Escambo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Experimente também: Dinheiro Cquote2.png
Sugestão do Google para Escambo
Cquote1.png Já fiz isso muitas vezes Cquote2.png
Dercy Gonçalves sobre escambo

Um trouxa praticando escambo

Escambo é um meio de comprar coisas sem gastar dinheiro. É utilizado por qualquer um que não pode utilizar o dinheiro para conseguir o que quer obter, normalmente por ser pobre.

Ele funciona da seguinte maneira: uma pessoa qualquer vai até outra querendo alguma coisa que ela tenha, ou que ela faça algo por ela. Para conseguir o que quer, a primeira pessoa revira os bolsos e oferece o que quer que acabe encontrando para a segunda. Se alguma coisa no lixo oferecido interessá-la, eles fecham negócio e cada um vai pra casa feliz.

Origem[editar]

Esse estilo de comércio surgiu na pré história, junto com a profissão mais antiga do mundo, quando a primeira trabalhadora do mundo recebeu frutinhas para realizar seus serviços.

Depois disso, ele se disseminou pelo mundo, pois naquela época o dinheiro ainda não tinha sido inventado e era todo mundo pobre. Além disso, o escambo era conveniente para as mulheres pré-históricas, pois elas já estavam acostumadas a ser estupradas umas 100 vezes por dia e duas ou três transas a mais pra ter comida todo dia davam um bom negócio.

Exemplos de Escambo[editar]

Abaixo temos exemplos de algumas negociações que já foram feitas através do escambo.

Pau-Brasil x Panelas e talheres[editar]

Esse caso de escambo ocorreu durante o Descobrimento do Brasil. Os portugueses ao encontrar o pau-brasil perceberam que esse vegetal poderia ser vendido a um preço muito alto no país deles, então decidiram levá-lo na viagem de volta, mas como eles não conseguiam carregá-lo tiveram que pedir ajuda pros índios, que por serem preguiçosos, não quiseram ajudar.

Então os portugueses tiveram uma ideia: como os índios ainda viviam na idade da pedra e se impressionavam facilmente com qualquer objeto brilhante, eles trocariam suas panelas e talheres pelos paus dos índios. Esse escambo continuou sendo feito até o pau-brasil ser extinto, pois era muito lucrativo para os portugueses e porque os índios precisavam continuamente de panelas e talheres novos, já que tinham preguiça de lavar os que já tinham.

Troca de Figurinhas[editar]

Qualquer um que já tenha jogado seu dinheiro fora com um álbum de figurinhas já praticou esse escambo. Ele é bem simples, você pega suas figurinhas que são repetidas, seu amiguinho pega as figurinhas repetidas dele e você torce para ter uma figurinha que o outro queira e para ele ter uma figurinha que você precise para seu álbum também para poder fazer a troca, sendo que normalmente isso não acontece e ninguém consegue fechar negócio.