Enéas Marques

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Mazzaropi02.jpg Enxada-1.png Esti artigu é caipira, sô!! Enxada-2.png

Este tar di artigu pareci caipira, foi escritu purum caipira, ô ele é de fato
CAIPIIIIRRA!!!

Num istraga eli naum, si não nóis crava a inxada pra riba docê!


Enéas Marques é uma "cidade" encravada no sudoeste do Paraná, vizinha de Francisco Beltrão,(coração do sudoeste como eles se denomina.

Infraestrutura

Parece que recentemente uma empresa, ou firma, como costumam chamar por la, abriu uma Lan House para as crianças, jovens e adultos aprenderem a datilografar. Na inauguração fez-se presente toda a imprensa regional, prefeito e demais autoridades e quase 50 % da população, dando um aglomerado de 127 viventes (destes 25% eram autoridades 30 % familiares e o restante a população marcando presença em peso). O prefeito fez um pronunciamento comentando a importância disso para cidade e o avanço notável que esta vem tendo. No ato o prefeito aproveitou para anunciar a demolição das 3 balças que dão acesso a cidade e a construção de uma ponte de MADEIRA, o que permitira a escoação da produção local para as cidades vizinhas. Teve ainda o anúncio de que, recentemente o Presidente LULA enviou uma carta, pelos correios, anunciando que o município foi contemplado pelo PAC II que será executado no governo da DILMA e que aproximadamente em meados de 2045 a cidade terá acesso a Internet, o que levou a população a euforia emocional, muitas crianças subiam as paredes de alegria. O Exelentíssimo prefeito resalva que a carta havia sido escrita em meados de janeiro de 2010 mas só chegou no final de Dezembro deste mesmo ano, devido as péssimas condições do transporte, problema este, que será solucionado com a construção da primeira e, provável, única pont E por ser uma cidade no meio do nada, ainda nao chegou o chicletes muito conhecido pelas crianças brasileira, lá eles chupam a bala de banana.

Política

O que dizer sobre a política de Enéas Marques. Pelo jeito o povo dela ganha pra votar, por que parece que agora vai sair a terceira eleição nos últimos 3 anos. Em bora vocês possam achar que foi uma piadinha o fato de a população ser paga para votar, acredite, não é uma piada, é um fato! Parece que o primeiro prefeito eleito em 2008 foi caçado por compra de votos e, olhem só que legal, dia 12 de janeiro de 2011 o segundo prefeito, eleito em 2009 também foi caçado por compra de voto e outras coisas mais, tipo policiais fantasmas, cidadão fardado, policial metido a besta, segurança particular do prefeito, cacete no rabo da oposição. O mais interessante foi que este disse que o primeiro era corrrupto, parece piada. Apesar disso dizem que é uma cidade legal pra se viver, desde que você não seja da oposição é claro, senão é cassetete na bunda mesmo.
Parece que existe um policial la também, meio famoso por ser pistoleiro de "galinha de terreiro", ou também conhecidos como "ladrões pé de chinelo", é sabe aquele cara aleijado de uma mão, que anda de muletas, dorme no banco da braça e compra cachacinha no bar do toco, então dizem que tem, ou tinha, bastante destes "homens perigosos" até a chegada deste fenômeno na cidade. Houvi boatos de que baleou uns 5 já. Tem outros caras "perigosos" na grande Enéas, um pessoalzinho que anda metido no que eles chamam de "política", mas parece que estes ele não baleou ninguém, houvi dizer que o fenômeno alegou não ter conhecimento do perigo destes homens
Parece também que andaram espalhando uns jornaizinhos pela cidade citando alguns nomes não tão conhecidos na cidade, como os do prefeito, vereadores e policiais, os quais vinham praticando atos elícitos, nada grave, tipo cassetete no rabo, ameaças de morte e outras coisas mais. Parece também que foi impresso com recursos públicos na única impressora da cidade.

Economia

Sua maior empresa, e unica também, tem o nome insuperável de FOLEM, deve ser alguma referência a decendência gaúcha relacionada com a palavra "fole de gaita".

Outra fonte de renda é o pagamento de Bolsa-Escola, Bolda- Esmola e outros programas governamentais. Fonte de renda dos munícipes menos providos de recursos financeiros, também tem contribuído para que ninguém mais querer trabalhar e investir em aumentar a prole, ja que para cada filho matriculado, ganham cerca de 15 reais mensais o que por aqui é uma boa grana. Como cerca de 80% da população reside na área rural, sua maior fonte de renda se constitui pela criação de amáveis torcedores do Palmeiras, ou mais conhecidos como suínos, seguidos de frangos e da produção leiteira que por sorte aida não descobriram a soda caustica por aqui.

Principal fonte de renda da cidade.

Com cerca de 5.999,5 habitantes a cidade era conhecida por ser a Capital do Brejo, mas a fama não se deve aos seus jovens enamorados mas sim aos motoristas de cavalo que desfilam na gigantesca avenida com suas charretes azuis, e seus pangarés desnutridos. Hoje, graças a uma familia que domina os arredores com sua hegemonia, e suas carretas é claro, que circulam pelo país inteiro, é mais conhecida por ser a Capital do Caminhão.

Idioma

O idioma local é o gringo ítalo alemão , ou simplesmente colonês, tais frases como: Porco zio, os caro pexáro lá tchó, te dole uns tchafote,não me mige nas páia boa,ma não me atente que eu te pinxo na sanga nene etc são ouvidas milhares de vezes por dia nos butécos que por aqui são como templos, principalmente em dias de

Eventos

Atualmente o maoir orgulho da papulação é uma Feira chamada FESTLEITE, uma exposição que destaca valores do municipio tais como a produção leiteira do comércio e industria, não se sabe o porquê de se fazer exposição do comércio e industria ja que têm-se apenas três ou quatro lojinhas e é claro a FOLEM.

Eventos Jovens

A população jovem também não pode ser esquecida, já que ultimamente vem se destacando o incrível aumento da população homossexual, talvez devido a falta de interação entre sexos já que não existe nenhum vestígio de prostíbulos ou mais carinhosamente apelidados de zona por estas bandas.

Recentemente um grande comerciante foi descoberto no ápice do ato dentro de seu carro juntamente com um "coleguinha" trocando carícias nas mediações da cidade. Vale ressaltar também o homossexualismo feminino, que mais recente ainda uma instrutora de Auto Escola se envolveu com sua aluna e mantiveram um romance até o marido da instrutora descobrir e dar umas boas bifas nela, depois de apanhar a instrutora foi embora de Enéas Marques.

Os jovens se divertem em em bailes e matinês, desde que o Padre permita é claro, ja que por aqui não se tem noticia de cinemas, boates ou qualquer outro tipo de agito.

Outra atividade dos finais de semana, é viajar para visitar os argentinos que são praticamente vizinhos de porta. Sem contar que a gasolina e a cerveja é vendida a preços inferiores aos praticados na cidade. Este é um fato irrelevante ja que a maior intenção é a prática do turismo em busca da cultura é claro.

Também não podemos aqui deixar passar em branco o alagado, como o próprio nome diz é uma espécie de Piscinão de Ramos do sudoeste, é um alagado mesmo, a pria dos caipira que se reúnem as margens do lago de uma usina para encher o bucho de carne e cerveja, oriundas da Argentina.