Dia de Lao Tsu Kang

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Three blind mice lg nwm.gif Não tou vendo imagem nenhuma aqui? E você tá vendo?
Por favor, tire a cegueira dos nossos três amigos e coloque novas imagens aqui. Ou chame um curandeiro pra isso.

No dia 2 de outubro, na cidade de Tsu Yin, interior da China, a 370km de Hong Kong, comemora-se o "Dia de Lao Kang".

Conta a história que Lao Tsu Kang, ou "Senhor Kang", como era chamado, em uma viagem em direção à sua terra natal, Mo-Kay Tay, desembarcou em Tsu Yin.

Ele trazia em sua bagagem alguns pares de bota feminina 3/4, e ofereceu a alguns artesãos da região, que ficaram muito interessados no novo tipo de calçado.

Logo, toda a cidade ficou conhecendo o novo modelo de sapato, mas devido à cultura fechada dos chineses, as mulheres não eram as principais consumidoras, e sim os homens de meia idade.

Nascia assim a famosa (na sua época) bota 3/4 chinesa, hoje em dia desconhecida pela cultura ocidental, mas muito respeitada no oriente.

Todas as ruas de Tsu Yin são enfeitadas com botas de 3/4 gigantes de papel de arroz, coloridos ou naturais, e bandeirolas são colocadas em todas as casas, felicitando o Sr. Kang.

O comércio encerra as atividades mais cedo, e todos se reúnem na Praça Tsu Kang, para as festividades, que incluem comidas típicas, encenaçao de teatro mostrando a chegada de Kang, os artesãos costurando os primeiros pares, e homens desfilando suas imponentes botas 3/4. É exposto também a primeira peça trazida por Kang, uma linda bota 3/4 toda detalhada. Ao final da festa, todos se reúnem em volta da fogueira para cantar cançoes antigas e relembrar a importância de Lao Tsu Kang na cultura deste povo.