Diretor de cinema

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Diretor de cinema.
Pérolas surgem quando os diretores são despreparados, mas não é o caso deste filme nem do diretor responsável. Este foi só um exemplo

Diretores de cinema, ou cineastas, são os profissionais que mandam nos atores. Apesar do nome, o diretor de cinema não atua apenas em cinema; ele pode usar suas habilidades de dirigir algo em novelas, seriados, comerciais e vídeos do Youtube. Metaforicamente, a relação entre os diretores de cinema com os atores pode ser comparada com as relações entre o técnico e os jogadores, entre o maestro e os músicos, entre o comandante e os soldados, entre o cirurgião e os enfermeiros, entre o cabelo e seus piolhos, entre o fazendeiro e os porquinhos...

Tabela de conteúdo

[editar] Tipos de diretores

Os diretores podem ser classificados pelo tipo de direção:

  • Direção perigosa: Diretores de filmes pornô gay com animais e vegetais.
  • Direção normal: Todos os demais.
  • Marcha lenta: Aqueles diretores de documentários do BBC que filmam ostras, o acasalamento das lesmas, corridas de tartarugas, etc.
  • Ponto Morto: Aqueles que pensam: "Se eles podem eu também posso", então lançam um filme que mata brutalmente por meio de abdução a quem assistir.

[editar] Importância do diretor

Um exemplo de diretor

O diretor é o timoneiro dos filmes. Ele recebe a ordem do produtor e desconta nos atores. Às vezes ele também é o produtor do filme. Mesmo não tendo o porquê, ele desconta nos atores. Ele que pede a contratação dos atores, mas de vez em quando o produtor quer colocar a filha atriz no filme e o diretor não pode recusar, e nem descontar as coisas nela.

Todos os roteiros passam por ele. Ele analisa, confere, analisa de novo, confere novamente e joga fora. Demite o roteirista e contrata outro. Faz a mesma coisa e contrata outro, até saciar sua vontade de demissão, isso quando ele não é o roteirista. Quando ele é o roteirista, confere alguns pequenos errinhos e repassa ao pessoal. Se o roteiro ficar ruim, ele demite quem falou mal, menos se for a filha do produtor.

Toda a equipe envolvida no filme terá de ser escolhida pelo diretor, desde os músicos até as maquiadoras. Quando a trilha de um filme fica famosa demais e acaba cobrindo o filme, pode ter certeza que o diretor estava pouco se lixando para o filme e deu mais atenção à música.

Todos os sons, luzes, roupas e efeitos precisam ser avaliados pelo diretor. Quando ele não tem saco pra isso, um novo filme trash é lançado. Contudo, nem sempre o diretor é o culpado, ao contrário do mordomo. Às vezes é sacanagem do produtor, que é mão de vaca e deu pouca verba pro diretor. Como o diretor não é mágico e ainda não tem o poder de tirar leite de pedra, algumas obras cabulosas são lançadas e criticadas.

[editar] Direções comuns

Usando roteiros normais, cada diretor de cinema cria seu próprio filme.

[editar] Roteiro 1

Um diretor normal contaria uma história normal de uma fila normal de um banco normal

2 amigos se reencontram na fila de um banco, depois de 20 anos.

[editar] Steven Spielberg

Através de um orçamento de 300 milhões de dólares, Steven Spielberg criou um filme sobre 2 amigos que se reencontram na fila de um banco, após 20 anos, e partem em uma aventura. Conhecem vários lugares, enfrentam criaturas desconhecidas, mas a amizade entre os 2 é muito grande e os 2 amigos superam todas as dificuldades.

[editar] David Fincher

David Fincher criou um filme sobre 2 amigos que se reencontram na fila de um banco, após 20 anos, porém, um dos amigos descobre que o outro está envolvido em uma rede de prostituição e é acusado de vários crimes, inclusive um assassinato de um boi. Para não levantar suspeitas, o amigo inocente finge ser mesmo um grande amigo do amigo bandido e descobre que o buraco é mais embaixo.

[editar] Stanley Kubrick

Para criar seu filme, Stanley Kubrick ficou 5 anos sem criar nada, para que seu filme ficasse realmente bom. Em seu filme, 2 amigos que se reencontram na fila de um banco após 20 anos e são esquizofrênicos, começam a ter ataques. Ambos entram em uma trama de corrupção. Um dos amigos começa a agir como se o mundo fosse acabar e o outro age como se fosse uma criança.

[editar] David Lynch

A versão de David Lynch para o roteiro da fila

2 amigos que se reencontram na fila de um banco, após 20 anos, mas que não são amigos, descobrem que o banco não era um banco. Então, em meio a um sonho, os 2 amigos, que não eram amigos e nem se conheciam, descobrem que o mundo estava invertido. Entendeu? Nem eu!

[editar] Ingmar Bergman

Apesar da imagem ser bem ruim, o filme de Ingmar Bergman, que fala sobre 2 amigos que se reencontram na fila de um banco, após 20 anos, ganhou alguns prêmios do cinema independente. No filme, 2 amigos que se reencontram na fila de um banco, após 20 anos, se reencontram, após 20 anos. A partir daí os 2 amigos, que se reencontram na fila de um banco após 20 anos, começam a conversar sobre o fato de terem se reencontrado na fila de um banco, após 20 anos.

