Economia da Nigéria

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Economia da Nigéria é como de todo resto da África, seus riquíssimos recursos naturais e enorme PIB está no papel mas ninguém sabe onde realmente foi parar essa riqueza, pois todos no país vivem feito cães abandonados na sarjeta.

Embora o país esteja abarrotado de petróleo, como por lá todos não sabem o que é líquido negro, acabam usando essa riqueza para fabricar tinta preta usada para pintar latinhas de Coca Cola Zero vendidas na Burkina Faso a maior rede de lanchonetes fast food do noroeste africano.

Tabela de conteúdo

[editar] Agricultura

Economia nigeriana girando.

O setor agropecuário nigeriano já foi bom, um grande produtor de inhame e amendoim, a matéria-prima dos pratos típicos do país. Todavia, a população cresceu desordenadamente e ao mesmo tempo a maioria dos nigerianos descobriu que se daria melhor viver nas grandes favelas das enormes cidades vivendo ao lado de esgotos do que na lavoura plantando comida.

Isso causou um enorme déficit que obrigou 25% da população do país importar abobrinhas do Cazaquistão ou então comer fiambres de zebra doados pela Guiné Equatorial.

[editar] Indústria

A indústria é algo avançado demais para a Nigéria, as que existem são todas de mega-empresas estrangeiras que estão ali apenas para sugar o petróleo do país, fabricar belos ríméis e pagar com caveiras de bode.

[editar] Serviços

Basicamente o setor de serviços nigeriano consiste em gigantescas feiras de muambagens em geral onde é possível sempre se encontrar de tudo o que exista de ilegal (mesmo que no país não existam leis para definir o que é legal). São vendedores de carne de origem duvidosa, de DVDs piratas de jogos de PlayStation 2, de frutas semi-podres e espigas de milho cozidas, tudo em meio à esgotos a céu aberto e carros com o filtro quebrado que despejam dióxido de carbono sobre todos dando um temperinho mais exótico.

[editar] Importações

A Nigéria é o principal importador de cadarços da República Centro-Africana, o seu melhor parceiro comercial com quem compra também produtos eletrônicos de 1950 para usar como mesinha de centro e muitas AK-47 para fazerem uma guerra civil de vez em quando.

[editar] Exportações

A Nigéria é um dos maiores exportadores do mundo de latinhas de ração para gato, e seu principal comprador é a África do Sul.

Também é grande exportador de petróleo, mas como os nigerianos acham que aquele líquido negro é apenas chorume, o vendem a baixíssimos preços para a Rússia.

Flag-map Nigeria.png Nigéria
HistóriaPolíticaSubdivisõesGeografiaEconomiaCulturaTurismo
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas