Dona Benta

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Velhadaslu.jpg Dona Benta é uma velharia!

Provavelmente é de madeira, na cor bege, quadrado, gigantesco e possui durabilidade eterna. Se vandalizar este artigo, um corcel vai te atropelar!

Primeiro-celular-do-mundo2.JPG

Cquote1.png Pra casa macacada!!! Cquote2.png
Dona Benta chamando os netos.
Cquote1.png Isso é racismo. Cquote2.png
Alguém sobre frase acima.
Cquote1.png Velha sabida. Cquote2.png
Emília sobre Dona Benta.
Cquote1.png Respeito os mais velhos Emília. Cquote2.png
Dona Benta sobre frase acima.
Cquote1.png Tá bom, você é uma mais velha, sabida. Cquote2.png
Emília sobre frase acima.
Cquote1.png Onde já se viu isso sinhá? Cquote2.png
Tia Anastácia sobre os absurdos dos netos dela.

Texto em negritoDona Benta é a avó dos Encerrabodes de Oliveira, portanto é possível que ela também seja Encerrabodes, que por sua vez, veio de uma linhagem de criadores de bodes, mas isso não e o mais importante. Dona Benta é a avó mais sábia que já pisou na face da mãe Terra depois da Dercy Gonçalves. Saiba mais sobre essa grande senhora e como ela adquiriu toda essa paciência sapiência conrinuando a leitura.

Afazeres de Dona Benta[editar]

Dona Benta fazendo mágica para ensinar seus netos a não cair em truques ridículos.
Dona Benta assustada com mais uma manifestação da tia Anastácia em seu terreiro quintal.

quando se tornou avó, Dona Benta resolveu se aposentar de suas inúmeras ocupações, pois viu que os pais deles não dariam conta de tais pestes, assim para evitar que se tornassem bandidos e formadores de quadrilha, ela resolveu assumir a maior parte da falta de educação dos pirralhos, pois, não bastando eles, ainda sua neta do nariz <s>e do bumbum arrebitado resolveu adotar uma menina disfarçada de boneca, chamada Emília que é a própria encarnação(pensava-se que fosse a Chiquinha, mas não), assim ela, que nunca tinha tido empregada teve que contratar uma escrava pra ajudar, mas a Tia Anastácia fica pra outro artigo.

Dona Benta era ainda gostosa apesar de ter mais de cinquenta anos, mas depois que passou a cuidar dos netos, se desgastou muito em pouco tempo e teve assim, que assumir a aparência de vovozinha mesmo. Sua aparência então ficou: Óculos redondinhos, cabelos em coque(se não sabe oque é coque, é quando mulher enrola os cabelos e fica tipo uma bola), esse coque algumas vezes é confundido com um bichinho e a Emília puxa com essa desculpa. O Burro Falante gostou da ideia e também já tentou comer o cabelo dizendo que achou que fosse um monte de feno(depois dizem que ele não é burro...

Dona Benta deixa a parte mais difícil dos afazeres de seu Sítio para a Anastácia sua grande amigona e empregada, assim pode educar os netos, já que na escola eles aprendem apenas a atacar as pessoas com pedradas e insultos, fazer bodoque(sabe cetra?, então), falar palavrões, maltratar os animas e brigar. Os pais nem dão conta, mas aproveitam já que seus filhotes ficam mais com a avó e só ficam na farra.

Educação dos netos[editar]

Dona Benta, vendo que eles não precisam de mais incentivo para ser sempre contestadores, revolucionários e guerreiros, ou seja: Já são bem malcriados, sem noção, briguentos... Então ela lhes ensina o que precisam: Diplomacia, amor, compaixão, altruísmo, essas coisas que eles nem de longe saberiam por si só o que pode ser.
Pó de pirlimpimpim para bolos Dona Benta.
Como é muito sábia e sabe que não é à toa que as pessoas aprendem a ler, deve-se usar esse aprendizado, ela quando não sabe, vai em sua vasta biblioteca e para correr o menor risco de ensinar errado, evita coisas como Paulo Coelho, Carl Marx, etc... Como nada é tão perfeito, Dona Benta comete alguns erros: Em sua biblioteca tem muito filósofos ocidentais: Ora, isso não presta pra nada, nem é preciso mencionar. Se quer filosofia ao menos deve-se ir na fonte: Oriente.

Fora isso de filobostia, Dona Benta ensina de tudo à eles, só não tem nada sobre educação sexual, isso ela sabe que eles vão aprender sozinhos, e terá sim que evitar que se tornem tarados, talvez ela precise conversar com a Lúcia(Narizinho), sobre menstruação e gravidez, mas, nada além disso. A Emília é que será a mais difícil nesse ponto, já que acredita ser de pano: Ela vai achar, mesmo usando absorvente, que está toda manchada e que vazou, essa paranoia, Dona Benta ajudará a resolver sempre com sua sabedoria e paciência infinitas.

O Pedrinho, nem é preciso dizer que é o pior de todos, mas nada que Dona Benta não consiga resolver, inclusive ela já consegui que ele desistisse do trafico de Sacis em garrafas, até mesmo porque Dona Benta já não gostava das garrafadas da tia Anastácia, agora não seria seu neto que ia começar com isso. Conseguiu também que Pedrinho desistisse da formação de quadrilha, embora dissesse que ele não precisava participar da campanha de desarmamento, mas que usasse sua espingarda apenas em caso muito extremos.

Para se livrar do estresse que tudo isso provoca, Dona Benta costuma rolar no chão, lutando com lobos e sempre ganha, até porque, diferente da avó da Chapeuzinho Vermelho, ela sabe tudo de lobos e seu pontos fracos: ela teve que aprender e saber se defender pois seus netos adoram a brincadeira sem graça de chamar lobos pra assustar ela e a tia Anastácia.



v d e h