Enzima

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Fecundaçao.jpg
Biologia.jpg

Este artigo é relacionado à biologia.

Não estranhe se ler que fruto e fruta são coisas diferentes.

Lembre-se que a tundra é mais fria que a taiga.


SPDF.png
07.jpg

Este artigo é relacionado à química.

Provavelmente estará cheio de citações e referências a Lavoisier.

Fique distante do Bico de Bunsen.

Apesar de parecer um quadro, isso é, na verdade, uma enzima.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Encima?Cquote2.png
Google sobre Enzima
Cquote1.png Sabe como as enzimas se reproduzem? Uma enzima da outra!! Cquote2.png
Você sobre piadinha ridícula sobre as enzimas
Cquote1.png Elas aceleram os processos químicos. Cquote2.png
Nerd sobre enzimas

As enzimas são importantes (ou não) compostos químicos que aceleram as reações químicas que infelizmente mantem você vivo. Em termos práticos, as enzimas são os fiscais que fazem as moléculas trabalharem, já que diminuem os impostos para a realização das reações (conhecido como Energia de ativação).

Segundo Darwin e bioquímicos, as enzimas são proteínas que auxiliam o corpo na função de trabalhar de forma mais rápida, para que o corpo possa sobreviver. Embora não haja consenso, acredita-se que o Biotônico Fontoura pareça ter efeito semelhante no corpo, mas os estudos ainda não são conclusivos. Embora todos os organismos posuam enzimas, o número delas em cada pessoa varia.

Tabela de conteúdo

[editar] Papel bioquímico

Segundo estudos importantes (ou não), realizados em muitos lugares, descobriu-se que as enzimas são essenciais à vida, já que aceleram reações que, muitas vezes, lidam com átomos vagabundos preguiçosos. Como você já deveria saber, as enzimas são grandes e fortes proteínas que obrigam os átomos a trabalhar mais rápido, do contrário, as enzimas dão uma bela surra nos átomos que não cumprirem sua cota. Isso explica porque as enzimas são moléculas enormes e monstruosas.

No entanto, apesar de serem fortinhas, elas não aguentam calor. Se o lugar onde as enzimas estão passar de 40°C, elas começam a suar e pouco depois se abrem (não levar para aquele lado), perdendo a forma musculosa que assusta os átomos (os nerds especialistas no assunto dizem que elas desnaturaram). Como os átomos não tem mais medo delas, elas perdem a capacidade de acelerar a reação, ferrando com quem dependia dos processos que elas aceleravam.

[editar] Quantidade de enzimas e as pessoas

Animal com grande quantidade de enzimas.

De acordo com estudos, a rapidez ou lerdeza de uma pessoa é fruto da quantidade de enzimas que ela possui. Portanto, aquele seu vizinho molenga, o seu empregado retardado demorado e a sua sogra, que dispensa comentários, não são assim por falta de vontade ou por vadiagem, mas por possuírem poucas enzimas ativas no organismo.

Para reverter esse grave problema, sugere-se a aplicação de grandes doses de etanol ou de vitaminas, que irão fazer as enzimas se tornarem ativas ou morrerem de uma vez (quem disse que o tratamento não tem deefeitos colaterais). No entanto, o uso abusivo de etanol pode causar morte do fígado e do célebro, mas quem se importa com isso?

[editar] Modelos Enzimáticos

Representação gráfica de uma enzima segundo o modelo chave-fechadura.

Os estudiosos e nerds que perdem seu tempo estudando enzimas desenvolveram muitos modelos que mostram como as essas moléculas fazem para realizar o trabalho sujo de acelerar os outros vagabundos átomos com quem interagem. Dentre estes modelos, temos:

  • Modelo chave e fechadura: neste modelo, a enzima age como uma fechadura, onde o substrato (nome fresco para a substância que a enzima vai destruir) se encoxa encaixa nela como uma fechadura, se ligando à fazenda ao sítio passivo ativo da enzima e reagindo. A enzima só vai deixar o substrato com encaixe certo entrar nela, do contrário as moléculas não se ligam, ou não;
  • Encaixe induzido: neste modelo, a enzima seduz o substrato, se abrindo aos poucos para que ele entre na molécula e ela faça o serviço, embora isso possa ser meio estranho para os atomos que estão perto desta suruba reação.

[editar] Ver também

v d e h
Bioquímica

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas