Elbasan (prefeitura)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cquote1.svg Isso parece nome de remédio Cquote2.svg
Você sobre Elbasan
Cquote1.svg Aqui tem muita coisa. Uma estrada de terra, um castelo, e só. Cquote2.svg
Morador rural de Elbasan sobre coisas interessantes
Cquote1.svg Só a capital que não é pequena lá Cquote2.svg
Capitão Óbvio sobre Elbasan

Elbasan, por incrível que pareça, não é nome de remédio, e sim de uma prefeitura albanesa, cuja capital também é Elbasan. Ela fica no meio da Albânia porque não está nem na frente nem atrás (favor não pensar em sexo). Em Elbasan passa uma estrada romana que nem um carro adaptado à terrenos acidentados consegue passar. Também há um muro de pedras prestes a cair castelo. E um time de futebol que faz disputas pelo campeonato nacional em um campinho.

Criança de Elbasan pedindo dinheiro à mãe.

Se existe mais coisas tirando a capital, elas estão escondidas. Mas o que a torna um pouco diferente das outras prefeituras é que Elbasan é uma província otomana no meio da Albânia com coisas medievais misturadas. Em um ato incrível, as igrejas e mesquitas não se destruíram umas às outras. Pensando bem, provavelmente é porque os caras não tinham armas boas o suficiente para demolirem os prédios inimigos.

História[editar]

A história que as pessoas conseguem lembrar de Elbasan começa quando o Império Romano chega por lá e mostra que quem manda agora naquele lugar era ele. Os romanos gostavam de um esporte muito popular na Itália: A corrida de cavalos com obstáculos. Essa corrida necessitava de uma estrada própria para os cavalos, que aguentavam disputar em terrenos terrivelmente acidentados.

Então, os homens escolheram um local qualquer e fizeram uma estrada toda esburacada (se é que aquilo pode ser chamado de estrada), chamada Via Egnatia. As corridas de cavalos aconteceram por lá até que os romanos foram botados pra correr. Nesse período, Elbasan não teve nada de interessante. Com a chegada dos turcos, o local mudou. Os otomanos estavam com muito bom humor, ao ponto de tornar o lugar o melhor possível. Eles transformaram Elbasan num dos menos piores lugares da Albânia.

Eles fizeram tudo aquilo que a propaganda do governo garante que fez, apesar de mentir. Costruíram escolas para o azar das crianças vagabundas, hospitais sem enormes filas de atendimento, entre outras obras inúteis. O porquê disso tudo, ninguém sabe. Mas Elbasan conseguiu se tornar uma prefeitura decente comparado às outras. Não importava quantas nações dominavam a Albânia, Elbasan continuava sob domínio turco-otomano.

Até que a própria Albânia conseguiu recuperar seu estado. Mas para isso, teve que assinar um acordo propondo que os otmanos continuassem na região. Ou seja: O Império Otomano continuava dominando Elbasan, mas os livros de geografia demonstravam o contrário, dizendo que a Albânia é a verdadeira dona da região.