Desterro de Entre Rios

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome-searchtool blue.png Desterro de Entre Rios é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
É a única cidade do mundo com apenas um CEP.

Sciences de la terre.svg.png

Cquote1.png Acho esta de cidade uma bosta , pior até que Jeceaba, não entendo por que deixaram esta 'roça' se emancipar?. Cquote2.png
Vereador de Entre Rios de Minas falando para o padre a sua opinião sobre a cidade
Cquote1.png Amei esta cidade! Tem muitos garotos lindos e de pau grande Cquote2.png
Luan Santana em visita secreta a cidade de Desterro
Cquote1.png Se mexer com minha namorada vai levar uma coça! Cquote2.png
Rapaz valente de Pereirinhas para uma turma de Passa Tempo
Cquote1.png Vai tomá no olho do cu, caralho, muié feia igual a sua, nossa cidade tá lotada! Cquote2.png
Um da turma de Passa Tempo respondendo ao valentão



História e Formação Administrativa[editar]

Patrocinador melhor.jpg

O arraial de Capela Nova de Desterro foi fundado nas primeiras décadas do século XVIII. Receberam sesmarias na região os três irmãos Miranda, que conseguiram as deles nas nascentes do rio Pará e mais perto de Resende Costa o ex- militar Francisco Viçoso que era encrenqueiro e valentão vivendo em constantes desavenças com os irmãos Miranda e os outros vizinhos. Sua sesmaria por isso ficou conhecida como fazenda das Contendas, tantas eram as suas constantes brigas. Os Miranda, que eram apadrinhados do Visconde de Barbacena, solicitaram a ele e ele obrigou Francisco Viçoso a voltar para Portugal. A família Viçoso que ficou aqui mandou levantar uma capela em honra à Nossa Senhora do Desterro em decorrência do acontecido. Em torno desta capela foram construidas algumas casas para as famílias que chegaram após a descoberta de ouro num 'tabuleiro' no vale entre o rio Pará (que também era conhecido como rio dos Mirandas) e o ribeirão da Capela Nova. O arraial progrediu, chegando cada dia mais forasteiros em busca da fortuna fácil do garimpo. Apareceu um bar com mesa de sinuca e um puteiro que inicialmente só tinha uma puta que tinha vindo de Resende Costa. Depois chegaram mais 12 de Passa Tempo e Itaguara e uma da família Miranda adotou a profissão. Em 1836 foi criado o distrito de Capela Nova de Desterro pertencente ao município de Bonfim. Dois anos depois por intrigas de poderosos políticos de Entre Rios de Minas ele foi extinto. Em 1841 foi recriado com o mesmo nome e ainda pertencente ao município de Bonfim. Em 1853, devido as condições precárias da capela que era de pau-a-pique ela foi demolida e uma igreja nova construida no seu lugar. Continuaram as maquinações políticas dos poderosos entrerrianos e em 1882 o distrito foi elevado a freguesia e transferido para o município de Entre Rios de Minas, com o nome de Nossa Senhora de Desterro de Entre Rios. Ficou nesta situação, com o nome abreviado para Desterro de Entre Rios até 1953 quando foi emancipado. Pertence ainda a comarca de Entre Rios de Minas.


Vista Panorâmica da Cidade

Município de Desterro de Entre Rios
""
Bandeira desterroB245.jpg Brasão desterroB245.jpg
Aniversário 29 de fevereiro
Fundação 12 de dezembro
Gentílico desterrense
Lema 'Omnis Civitas Contra se Divisa non Stabit'
Prefeito(a) João Batista
Localização
Localização de Desterro de Entre Rios
Estado Minas Gerais
Mesorregião Mesorregião do Entre Rios do Mundo
Microrregião Microrregião da Preguinha nº 2 do Pereirinhas do Mundo
Região metropolitana Belzonte
Municípios limítrofes Entre Rios de Minas, Passa Tempo, Jeceaba, Piracema, Casa Grande, Senzala, Casa Pequena, Barraco, Resende Costa, Barretos e Januária.
Distância até a capital 890 quilômetros
Características geográficas
Área 370 km²
População 7.002 hab. Contagem da População 2010 - IBGE
Idioma Não disponível
Densidade 19 hab./km²
Altitude 2.900 metros
Clima quente, morno, fresco, frio e gelado
Fuso horário UTC -39
Indicadores
IDH 0,704 PNUD/2010
PIB R$ 35.086.095 IBGE/2009
PIB per capita R$ 4.806 IBGE/2009

Geografia[editar]

Desterro de Entre Rios está situada nos contrafortes da serra da Galga e da serra das Vertentes, na cordilheira dos Andes com altitudes que variam entre 1.900 metros e 3.000 metros. O ponto culminante é o pico da Bandeira na serra da Tapera com 2.889 metros. No municipio está localizado a nascente do rio Pará, um dos afluentes do rio Mississippi. Conta com outros cursos d'água importantes para a região, como o ribeirão da Capela Nova, o ribeirão das Pedras, o ribeirão Paracatu e os córregos da Cachoeira, do Estivado, da Tenda e da Bexigosa, todos afluentes do rio Amazonas. ATUALMENTE ESTÁ LIGADO POR ASFALTO!

Demografia[editar]

Igreja Matriz de Desterro

A população do municipio estagnou. Em 1991 tinha 6.825 habitantes e hoje duas décadas depois, tem apenas 7.002 habitantes. Um acréscimo de 177 pessoas em 20 anos. As mulheres de Desterro continuam parindo como pariram sempre, porém os rebentos logo que aprendem a andar vão embora. Existe com certeza (proporcionalmente) mais desterrenses fora de Desterro do que gente de Governador Valadares nos Estados Unidos. Pior é que vão embora os bonitos e as bonitas e ficam só os feios e as feias. A população é assim distribuída:50,6% de mulheres, 39,7% de homens e 9,7 de 'indefinidos' na linguagem técnica do IBGE, que quer dizer boiolas mesmo. Os desterrenses são bem mestiçados. O municipio tem muitos mulatos, cafuzos,semifusos, bemóis e mamelucos, o que produziu uma característica que diferencia as nossas mulheres das mulheres das outras cidades: são bundudinhas e bundudonas. Quando se encontra uma com pouca bunda (igual tábua de passar roupa) é de família de imigração recente ou tem defeito de fabricação. 33% da população vive na cidade e 67% na zona rural e nos distritos de São Sebastião do Gil e Pereirinhas. São realizados por ano 40 casamentos. Está comprovado que o casamento engorda. De cada 10 mulheres com 5 anos de casadas, sete já estão bem acima do peso que tinham quando solteiras.

Linda Garota Desterrense

Economia[editar]

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

O rebanho de bovinos no municipio, levantado pelo IBGE é de 9.629 cabeças, a maioria de gado leiteiro.Tem o equivalente a 1,37 cabeça de gado por habitante. A criação de gado direcionado para a produção de leite é a principal atividade econômica de Desterro. É muito dependente de Entre Rios para diversos serviços e abastecimento. Tem apenas uma agência bancária do Itaú, que inclusive foi assaltada no final do ano passado, usando um funcionário da prefeitura como flanelinha para guardar o carro dos assaltantes. Para sacar mais de 100 reais o cliente tem que avisar com 8 horas de antecedência. A cidade conta com uma frota de 912 automóveis, 96 caminhonetes, 83 caminhões, 16 ônubus e 1.046 motocicletas, o que dá para transportar com folga e ao mesmo tempo, toda a população da cidade para outro local mais civilizado, como por exemplo, Congonhas ou Conselheiro Lafaiete, demolir tudo, plantar braquiária e vender fazendinhas para a turma de Belo Horizonte. Daria mais lucro e iríamos deixar o prefeito, o padre e os vereadores sem emprego. Se acharem muito radical a medida, poderiam preservar a praça da matriz, umas quatro ou cinco ruas onde morariam os mais ricos e o restante (os mais pobres) despachar para Resende Costa e Passa Tempo, demolir as casas, plantar braquiária e formar as ditas fazendinhas. Solicitar a transformação da cidade novamente em distrito de Entre Rios, que incluiriam também Pereirinhas e São Sebastião do Gil. -

Educação[editar]

1234.jpg

O município tem 12 estabelecimentos escolares, sendo 10 escolas de ensino fundamental, uma de ensino médio e uma de ensino pré-escolar. Da população de 7.002 pessoas, 67% são alfabetizados (sabem ler pelo menos), 16% sabem apenas assinar o nome com dificuldade e 17% são analfabetos de pai e mãe. Na cidade temos 1.413 pessoas frequentando escolas, 7% cursam o pré-escolar, 73% cursam o ensino fundamental, 19% cursam o ensino médio e 1% cursam faculdades em outras cidades. São 8 mulheres e 6 homens e 'indefinidos'. As mulheres cursam Artes Marciais, Ioga e Arte Culinária e os homens e 'indefindos' cursam Letras, Artes Plásticas, Corte e Costura e Balé. Um começou a cursar Direito e desistiu, dizendo que precisava 'encontrar o seu eixo'.


