Disco rígido

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Barulho Rígido Cquote2.png
Google sobre Disco rígido
Cquote1.png Tenho muitos na minha cabeça Cquote2.png
Carla Perez sobre citação acima

Acredite: essa foi feita com discos rígidos velhos

O disco rígido é uma peça fundamental no computadores modernos, tem o formato retangular e dentro há uma pequena peça metálica de formato circular, e por isso recebendo o nome de disco. É de extrema importância pois é essa peça que nos indica se o computador está ligado ou não.

Uso[editar]

Um HD em funcionamento. Olhando para ele nem parece que ele faz um barulho infernal.

Quando você aperta o botão de ligar o seu computador, uma corrente elétrica passa por todos os seus circuitos e quando está pronto para ser botado (para funcionar) o disco rígido entra em ação, começando a rodar e zumbir, e assim você sabe que seu computador está ligado e funcionando.

O disco rígido funciona rodando seu disco metálico a cada vez que o seu processador pensa. O barulho emitido se dá pelas peças soltas dentro da caixa rígida que o protege, sendo que essas peças chocam-se emitindo o barulho. Além delas há um zunido causado pelas rotações do disco, que não aguenta correr tanto pois tem asma.

Alguns modelos de computador tem leds que indicam o funcionamento do seu disco rígido. Quanto mais rápido está piscando esse led, mais rápido está correndo o seu disco, e maior a chance de seu computador travar pois o disco rígido tem asma e precisa parar para descansar um pouco.

Como Comprar[editar]

Você se encontra necessitado de sexo um disco rígido, então compre um.

Lojas[editar]

Você precisa encontrar boas lojas para comprar o seu disco rígido, afinal, ele não vai ser encontrado no lixo como o seu computador.

Pergunte para aquele seu amigo mais nerd lojas que ele possa indicar, pesquise em sites confiáveis e ande pelo centro comercial da sua cidade. É claro que toda sua pesquisa será em vão pois você vai comprar na mais barata. Normalmente indica-se as Casas Bahia, Guanabara ou aquele Mercadão do Almeida mais próximo.

Modelos[editar]

Além da loja, o modelo também deve ser pesquisado. Um que rode mais rápido (RPM) que tenha saúde, que faça menos barulho e que esteja com um preço compatível com seu bolso, ou seja, o mais barato da loja.

Para verificar se o seu provável HD se encontra OK, sacuda ele um pouco e se puder, dê duas batidinhas nele usando as mãos. Se ele não parecer que tem peças soltas, então você poderá levá-lo.

Perguntas a fazer[editar]

Pergunte ao vendedor sobre a vida do seu possível novo disco rígido. O que ele comeu, quanto de exercício ele costuma fazer, assim você vai poder ter uma ideia do barulho que ele vai fazer no futuro.

Transporte[editar]

De preferencia leve você mesmo o seu disco rígido

Embale com cuidado seu disco rígido em plástico bolha, depois coloque-o dentro de uma caixa onde não haverá espaços sobrando dentro dela depois de colado o disco, e coloque armações de isopor em volta da caixa e novamente coloque o trambolho resultante numa caixa maior, novamente verifique se não há espaços sobrando dentro da caixa depois de preenche-la.

É claro que você não vai ter paciência de fazer todos esses preparativos, provavelmente vai por o disco rígido dentro de uma sacolinha plástica de super mercado e enfiar na mochila. Depois vai continuar andando pela cidade, pulando saltitante e feliz com a compra.

Durante esse percurso algumas peças internas da caixa de proteção aerodinâmica do disco rígido vão se soltar. Serão aquelas peças que ribombeiam dentro durante o funcionamento do disco rígido e que somam ao zumbido característico ainda mais barulho.

Instalação[editar]

Para isso peça ajuda, novamente, ao seu amigo mais nerd. Porém, se você acha que pode fazer sozinho então mãos à obra!

  1. Primeiro abra cuidadosamente a tampa do seu gabinete. Opa! Você levou um choque? Devia ter tirado da tomada antes!
  2. Encontre o local reservado ao seu disco rígido. Provavelmente é agora que você vai ligar pro seu primo mais velho, pro seu amigo nerd ou pesquisar na internet. Okay, eu aguardo, vai lá.
    Momento em que você liga seu computador
  3. Caso tenha um antigo no lugar, tire-o. Use a chave de fenda para desparafusar, e não para martelar. O seu só encaixa? Ótimo! Tire os cabos que o alimentavam e o de dados. Lembre-se qual é qual depois(não tente ligar um disco rigido sata em seu pc velho com cabos ide).
  4. Desembale dos embalos de sábado à noite o novo disco rígido. Coloque-o cuidadosamente no local onde tinha o antigo. Conecte novamente os cabos. Perceba que não vai adiantar você ficar duas horas tentando encaixar os cabos se você coloca-los de ponta cabeça. Há uma trava chamada mata burros, que como você não morreu mostra que ela não mata, ela só não deixa você encaixar do modo errado.
  5. Feche a tampa do seu gabinete.
  6. Ligue o seu computador.

Veja que ele não liga mais ou que está apitando. Se estiver, chame o seu amigo mais nerd ou aquele computeiro da rua que sai formatando PCs por míseros R$ 20,00.

Descarte de um HD[editar]

Não me pergunte como fazer isso

Seja ecológico! Não o jogue diretamente no lixo.

  1. Fazer uma escultura com as peças
  2. Vender pro ferro-velho
  3. Usar de apoio de mesa para aquela sua mesa capenga
  4. Usar de apoio para a porta, colocando no chão próximo a porta para ela não fechar com o vento
  5. Usar de apoio para copos e não deixar marcas na sua mesa
  6. Usar de chaveiro (se você tiver um bolso grande)
  7. Pendurar na parede e montar um quarto nerd
  8. Usar a parte que é disco de verdade para jogar frisbee
  9. Usar de colar e chamar a atenção da galera
  10. Reaproveita-lo fazendo um estiloso relógio nerd
  11. Dar para um amigo mais pobre
  12. Usar como peso para fazer musculação e você tá precisando
  13. Por queijo e usar de ratoeira. Os ratos vão prender a pata nas peças
  14. Usar como auto-defesa; jogue-o na cabeça do assaltante
  15. Venda no Mercado Livre
  16. Ponha na cueca e tenha mais volume
  17. O mais importante, se estiver no Linux, faça backup rodando o comando # badblocks -w -s -v /dev/sda.
O comando acima irá salvar seus arquivos e deixá-lo novinho para o próximo comprador, limpando defeitos físicos existente no hardware!

Diagnóstico[editar]

A seguir, típica tela de diagnóstico:

Scan Disk v2.0

Bem Vindo Ao Scan disco:

Iniciando Microsoft Scandisk...
DISCO RÍGIDO: Volume C:\
Identificação: 4254-9057
Tamanho: 0,0000010 bytes
Velocidade: 200 RPM
Cilindros: 85

Cabeças: emos
Setores: Apenas um ainda funciona.
Resultado do ScanDisk: COMPRA OUTRO, CARALHO!!!
Tempo de vida restante estimado: 5 segundo.