virjão

Chapolin Colorado domina várias artes marciais e criou algumas das técnicas mais avassaladoras, tais como a chifrada de bode e a égua voadora. Ele também tem uma técnica de apanhar um monte dos inimigos, só pra deixá-los superconfiantes, enquanto bola um jeito de derrotá-los.

Isso que é um herói, ele salva o dia e come a menina

Entre os feitos marciais de Chapolin, ele já conseguiu derrotar um karateka gigante, ensinou boxe para pessoas indefesas, deu um ippon num bandido de faroeste, tem habilidades de ventriloquia, comeu a Dona Florinda quando ela era novinha e gostosa, enfim, só coisa de mestre.

Força mental e psicológica[editar]

Chapolin é um dos super-heróis mais brilhantes do universo. Já mostrou em diversas situações sua inteligência, percepção e conhecimento. Nenhum vilão contava com suas astúcias. Além disso, Chapolin tem uma grande lábia e poder de convencimento. Mestre em oratória e persuasão, Chapolin já fez vários vilões se arrependerem de suas vidas criminosas, como por exemplo o ladrão de brinquedos.

A astúcia do Chapolin é um de seus maiores trunfos. Na Marvel, não há um herói que seja tão astuto. Se a comparação fosse com a DC Comics, Chapolin só poderia ser comparável ao Batman, mas ainda com uma certa vantagem. Na Marvel, todos os heróis são gênios da física, mas astúcia não é algo comum entre eles. Nenhum Homem de Ferro ou Senhor Fantástico teria a atitude de modificar uma fronteira apenas alterando o local de uma placa. Em poucos movimentos, Chapolin fez o que Capitão América tanto aspirava - impedir o avanço dos nazistas.

Chapolin foi pra Vênus, enquanto a humanidade nem pra Lua consegue voltar

A inteligência de Chapolin é assustadora. Chapolin é capaz de manejar equipamentos alienígenas, mesmo que tais equipamentos seja usado pela primeira vez pelo herói mexicano. Chupa essa, Tony Stark! Até a marcianinha gostosa ficou impressionada com os terrícolas por causa do Chapolin.

Outro poder secreto é o da piroca invisível

Chapolin está tão para frente que, quando uma pessoa pensa ter conseguido uma ideia boa, Chapolin já havia pensado nisso tempos antes, e era exatamente isto que ele ia dizer. A mente de Chapolin é tão forte que não é possível ser lida, mesmo que seja um telepata muito experiente, embora isso seja porque ele pense com erros de gramática. Ou seja, a mente desregulada do Chapolin Colorado é mais defensiva que os elmos desengonçados do Magneto e do Fanático, que mais parecem um balde e uma bacia.

Chapolin também é incrivelmente forte contra hipnose. Algum super-herói da Marvel seria capaz disto? Não responda! E a percepção do Chapolin está níveis acima dos humanos comuns. Só ele poderia saber que o cachimbo HHH pertencia ao bandido, e que o Conde Terranova era o ladrãozinho.

O conhecimento geral de Chapolin o torna uma enciclopédia viva. Chapolin consegue explicar muita coisa através de ditados populares, é um grande contador de histórias, já fez viagens "interplatenárias" e conheceu várias civilizações diferentes. Talvez o Surfista Prateado ou o Thor possam ser comparáveis ao Chapolin neste quesito, mas o surfista pelado com certeza não conhece muitos ditados populares e a princesa paquita não sabe contar boas histórias, e jamais conseguiria transmitir emoção ao falar do Chirrin Chirrion do Diabo tal qual o Chapolin faz.

A Hot Toys já homenageou esse herói poderoso

Outro fator que auxilia o Chapolin Colorado em seus atos heroicos é sua coragem. Não importa se o inimigo da vez é um gigante, um abomineve homem das naves, um lobisomem ou um louco varrido e espanado; Chapolin enfrenta todos sem nenhum medo. Dizem que Demolidor é o homem sem medo na Marvel. Isso é conversa fiada, afinal, ele nunca enfrentou as criaturas sobrenaturais que o Chapolin enfrentou. Se fosse para combater apenas vilões mafiosos gordos, Chapolin tiraria isso de letra, como já fez com o Botina e o Papai Noel monocelha da festa à fantasia.

Chapolin não sente medo

Na comparação de forças mentais e psicológicas entre o gafanhoto vermelho com as buchas da Marvel, com certeza, vitória do vermelhinho.

Poderes mágicos e paranormais[editar]

Apesar de ser um herói que usa muito sua força física, Chapolin também já mostrou que está inteirado nas artes mágicas. Mesmo sem ter nascido em berço mágico, Chapolin sabe usar muito bem as ferramentas mágicas e palavras cabalísticas. Mostrou total controle sobre o anel mágico e sobre a vassoura mágica, quebrou feitiços através do uso de palavras mágicas, como o Parangaricotirimírruaro, e ainda conta com os poderes mágicos de suas antenas de vinil. Perto do Chapolin, o Doutor Estranho é mesmo um estranho.

Nas artes sobrenaturais, Chapolin já mostrou sua força espantando fantasmas, decifrando códigos secretos, localizando problemas e até mesmo já utilizou o poder de voar. Usando as antenas de vinil, Chapolin consegue fazer telepatia, captar ondas de rádio, controlar a mente de outras pessoas e prever o futuro. Antes que um inimigo apareça em uma casa, Chapolin já consegue prever isto. Quem na Marvel consegue prever o futuro desta forma, hein? Nate Grey? Professor Xavier? Acho que não... Além disso, usando outra arma, Chapolin consegue paralisar o tempo!

Chapolin pode quebrar a quarta parede e mandar o leitor desse deslivro tomar no cu

Se não bastasse todos esses poderes paranormais apresentados, o super-herói mexicano ainda consegue quebrar a quarta parede, e já fazia isso antes mesmo de o Deadpool existir. Assim como s artigos da Desciclopédia, o Chapolin Colorado também consegue falar com você! Sim, você mesmo!

Quebrar um telefone? Isso é moleza quando se tem uma peruca sobrenatural, é pra rir até

Na comparação de poderes mágicos e paranormais, a disputa seria acirrada nos primeiros trinta segundos de batalha, mas somente por causa dos poderes de Jean Grey e Professor Xavier, que equilibrariam o troço no começo. Ainda assim o Chapolin vence fácil a batalha, graças ao poder mágico do Churi Churin Fun Flays.

Superpoderes[editar]

Com o uso de uma peruca morena, Chapolin consegue levantar objetos pesadíssimos. Ele se torna tão forte quanto o Sansão. Isto já humilha o Hulk calça-frouxa. Com certeza, é melhor ficar forte e manter a dignidade, em vez de ficar forte, crescer e continuar com as calças intactas... Isso é falta de virilidade.

A resistência de Chapolin é outro poder recorrente. Chapolin é invulnerável a tudo. Já levou centenas de tiros, socos, cadeiradas, pauladas e pedradas. Já caiu de precipícios, já foi bombardeado, já enfrentou bombas e explosões de gás, já foi esmagado, envenenado e queimado. Logo após tomar uma saraivada de tiros, já se recupera, mas não antes de saber o que é parapetado. Ou seja, Chapolin é imortal, e não morre no final. Ele é uma espécie de evolução do Wolverine. Na prática, se Wolverine fosse macho, ele seria o Chapolin.

Além da força mental, já citada no início, Chapolin também tem um controle mental sobre-humano. Usando suas técnicas mentais, Chapolin controla as próprias emoções e estímulos. Graças a isto, ele pode levar uma martelada na mão e não sentir dor, basta apenas se concentrar, e se convencer de que não vai doer, não vai doer.. não vai doer... O controle mental do Punho de Ferro da Marvel é um versão beta do controle mental do Chapolin.

Chapolin foi para o mundo da magia e saiu vencedor da batalha contra uma feiticeira poderosa

Na área dos superpoderes superpoderosos, um grande poder é seu poder de teletransporte. Em um minuto ele está no Japão, ajudando uma gueixa e no outro minuto ele já está nos Alpes, combatendo um abomineve homem das naves. Mas, ao contrário do Noturno, o Chapolin não tem essas frescurinhas de nunca se teleportar para um lugar desconhecido. Nem que seja para ir pra Punta que Partiu Chapolin fica com medo.

Seu poder de alteração da realidade é tão avançado que consegue fazer até uma lixeira criar vida e dormir

Os sentidos do Chapolin são super-aguçados. Suas antenas de vinil sintetizam a super audição, por isso ele consegue ouvir pedidos de socorro até em Vênus. Graças também às antenas, ele ganha um super reflexo. Se torna o marreteiro mais rápido do oeste. Usou sua técnica dos reflexos contra o Fura Tripa e contra o Pistoleiro Veloz. O sentido aranha é bom, mas comparado com os reflexos das anteninhas de vinil, o sentido aranha só serve para fazer malabarismos na escola.