Saúde[editar]

Médicos Estagiários

A cidade conta com cinco postos de atendimento médico e não tem hospital. Todos os que precisam de assistência médica morrem ou tem que ir de ambulância para Belo Horizonte para morrerem um pouco mais longe, pois são tratados como pessoas de segunda classe. Registra-se a média de 86 óbitos por ano, sendo 3% de cachaça, 5% de intoxicação por anabolizantes e drogas , 4% de acidentes de automóvel, 12% de acidente de motocicleta, 5% por acidentes com animais, 20% por erro médico e 51% de velhice e outros motivos que os médicos (???) estagiários não conseguiram descobrir ou não tiveram tempo de consultar o curandeiro. Se os médicos formados que trabalham na rede pública são uma bosta, imaginem então os estagiários? Não sabem nem de que lado fica o fígado... Só sabem dizer que você tem uma virose e receitar analgésicos e antipiréticos.


Turismo[editar]

Festa do Produtor Rural de Desterro

A não ser a natureza, com seus rios e cachoeiras, seus vales e montanhas, Desterro não tem nada para atrair o turista. Os três eventos mais importante da cidade são a Festa do Produtor Rural, o Trilhão de Moto e o Carnaval. Na Festa do Produtor Rural, além do torneio de animais, à noite são realizados shows com manjados cantores sertanejos que ficam rebolando no palco e de outros cantando música baiana (música?). O Carnaval de rua,é festejado ao estilo baiano, com carros de som imitando 'trio elétrico' e música baiana em volume ensurdecedor a noite inteira. Nos shows da Festa do Produtor e no Carnaval é uma doideira. As virgens da cidade (19 pela última estatística disponível), as que já foram virgens e os pais acham que ainda são, os garotos com o jeitinho do Justin Bieber e do Luan Santana, os boiolas assumidos, os candidatos a boiolas, ficam todos pulando e levantando as mãos alucinadamente. O efeito do álcool e de 'otras cositas' libera os instintos e a consequência é a diminuição do número de virgens e o aumento do número de veados na cidade.

O Que Não Falta em Desterro[editar]

Se fudeu hein malandro!!!
  • fiéis que comungam na missa sem confessar
  • maconha, crack e cocaina
  • vagabundo
  • quarentona rica, enxuta, peituda e fogosa na Festa do Produtor Rural
  • cavalo bonito e caro
  • amazonas gostosas desfilando com seus Quarto de Milha, Campolina e Mangalarga que custam tão caro quanto um automóvel.
  • cachaça
  • moto sem documentos e com placa de Betim
Bebeu demais 245.jpg
  • aposentados que vão até a zona do Campo Grande levar seu pagamento mensal.
  • viados que arrumam mulher pra você, se você ficar com eles primeiro.
  • homens que passam fome pra emprestar seu dinheiro e viver do juro;
  • homens que pegam esse dinheiro e fintam as vezes morrem pra não pagarem.
  • padre que diz pra nao fazer mais faz.
  • pastor da igreja evangélica que chama o livro sagrado de BRIBIA
  • puxa-saco de político
  • promessas falsas de politicos
  • bobo pra acreditar nessas promessas
  • corno manso e conformado
  • boiolas assumidos
  • boiolas enrustidos (ainda no armário)
  • boiolas de SP e BH que visitam a cidade com a cara e os trejeitos do Luan Santana
  • homem barrigudo, careca e broxa
  • pessoal que fala mal das meninas de Jacarandira e de Jeceaba
  • motorista sem carteira (alguns dirigem melhor do que alguns que têm)
  • caloteiros
  • professora gorda despreparada que não sabe ensinar
  • pretinhas que não gostam de namorar pretos
  • duplas metidas a cantar música sertaneja (e mal)
  • dono de boteco que não sabe atender fregueses e bebe mais do que eles
  • barangas que se acham gostosas
  • mentirosos e mentirosas

único meio de transporte urbano de Desterro
Quanta baboseira...

O que há Para Fazer em Desterro[editar]

Um cachaceiro conhecido
  • Nada
  • Esperar o Carnaval e a festa do Produtor Rural
  • Nada
  • Assistir a missa, cochilar na hora do sermão, peidar baixinho e comungar sem confessar
  • Nada
  • Sentar na praça na saída da missa e ficar falando mal das mulheres dos outros
  • Nada
  • Ir na igreja evangélica pra vê as únicas moças virgens (??) da cidade.
  • Nada
  • Andar a cavalo
  • Nada
  • Nadar pelado com as garotas na cachoeira
  • Nada
  • Tomar cachaça
  • Nada
  • Pescar e tomar cachaça
  • Nada
  • Ver pela televisão o jogo do Atlético ou do Cruzeiro
  • Nada
  • Brigar com a turma de Passa Tempo
  • Tomar cachaça e pescar
  • Falar mal do prefeito e dos vereadores puxa-sacos dele
  • Nada
  • Fumar um cigarrinho de palha (alguns com cheiro de mato verde??)
  • Nada
  • Ficar em turma sentado na porta do boteco, sem camisa, de óculos escuros e tomando cerveja.
  • Nada


Ver também[editar]