Escritório

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Escritório.
Típico escritório

Escritório (AO 1990: excretório, em castelhano: oficinaWTF??) é um lugar em que você finge que trabalha, seu patrão finge que acredita e finge que te paga por isso.

Definição[editar]

A partir de 1 de janeiro de 2009, com a adoção do Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correta da palavra passou a ser excretório.

Segundo linguiças linguistas o Professor Pasquale, a grafia do novo Acordo Ortográfico resgata a origem da palavra, uma vez que o escritório, ou excretório é um lugar de merda, onde pessoas de merda fazem um trabalho de merda naqueles cubículos de merda (que parecem as divisórias de um sanitário público, diga-se de passagem) para agradar um chefe de merda com relatórios de merda que não querem dizer merda nenhuma e receber um salário de merda.

Organização[editar]

A organização (ou logística, palavra que está mais na moda) de um escritório segue as normas da ABNT e está configurada da mesma forma, conforme claramente descrito na série de vídeos intitucionais The Office.

Pessoal[editar]

Um escritório, de modo geral, conta com a seguinte configuração de colaboradores, em ordem decrescente.

Chefe é o manda-chuva, aquele que você nunca será. O que menos trabalha e o que mais ganha dinheiro.

Supervisor ou encarregado é o cara que faz o que o chefe deveria fazer, o capacho, o lambe-botas do patrão. Quanto mais o supervisor é pisado pelo chefe, mais ele pisa nos demais. A atitude de um supervisor é perfeitamente descrita como de um filho caçula que repete a bronca dada pelos pais nos filhos mais velhos.
Você. Certamente você está aqui. Essa função não tem nome. É o equivalente ao peão numa obra (não chega a ser o servente, mas também não é o mestre de obras, engenheiro ou arquiteto). É o grosso do escritório, o que dá substância ao escritório. Não que trabalhe, mas ocupa os cubículos. Sabe como tem-se certeza de que você está nessa exata posição? Simples! Você não está acima, pois nunca será chefe e se fosse supervisor estaria supervisionando, ou puxando o saco do chefe. Você também não está abaixo, senão não teria tempo para ler isso. São vocês que iniciam piadinhas, jogam bolinha no escritório, trocam corrente de e-mail...
Secretária, sempre secretária. Nunca secretário. O ambiente muito maxista. Ou a secretária é uma tiazona gente boa e que faz tudo o que você quer (sem safadezas), ou é uma gostosa que te esnoba e só dá para o chefe (ou para o seu marido, caso você seja mulher). No entanto, seja qual for o tipo de secretária, é ela que te diz o que fazer, e é você que manda ela fazer o que ela te disse para fazer. E é ela que repassa para o estagiário o teu serviço que ela deveria fazer. A secretária ainda organiza a sua agenda, mente para sua mãe que você não está, e para o seu cônjuge que você está, mas está numa reunião importantíssima, ou ainda que você ficou ontem até tarde para terminar uns relatórios. A secretária sabe que aquele teu presentinho do amigo secreto de fim de ano foi comprado numa loja de 1,99, e saberá a hora certa de te "recompensar".
Copeira ou tia do café. Se seu chefe não é tão pão-duro, vai contratar uma para servir a todos. Deveria ser uma maneira de você não parar de trabalhar, mas ainda você continua indo até a copa de meia em meia hora para tomar um cafezinho.
Faxineiro(a) é o cara que limpa as merdas que você faz. As merdas físicas apenas. As merdas conceituais ficam a cargo da secretária, ou do(a) estagiário(a).
Faz-tudo é o cara que faz o que ninguém mais quer fazer. Ele pode inclusive substituir as funções de copeira, faxineiro, secretária e até mesmo supervisor. Faz-tudo é o antigo office-boy, mas que não sai do escritório (a não ser que ninguém mais o faça) porque hoje, serviço externo é com o motoboy. Aliás, o faz-tudo pode acumular essa função também. Quando você está no período de experiência, o faz-tudo é VOCÊ!! Em alguns escritórios, isso tudo (e todo o resto) fica a cargo do(a) estagiário(a).
Estagiário(a) é a alma do escritório. E assim como você não dá o mínimo valor para sua alma e ela vai para o Inferno, o escritório não dá o mínimo valor para o(a) estagiário(a). É a pessoa que mais trabalha, quando não é a única. Faz o que você tem que fazer, faz o que todos os de cima tem que fazer, tudo isso por meio salário mínimo e com a certeza de que não vai ficar por mais de seis meses no escritório, a não ser que seja para tomar a tua vaga (regra convencionada pela Lei de Murphy). Alguns escritórios, muito poucos mesmo, possuem uma versão deluxe de um(a) estagiário(a): o trainee. Ele não trabalha menos, não é menos explorado, não é menos escória, mas ao menos ganha o justo para o que faz: bem mais do que você. Se você é um(a) estagiário(a), o que tá fazendo aqui, TEM MUITA COISA ESPERANDO VOCÊ PARA FICAR PRONTA! CADÊ AQUELE MEU RELATÓRIO! O FILHO DO CHEFE TÁ ESPERANDO AQUELE TRABALHO SOBRE A GUERRA DE CANUDOS E O PROFESSOR DELE JÁ AVISOU QUE NÃO ACEITA CÓPIA DA WIKIPÉDIA![1]

