Edmonton

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Edmonton é a atual capital de Alberta com aproximadamente 1.000.000 de canadenses terminando suas frases com "Eh?".

História[editar]

Edmonton vista de satélite. As diferentes colorações do Rio North Saskatchewan demonstram bem as divisões dos bairros da cidade pelo o que cada um tradicionalmente despeja no rio.

Antes dos europeus, Edmonton era uma terra disputada pelos povos aborígenes cree e blackfoot que lutavam pela posse das preciosas, cobiçadas e alucinógenas flores de papoula que floresciam no local. Com a chegada dos europeus Edmonton foi dominada pelos cavaleiros que dizem "Eh", que instituíram um grande reinado de terror falando "eh" para quem passasse por ali. Posteriormente essa prática temida viria a ser incorporada na tradição canadense de debate, retórica e resolução de problemas.

Em 1795, Edmonton é fundada oficialmente como um posto de muambas entre pele de foca da Companhia da Baía de Hudson e caranguejos fritos da Companhia do Noroeste.

Em 1870, Edmonton cresceu após um programa do governo canadense que mandou presidiários e prostitutas de graça para os confins do país numa tentativa de desenvolver mais o interior do Canadá.

O século XX foi de grande desenvolvimento, e com a chegada do orkut, blog e fotolog o povo de Alberta ganhou uma grande ferramenta de relacionamento.

Economia[editar]

Durante muito tempo a economia de Edmonton foi baseada na pecuária bovina, mas depois que Joselito sabotou o gado local introduzindo a doença da vaca louca, esse fato arruinou muitos fazendeiros que sacrificaram seus rebanhos e foram se dedicar aos negócios de peles de búfalo e petróleo.

Sem falar do imenso shopping West Edmonton Mall, responsável por empregar quase que a população inteira de Edmonton.

Lazer[editar]

A única opção razoável de lazer de Edmonton é o West Edmonton Mall, um imenso shopping, deixar o cartão de crédito com sua esposa num lugar desses é assinar a falência, com 850 lojas de sapatos, roupas, bolsas e artigos de alces, 27 salas de cinema e 1 hotel, o West Edmonton Mall é responsável por empregar 90% da cidade tanto direta como indiretamente.

Edmonton é reconhecida também por ser uma das cidades com o maior número de parques e playgrounds por metro quadrado do mundo. Andando pela cidade você tem a impressão que ninguém trabalha por lá, só ficam embaixo de árvores fazendo porra nenhuma.

Turismo[editar]

Edmonton abriga os maiores festivais do Canadá, sendo reconhecida inclusive como Festival City. Entre seus festivais mais badalados estão os festivais de anime e os festivais de rodeio onde o povo tradicionalmente vai assistir fantasiados de alce.