O maior poder de Chapolin, no entanto, é um poder que poucos super-heróis possuem. Chapolin pode viajar no tempo, e adentrar em eras antigas, ou mesmo viajar para o futuro. Seu lugar do passado preferido é o Velho Oeste. O único que poderia algo assim é o Flash, mas ele não é da Marvel.

Algo ainda mais poderoso no arsenal do Chapolin é o poder de alterar a realidade. Ele é capaz de transformar noite em dia e matar um vampiro apenas girando o ponteiro de um relógio. Mais surpreendente ainda é a evolução da alteração da realidade, que o torna praticamente um deus, podendo dar vida a objetos inanimados, tais como uma lata de lixo. Também consegue viajar pelo espaço numa nave de brinquedo.

Chapolin vai ao espaço e caga na cabeça da gravidade

Na comparação de superpoderes, haveria um empate se não fosse o poder de alterar a realidade. Chapolin supera a maioria dos heróis da Marvel no quesito de superpoderes. Somente Thor, Surfista Prateado e Franklin Richards que conseguem fazer um embate justo com o Polegar Vermelho, mas só se juntar os três ao mesmo tempo na briga.

Parafernália[editar]

O armamento do Chapolin dispensa comentários. Sua marreta biônica é a arma mais poderosa do México. Feita em puro plástico, com eixos sanfonados e comprada na Rua 25 de Março, a marreta do Chapolin é comparável ao Mjolnir, o martelinho do Thor. A marreta biônica do Chapolin também pode ser arremessada e logo volta para as mãos de seu dono. Os golpes da marreta biônica acabam facilmente com os criminosos. Quando Chapolin fulmina os bandidos com golpes da marreta biônica, significa que a batalha chegou ao seu auge. Às vezes a marreta não funciona, mas somente quando ela não está carregada. Porém, como Chapolin é um herói bonzinho, não mata seus inimigos.

O duende também é digno de erguer a marreta biônica, algo que até espantou o poderoso Chapolin

Sua marreta também não foi feita para matar, apenas para controlar os inimigos. Mas, ao contrário do Mjolnir, a marreta biônica não tem a frescura do martelo de metal uru. Qualquer pessoa pode erguer a marreta, mas apenas o Chapolin sabe usá-la. Na verdade, o duende lobinho (da mansão dos duendes) também aprendeu a manejar a marreta biônica, mas felizmente ele está morto.

Cquote1.png Fon fon! Cquote2.png Ninguém escapa da corneta paralisadora

Junto com a famosa marreta, as pastilhas encolhedoras também acompanham Chapolin em sua jornada. Estas pastilhas mudam de nome diariamente e a cada episódio por culpa da tradução, mas normalmente podem ser chamadas de pílulas de nanicolina ou polegarina. Estas pílulas conseguem deixar o Chapolin ainda menor do que ele já é. Encolhido, ele pode entrar em lugares que somente ratinhos poderiam entrar. E a vantagem da pílula de nanicolina é que o efeito não dura muito tempo. Além de encolher o Chapolin, as pastilhas de polegarina também encolhem qualquer coisa atrelada ao herói, incluindo sua marreta. Depois tudo volta ao normal. O Homem-Formiga se torna um herói muito tosco quando comparado ao poder da nanicolina.

A corneta paralisadora, que já foi apresentada no deslivro, faz com que o Chapolin Colorado possa paralisar pessoas e objetos em movimento, deixando estes praticamente estáticos, com leves mexidinhas porque os atores não aguentam muito tempo nestas posições, ou então por causa do chroma-key que possui pequenas falhas e não deixam os objetos 100% estáticos. As antenas também já foram apresentadas, e possui um aglomerado de funções. É como se a armadura inteira do Homem de Ferro estivesse incluída nas bolinhas de pelúcia, o que explicaria as cores vermelho e amarelo.

Na comparação de equipamentos, armas e itens, Chapolin ganha com grande vantagem. Nenhum super-herói possui objetos tão fantásticos assim. Só haveria um empate se o Thor tivesse, além do seu martelinho, a manopla do infinito, o olho de Agamotto, o nulificador total, e a Juicer Philips Walita.

Resultado[editar]

Após uma bateria de testes, executada pelos maiores especialistas em pesos e medidas, ficou provado que o Chapolin Colorado vence fácil facilmente todos os super-heróis da Marvel. Mesmo juntando vários super-heróis numa só batalha, ainda assim Chapolin sairia vencedor.