Donatello

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Mas essa ideia foi minha Cquote2.png
Donatello sobre David de Michelangelo

Donatello é uma das quatro tartarugas ninjas, a que usa a bandana cor de roxo e luta com um pedaço de pau. Trabalhou em Florença, Prato, Colher, Faca, Siena e Pádua, recorrendo a várias técnicas (xilogravura, baixo-relevo, escultura na faca), e materiais (mármore, bronze, madeira, massa de pizza e pão de queijo).

Biografia[editar]

Infância[editar]

A famosa Maria Madalena coberta por ácido.

Nascido em Florença em 1386, o seu pai era um humilde bardo e compositor que teve uma vida tumultuada, participando da revolta dos Ciompi, quando os fãs da Fiorentina protestaram contra o aumento do preço das carnes vendidas durante os jogos e contra o uso indiscriminado de estereótipos sobre Florença.

Porém ao contrário do pai, Donatello era muito discreto, ele foi o nerd zoado na escola, sendo estes um dos motivos pelos quais não apareceu no jogo Assassin's Creed II.

Florença[editar]

Após um cuidadoso estudo de anatomia nas melhores casas noturnas de Roma. Quando voltou para Florença cheio de ideias, numa bela noite, o futuro escultor, como uma boa dona de casa, estava a preparar os biscoitos para o seu neto. E ao colocar a massa nos moldes em forma de corações e estrelas, teve a genial ideia de criar moldes de estátuas, revolucionando o estilo de escultura contribuindo para o renascimento. Seus primeiros trabalhos, entretanto, não foram bem sucedidos afinal Donatello foi incapaz de encontrar a marca certa de farinha no supermercado que combinasse elasticidade com durabilidade.

Após muito tentar, Donatello conclui em 1408 a sua estátua do David, que viria a ser plagiada por Michelangelo posteriormente.

Após isso Donatello começou a ter uma mania quase parafílica em esculpir tabernáculos. Esculpiu praticamente um tabernáculo para cada uma das 8000 igrejas de toda a Itália.

Além dos tabernáculos, Donatello esculpia diariamente, e entulhou as igrejas e basílicas de Florença com suas obras de valor estético duvidoso porém louvável técnica.

Pádua[editar]

Uma típica sacada arquitetada por Donatello com claras referências à ufologia.

Entre 1443 e 1450 Donatello se viu forçado a mudar-se para Pádua para acompanhar seu time Fiorentina que havia caído para a série C. Durante este tempo esculpiu outra obra-prima, conhecida como Gattamelata, uma escultura de uma cavalo empinado encomendada por seu amigo Enzo Ferrari.

Morte[editar]

Donatello retornou para Florença em 1453, onde esculpiu a famosa "Madalena" em madeira. Todo mundo sabe que ficou feia essa aqui, mas como foi o Donatello quem fez, todo mundo arranja desculpas para elogiar esta que foi sua última obra-prima antes de morrer cheio de calos nos dedos.

Principais obras[editar]

Sem dúvida a grande obra de Donatello é o David em mármore exposto na Galleria dell'Accademia de Florença considerado o símbolo da República de Florença. Com este David, Donatello renova o cânone de beleza masculina da Renascença, um corpo atlético, no auge da força jovem expressada por formas nascidas a partir de um estudo cuidadoso da detalhes anatômicos, como a torção do pescoço através de uma veia e da estrutura dos tendões, como as veias nas mãos e pés, bem como a tensão muscular nas pernas.... Ah, sim, é verdade. Quem, fez esse David foi o Michelangelo. O David de Donatello parece apenas um boiolinha mesmo.

Outras obras: