Doença celíaca

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Asclepius.png A Desciclopédia não é um consultório de medicuzinho.
Por isso, tome vergonha e vá procurar um para fazer seu check-up.
Doença celíaca
Gluten0.jpg
Infomações básicas
Causa: Desconhecida
Prevenção: Deveria ser nas fábricas
Sintomas: Bem ruins, como sempre
Posologia: Não ficar intrigado
Frase:
Contén glúten

Cquote1.png Você quis dizer: Contém glúten Cquote2.png
Google sobre Doença celíaca
Cquote1.png Experimente também: Não contém glúten Cquote2.png
Sugestão do Google para Doença celíaca

Introdução ao glúten[editar]

Doença celíaca é uma doença que faz a pessoa que come trigo, ao invés de simplesmente ficar intrigada, perder parte dos cílios. Isso se manifesta quando o intestino tem dificuldade em ejetar degetos de alimentos mais compactos, causando problemas de prisão de ventre, e consequentemente a perda dos pelos necessários que são as pestanas. Qual a ligação de uma coisa com outra está ainda em estudo, mas não se esqueça: contém glúten.

Problemas[editar]

Os anjos digam amém não contém glútem.

Você pode pensar, tudo bem, é só comer o que não contén gluten. E seria simples mesmo, se não existisse uma cassetada de alimentos com o dito glúten. Isso, dizem, é porque ele dá liga aos alimentos que tem amido em sua composição... amido, criatura, trigo tem amido, e só isso já daria uma macarronada, regada à passatempo com baguete...

Quem tem essa tal doença, se não quiser ficar com os olhos desprotegidos, deve evitar todos, todos os alimentos à base de trigo, tambem aveia (mas não cereal de mio, portanto pode comprar flakes de quilo), cevada (isso não presta pra nada, a não ser pros mórmons), deve passar longe de muita coisa, e sempre se lembrar da premissa contém glúten.

Para que a doença não avance para estágios mais sérios e a pessoa tenha um quadro irreversível, deve se ter um diagnóstico precoce, para que se possa fazer a substituição dos cílios alimentos, antes que o problema se agrave, sim, melhor prevenir do que remediar, mas esse não é o principal a lembrar e sim contém glúten. Nada de relacho, e isso começa já para os pais que vejam os sintomas na criança, ora, prisão de ventre é fácil de observar; simples falta de merda, que nesse caso é um problema, diferente de quem tem isso no cabeção.

Falando em cabeção, tenha sempre na cabeça: contém glúten

O dito glúten[editar]

Nesse caso, pode acreditar...
Revista á base de trigo.

Algumas pessoas já desconfiaram, pelo método de produção das massas, que esse tal de glúten, não surge naturalmente, uma vez que mistura-se a água ao trigo (por exemplo) e ele já dá liga, mas para se formar o tal glúten, a água, ao invés de esbranquiçada, tem que ser jogada até ficar sem cor, daí sim o glúten se formou. Juram, seja lá quem for que inventou esse método, que ele é necessário para que ocorra a fermentação... bem é claro que se pode confiar nisso sem maiores estudos e bem detalhados sobre o assunto, não, não, jamais seria mais um embuste pra cima do povão... mas, alguém já viu tentar fazer sem essa tal formação de glúten pra ver se não dá a mesma liga? Ora, isso tem jeito de algo sinistro.

Ainda se houve dizer que as massas sem esse glúten, como supostamente já foi feita em outros tempos, tinha até gosto melhor sem esse refinamento todo e consequente: contém glúten mas é igual para saber se a guria é mesmo virgem: só comendo pra saber disso.

Ora, vamos fazer aquela visitinha à uma grande fábrica e lançar o desafio de fazerem sem formação de glúten. Se aceitarem descobriremos se a liga só é possível com glúten. Caso não aceitem, seremos apenas e tão somente lançados para fora, e as pessoas com a tal da doença celíaca, continuaram com risco de perder os cílios, daí para pior, e tendo que permanecer convivendo com o contém glúten.

Existem fábricas que não utilizam glúten, alegando usar farinha de milho e afins, ao invés de trigo, mas se desconfia que essas fábricas simplesmente não usaram a tal liga absoluta e necessária. Dessa forma confirmando a teoria, que deixou de ser conspiratória, virando prática de ser contra contém glúten.

Os esforços no sentido de fabricar coisa que não precisem da liga com glúten são algo bonito de se ver, sendo ou não algo fácil, pensassea até mesmo em fabricar pessoas sem glúten para que os antropófagos como Hannibal possam se deliciar à vontade, mesmo que possuam a doença.

Dando liga[editar]

Sacanagem não poder comer isso...

O que pode dar um a boa liga sem o glúten, vejamos, existem inúmeras coisas, tipo, boa liga: você e aquela biba sem pescoço, outra boa liga que pode substituir o glúten, seria eu e Juju panikete, ou ainda Aloka e o fio terra da Maroca + Fernanda, quem viu sabe da liga que aquilo deu... no mais com a Fernanda o Serginho não passou do choquinho, mas a gente brinca que ela (ela Aloka) pegou todo mundo. Liga não lembra só coisa de veado, claro, pode dar uma ligada nas véias que andam atrás de piazões e não é que algumas vezes dá liga mesmo? Tipo os casos de Ana Maria Brega.

Ligas mais bonitas? Vejamos, eu de novo com aquela sua prima gata que nunca te deu condição, ou ainda algo bonito de quando você vai ao banheiro às pressas... Liga bonita é aquelas dos clássicos emos da Disney, não, não me refiro aos príncipes e princesas, mas às ligas, ouro mais prata que a Disney fatura, essa sim ô liga bonita, ainda consigo como mangaka... mas, comendo ou não mangaka, que por sinal, não contén lá muito glúten, vamos parando por aqui antes eu coma mais um bis... que contém glúten, mas de qualquer forma eu não tenho problema celíaco e também, como diz mamãe, não engordo de ruim. Falamos em sonho? Ah, sim, sonho da panificadora, contém glúten.

Ver também[editar]