Termos técnicos[editar]

Diversos termos técnicos podem confundir um leigo que se depara pela primeira vez com o dia-a-dia de um escritório. Embora pareçam complicados, tais termos são bastante simples de se interpretar, bastando apenas um pouco de observação e bom-senso.

  • Relatório é algo que se faz sem parar em um escritório. Serve para provar para o chefe que um funcionário está trabalhando. Ocupa 95% do tempo que ele destinaria a sua tarefa mais usual, a qual ele, por sinal, desconhece. O conteúdo dos relatórios é baseado em fontes tão fiáveis quanto as da Wikipédia.
  • Reunião é o momento onde se apresentam os relatórios. Como são os estagiários que elaboram os relatórios, o apresentador precisa ter um domínio perfeito da prolixidade. Apresentações de slides do PowerPoint ajudam os menos habituados à essa arte.
  • Coffe break é uma pausa para o café. Não uma das 52 que você faz por dia. É uma pausa mais longa, com direito a salgadinhos, docinhos e outras besteiras. coffe breaks são muito comuns quando se recebe a visita de um cliente ou fornecedor importante, que participa de uma reunião
  • Happy hour é o verdadeiro motivo por que se trabalha em um escritório. Borracheiros, professores, donas-de-casa não têm happy hour. Mas se você trabalha num escritório... maravilha!!! Pedreiros chamam isso de "passar no boteco para tomar uma pinga", mas você... você está de terno e gravata! Você está num happy hour.

Rotina[editar]

A rotina de um escritório é muito intensa. A agenda de um você no escritório é sempre cheia, sem tempo para distrações, como se pode ver no exemplo abaixo.

Hora Atividade progamada Atividade realizada
8h Bater o ponto, organizar a mesa de trabalho Acordar. Está atrasado!
8h15min Checar e-mails, responder os mais urgentes Sair de casa, o carro não pega, perder o ônibus
8h30min Repassar e-mails para setor de vendas, compras, etc. No ônibus
8h45min Conferir dados atualizados para o relatório ... ônibus
9h Confirmar compromissos da tarde, imprimir planilhas Parar no boteco para tomar um "cafezinho"
9h30min Reservar equipamentos de A/V para apresentação (datashow, computador, caneta laser, tela de projeção, ...) ... "cafezinho", ler jornal popular sangrento (Extra-RJ, Agora São Paulo-SP, Diário Gaúcho-RS, Super Notícia-MG, Tribuna do Paraná-PR, ...)
10h Contactar clientes Discutir futebol
10h30min Receber encomendas, projetos tercerizados Chegar, conferir se o estagiário bateu o meu cartão, tomar café de verdade
11h Resolver problemas, revisar relatórios Resolver encrencas, revisar e-mails
12h Almoço Almoço
13h Receber supervisor, encaminhar propostas Receber a conta, encaminhar-se ao almoxarifado
14h Assinar papelada, despachar Siesta, cafezinho
14h30min Confirmar agenda do dia seguinte com secretária Confirmar encontro do dia seguinte com secretária, cafezinho
15h Reunião, apresentação de relatórios Reunião, adivinhação de relatórios, cafezinho
16h Encaminhar pautas da reunião Encaminhar piadas da reunião, e correntes, e fotos de gostosas...
17h Cotar insumos, mão de obra Jogar Bolinha no escritório, cafezinho
17h30min Confirmar recebimentos Confirmar happy hour, ir embora
18h~18h30min Confirmar últimos compromissos Ligar para o cônjuge, avisando da "hora-extra"

O dia foi tão corrido que nem deu tempo de espiar a Desciclopédia!

Ver também[editar]

Referências

  1. Caro estagiário, vou aliviar essa pra você, copie daqui! MAS NÃO VÁ SE ACOSTUMANDO, SEU VERME!