Desmanuais:Como escrever letras como Serj Tankian

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Este artigo é parte dos desmanuais, seu acervo de instruções livres de conteúdo. Nuclear-explosion.jpg

Então você quer escrever letras importantes e bonitas como o poeta Armênio-Americano nascido no Líbano, vocalista da superestimada banda System of a Down, Serj Tankian? Então, esse tutorial é para você.

Adjetivos complicados e rimas de primeira série[editar]

OK, então, você está chorando por que o anjinho fez algo a favor da pena de morte. Isso é muito profundo, Serj. A propósito, que chapéu legal. Ei, o que você tá olhando? Pra direita, sim. O que tá te chamando a atenção, Serj? É, talvez, uma aula de poesia adulta? Eu espero... Bem, o que você tá esperando?

Usa-se muito de palavras complicadas. Veja só. Apesar da primeira frase neste parágrafo, quando traduzida, "the term overwrought is thrown around a lot", poder parecer com uma letra do Serj só por que tem uma rima de primeira série, nosso herói não ficaria satisfeito sem um importante e complicado adjetivo. Vamos ver.

The term overwrought
Is thrown around a lot

O que está faltando aqui é um adjetivo ou dois que não adicionam nada na mensagem da frase a não ser ele mesmo. Algumas escolhas podem ser: desolate (desolado), pretentious (pretensioso), eternal (eterno). O negócio é que esses adjetivos são "barulhentos", o que significa que ele aparece em todas as páginas do seu livrinho de poesia.

Aqui está a mesma frase, só que um pouco mais Serj Tankian:

The desolate term overwrought
Is spiritually thrown around a lot

Tá começando a entender? Tente aí na sua casa, caro leitor. Pense numa rima tosca, não importa o quão curtas e sem sentido as frases são, afinal isso não é problema para o Serj. Tente fazer as sílabas da mesma palavra rimarem, como:

In my vicinity
They yell obscenity

Acabei de fazer essa riminha, mas eu acreditaria se alguém falasse que era uma letra do Serj. Você também consegue! Agora, coloque alguns adjetivos (ou advérbios, mas não se preocupe se você não sabe a diferença - afinal, isso não é importante), de preferência vagamente religiosos:

In my earthly vicinity
They yell despised obscenity

Não é tão difícil. Sim, está uma bosta. E o pior que estiver, o mais perto você está do sucesso.

Clichê: o amigo que você precisa[editar]

Não há um caminho mais fácil para o sucesso ao estilo Tankian do que uma metáfora clichê poética, que é usada constantemente desde a invenção do rock and roll.

As suas metáforas favoritas devem ser religiosas e políticas. Você deve falar bastante da prisão como uma metáfora sobre a opressão do sistema, assim como o céu e o ar como uma metáfora para liberação pessoal, e veneno e toxinas como uma metáfora para o perigo da inteligência.

Isso é mais difícil de implementar, pois o seu estômago embrulhará quando ver a merda que você produziu, mas com treino você se acostumará. Antes de tentar, no entando, temos que combinar esse ensino com o princípio a seguir.

Metáforas combinadas[editar]

Fã contente ao aprender como escrever música como o letrista do SOAD.

Não há algo mais poderoso nas letras de Serj do que as horríveis metáforas combinadas. Essa, acima de todas as outras porcarias deste desmanual, se destaca como seu maior fail como um letrista. Se você quer escrever como ele, você terá que usar metáforas estragadas em jeitos inimaginavelmente sem sentido.

É mais fácil mostrar do que falar, então esse é um exemplo:

I want the key to the lock of the sky
Burning the prison warden from my eye

Nada mau. Temos uma metáfora clichê que está combinada com uma imagem sem sentido, mas mesmo assim, óbvia. Perfeito, estamos quase lá. O próximo item é a chave para escrever letras ao estilo Serj.

Ar de PROTESTO![editar]

Agora, você deve protestar. Nós precisamos aprender a nos expressar do seu jeito único, falando mal da política, da religião, das guerras, que seja. É simples, o que você precisa fazer é extrair qualquer conceito que você não aprove e não tenha tanto ênfase, e colocar mais ênfase nele. Por exemplo, a guerra é do mal, e nossos impostos não deveriam estar pagando por ela. Certo? OK, aqui vai uma boao. Vamos botar um Selo de Aprovação Serj Tankian na nossa letra, vamos?

War is an evil in the sky

Our tax money coming from our eye
The cows are on the table in the desolate street
I have a suit of eternal sunshine on my feet
But why send a picture of a sleeping angel's suicide

When all you have are tanks with an effervescent crew inside

É um começo promissor. O teste será quando você cantar isso em uma voz tenor tremulosa e bombástica para seus amigos. Eles ficaram vermelhos de vergonha? Se sim, você teve sucesso. Parabéns.

Conclusão[editar]

Escrever como o Sr. Tankian não é um esforço que valha a pena de nenhum jeito. Você não ganhará amigos, nenhum respeito literário ou musical, nenhum prêmio, e nenhuma experiência em qualquer arte. Mas foi você que pediu, boa sorte.

Ver também[editar]

Serj Tankian
System of a Down