Dundalk Football Club

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Dundalk Football Club
Escudo do Dundalk.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Pombos Football Club
Origem Bandeira da Irlanda Irlanda- Dundalk
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Onion Park
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Irlandês
Divisão League of Ireland
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Dundalk Football Club é um time de futebol irlandês conhecido por não ter vergonha de ter o desenho de baitas três galinhas branquinhas desenhadas no meio de seu escudo. É um time que já teve sucesso no passado, e mesmo nessa época antiga nunca foi respeitado, então hoje em dia é só uma equipe desconhecida do desconhecido futebol irlandês.

A diretoria e a torcida do time sonha com o dia que possam passar a disputar o campeonato da Irlanda do Norte e quem sabe um dia jogar a Oitava Divisão da Premier League. Mas enquanto esse sonho não se concretiza, a equipe tem que se contentar em jogar com os times irlandeses que mal sabem as regras do futebol.

História[editar]

Fundação[editar]

Este time foi fundado em 1903, numa tentativa de imitar a Inglaterra que estava fundando times microscópicos para cada cidadezinha mais desconhecida e interiorana possível. A cidade de Dundalk também queria ter seu próprio time de futebol, por pior que fosse e por mais que usasse pombos no escudo. O time foi bem aceito, pois se hoje não possui mais do que 40.000 habitantes, no início do século certamente só tinha umas 100 pessoas, e deveria ser um puta tédio, e qualquer time de merda ajudaria a movimentar as coisas.

Como a cidade é localizada no trajeto entre Dublin e Belfast e não estava em nenhuma cidade isolada nos bosques dos leprechauns, pelo campeonato irlandês de 1922-23 o Dundalk FC tornou-se o primeiro time de fora da capital irlandesa a disputar o campeonato. E só 10 anos depois, na temporada de 1932–33, ganhou seu primeiro título irlandês, provando como o futebol irlandês é fraco ao ponto de um time que não vergonha de usar pombos no escudo seja assim campeão sem mais nem menos.

Época dos títulos[editar]

De 1960 até 2000 foram os anos que o Dundalk ganhou alguma coisa, o que não interessa pra ninguém, nem mesmo para os próprios irlandeses, por isso quarenta anos de história podem assim ser facilmente resumidos em um único parágrafo de poucas linhas.

Virada de mesa de 2006[editar]

O Dundalk foi o centro de uma polêmica em 2006, quando subiu para a primeira divisão na marra, tipo o Fluminense e o Bahia em 2000 no Brasileirão. Como na Irlanda ninguém acompanha futebol, não houve a menor repercussão, até mesmo porque os times rivais nem souberam da tramoia do Dundalk.

Tríplice Coroa de 2014[editar]

Após 30 anos de jejum, o Dundalk finalmente regressaria ao posto de time de sucesso ao conquistar a tríplice coroa da Irlanda. Primeiro ganhou a Copa da Irlanda, depois ganhou o campeonato irlandês e finalmente ganhou a Copa dos Pombos de Dundalk concretizando o grande ano de sucesso.

Títulos[editar]

  • Campeonato irlandês: 10 vezes (1932–33, 1962–63, 1966–67, 1975–76, 1978–79, 1981–82, 1987–88, 1990–91, 1994–95, 2014)