[editar] Darren Aronofsky

Darren Aronofsky conta a história de 2 amigos que se reencontram na fila de um banco após 20 anos. Um dos amigos possui uma doença terminal. Esta situação faz o outro amigo percorrer a cidade em busca de uma salvação para seu amigo. Um filme dramático, bem triste, que vai partir seu coração.

[editar] George Romero

2 amigos que se reencontram na fila de um banco após 20 anos morrem e viram zumbis. Este vírus zumbi se espalha por toda a cidade. Os 2 amigos, que são zumbis do bem, tentam ajudar os humanos.

[editar] Jean-Luc Godard

No filme de Jean-Luc Godard, 2 amigos se reencontram na fila de um banco, após 20 anos. De repente, a tela pára. A vida destes 2 amigos começa a ser contada até o momento do reencontro. Se você não dormir durante o filme, poderá ver uma excelente edição.

[editar] James Cameron

A entrada do portal na versão de James Cameron para o roteiro da fila do banco

Com um orçamento de 600 milhões de quentinhas, James Cameron criou um filme sobre 2 amigos que se reencontram na fila de um banco, após 20 anos. Um dos amigos descobre que o banco é um túnel para o mundo da tecnologia, mas descobre que seu amigo é uma criatura espacial com inteligência avançada. Muitos efeitos especiais e pouca história.

[editar] Roteiro 2

Um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz.

[editar] Quentin Tarantino

Um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz. O alienígena tem uma espada e começa a matar os bandidos. Muitos palavrões são ditos pelo alienígena que, apesar de ser o mocinho da história, matou mais de 2000 pessoas. Membros voam. Cabeças rolam.

[editar] David Cronenberg

Um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz, mas, aos poucos, ele vai sofrendo uma mutação. De um alienígena bonzinho ele se transforma em uma criatura nojenta, chupadora de cérebros. Toda a humanidade está em perigo.

[editar] Michael Bay

Eis a versão de Michael Bay para o roteiro do alienígena

Um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz, mas seus colegas alienígenas não. Muitas explosões, muito fogo. Michael Bay gastou cerca de 23 toneladas de bombinhas de São João para criar seu filme explosivo.

[editar] Sam Raimi

No filme de Sam Raimi, um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz, mas toda o exército parte para uma caçada contra o pobre ETzinho. Amedrontado, ele se transforma em uma criatura mais feia que a do David Cronenberg e começa a comer todos os terráqueos.

[editar] James Cameron

De novo ele. Neste filme, que custou mais 800 milhões de vale-transporte, um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz. Sua nave é muito grande e bonita. Muitos efeitos especiais. Todo o alienígena foi feito com computação gráfica. O filme é meio idiota mas os efeitos são legais.

[editar] Akira Kurosawa

No filme de Akira Kurosawa, um alienígena cai na Terra em missão de paz e recebe ajuda de samurais. O alienígena vira um samurai também e parte em uma aventura para salvar o Japão feudal dos inimigos.

[editar] Uwe Boll

Em seu novo filme, um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz. Ele encontra um amigo durante sua aventura na Terra. Baseado no jogo A Boy and His Blob.

[editar] Ang Lee

Um alienígena cai na Terra, mas em missão de paz. Ele encontra um amigo muito sensível. Juntos, os dois tentam superar os problemas da vida. O Et descobre está apaixonado pelo seu amigo. O filme é cheio de melodrama, trata a pedofilia como se fosse a coisa mais normal do mundo e no final, um dos dois morre.

[editar] Tim Burton

Usando uma super técnica de animação, um alienígena, interpretado por Johnny Depp, cai na Terra, mas em missão de paz. Ele faz um amigo super bizarro que o leva para um submundo cheio de esqueletos dançantes e pessoas mortas bonitinhas. Muita música infantil, todos tem a cara pálida e vestem preto -emo-, no final o Et aprende uma super lição de moral.

[editar] Hal Warren

Um ótimo filme para toda a família

Resultado de uma aposta com um roteirista, o filme narra a história de um alienígena que quer tirar férias em paz, porém, se hospeda em um hotel na estrada que na verdade é a sede de um culto-pagão-não-pacífico. Recepcionado por um homem que mesmo drogado o filme inteiro cuida do muquifo "quando o mestre não está", o alienígena se vê obrigado a se tornar uma das esposas do mestre que não está. Feito com um orçamento impressionávelmente baixo, Hal Warren dirigiu, produziu, roteirizou, atuou, e vendeu bosta o filme inteiro, (Sim! Ele fazia isso mesmo).

[editar] Exemplos de diretores

Um exemplo de grande diretor

[editar] Ver também


 
Artistas, artesãos e arteiros


Ator | Cantor | Cineasta | Dançarino | Desenhista | Dramaturgo | Dublador | Escritor | Escultor | Estilista | Músico | Poeta | Pintor | Quadrinhista | Roteirista


Statuette.jpg
Lista de cineastas famosos (Alguns nem tanto):


Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas