Eskafandria

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo foi marcado como órfão desde novembro 2009. Ajude a Desciclopédia arranjando um pai pra eles colocando esse artigo linkado em outros de assunto similar.


Cidade de Eskafandria ou Escafandria é uma cidade mítica do folclore botucatuense, que teve sua origem presumida entre os cidadãos de Botucatu que são famosos por suas lendas e contos.


Sobre a Lenda[editar]

Supostamente, a cidade de Eskafandia é um reino subterrâneo localizado no interior do 2AQ! O aquífero Guarani.

Arquivo:Brasão da cidade de Eskafandria.jpg
Brasão da Cidade de Eskafandria.

Este reino subterrâneo teria sido descoberto por Elieser K. (personagem folclórico) através de mensagens enviadas por um ser eskafandriano (nativo da cidade de Eskafandria) via tubulação do sistema de água e esgoto. Segundo essas mensagens uma enorme passagem teria sido aberta ligando a cidade de Eskafandria a Botucatu/SP.

Essa passagem teria sido feita as escondidas enquanto a Praça Emílio Pedutti (Bosque) - o marco zero da cidade de Botucatu - estava sendo restaurada, aproveitando-se dos tapumes que a cercavam e durante o período da noite, engenheiros eskafandrianos super equipados trabalhavam debaixo para cima enquanto os pedreiros daqui trabalhavam de cima para baixo.

Segundo Elieser K., existe e é alarmante o risco de uma possível INVASÃO!


Carta de Elieser K. ao povo botucatuense[editar]

Arquivo:Carta de Elieser K. para os botucatuenses.jpg
Carta de Elieser K. ao povo botucatuense.

A carta anexa foi distribuída na região do centro-oeste paulista na forma de corrente para a conscientização do público em relação a existência de Eskafandria.


Mito sobre a História da Cidade[editar]

A cidade de Eskafandria teria origem no antigo povo de Atlântida que após o naufrágio do continente perdido teriam achado refúgio em uma parte oca do aquífero guarani e alí prosperado em segredo.


Representação[editar]

Os seres eskafandrianos seriam, fisicamente, parecidos com os humanos exceto pelo fato de usarem roupas de mergulho e escafandro para poderem respirar embaixo da água.

Possuem tecnologia muito avancada em algumas áreas, principalmente no campo do transporte e mineração.


Geografia[editar]

O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, estando localizado no subsolo do centro-sudoeste do Brasil e ainda se distribui entre o nordeste da Argentina, noroeste do Uruguai e sudeste do Paraguai.

Segundo a lenda dos Eskafandrianos, parte do aquífero seria constituída apenas de água, não apresentando rocha sedimentar porosa. Nestes espaços de apenas água os eskafandrianos construíram sua cidade intra-aquatica e intra-terrena.


Curiosidades[editar]

  • Uma carta corrente com a noticia de uma iminente invasão de seres intra-terrenos vindos da cidade de Eskafandria circulou na cidade de Botucatu/SP
  • Existe uma possível referência sobre os eskafandrianos na música Futuros Amantes de Chico Buarque. Veja a a letra da música (em português) .
  • É possível encontrar pessoas com camisetas ou outros souvenires da cidade de Eskafandria pelas ruas das cidades e Botucatu ou Bauru no interior de São Paulo.


Ligações externas[editar]


Giroletta 01.jpeg
v d e h
Lendas Urbanas