Espírito Santo, Amém!

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


BandeiraES.JPG Este artigo é CAPIXABA!

Ele só aparece no Jornal Nacional quando acontece tragédia, não tem sotaque, tem o pulmão preto de tanto pó de minério, torce pra time carioca, passeia na Vitória-Minas, só come chocolate Garoto e não vive apenas de Roberto Carlos. Apesar disso é trabalhador e gente-fina, ao contrário dos Catarinas, seus primos sulistas.

Moqueca é capixaba, o resto é peixada...


Espírito Santo
Brasão do Espírito Santo
Brasão
Bandeira do Espírito Santo
Bandeira
Localização
[[Imagem:|280px|center|Localização do Espírito Santo]]
Região sudeste
Capital Vitória, mas para Roberto Carlos é Cachoeiro do Itapemirim "A Capital Secreta do Mundo"
Cidade mais importante {{{importante}}}
Estados limítrofes Bahia, Rio de Janeiro, República do Pão de Queijo Estado do Triângulo, União de Jeová, Cabo Frio.
Características geográficas
População 3 hab. 2007
Densidade algum hab/m³
Clima Tamuu Torradu (Serra, Colatina - até o capeta pede ventilador! -, Cachoeiro e São Mateus)/ Freezer (Santa Teresa, Iuna, Domingos Martins e Pedra Azul).
Indicadores
Analfabetismo {{{analfabetismo}}} 23/07/2014
Mortalidade infantil alguns pm ao dia 23/07/2014
Expectativa de vida 200 anos (Vitória e interior) / nasceu,morreu (Serra e Cariacica) 23/07/2014
IDH e/π 23/07/2014
PIB R$ imagina... 23/07/2014
PIB per capita R$ 23/07/2014
Outros
Gentílico capixaba Robertocarliense, Mineiro de Férias , Italiano, punk, emo, patricinha, playboy.


Cquote1.pngVocê quis dizer: Província de Minas Gerais?Cquote2.png
Google sobre Espírito Santo (estado)
Cquote1.pngVocê quis dizer: litoral mineiro?Cquote2.png
Google sobre Espírito Santo (estado)
Cquote1.pngVocê quis dizer: Acre do Sudeste?Cquote2.png
Google sobre Espírito Santo (estado)
Cquote1.png Você é gringo? Póca fora daqui, rapaz! Cquote2.png
Hospitalidade capixaba sobre turistas
Cquote1.png FHC uma vez visitou a Aracruz Celulose! Cquote2.png
Cidadão de Aracruz sobre Espírito Santo
Cquote1.png É mó palha, palha, muito palha, isso é palha! Cquote2.png
Cidadão Capixaba sobre Espírito Santo
Cquote1.png É quase tudo meu ! Cquote2.png
Aracruz Celulose sobre Espírito Santo
Cquote1.png Meu cantinho preferido! Cquote2.png
Aedes aegypti sobre Espírito Santo
Cquote1.png Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Cquote2.png
Bento XVI sobre Espírito Santo
Cquote1.png Onde fica o Espírito Santo? Cquote2.png
Aluno ignorante do Sul sobre Espírito Santo
Cquote1.png O Espírito Santo fica no Centro-Oeste Cquote2.png
Professor burro do Sul sobre Espírito Santo
Cquote1.png O Espírito Santo fica no Céu, essa eu sei!!! Cquote2.png
Carla Perez sobre Espírito Santo
Cquote1.png Ixto ecziste sim, fica em Minas Gerais Cquote2.png
Padre Quevedo sobre Espírito Santo

60px-Bouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Espírito Santo (estado).

Cquote1.png Fica em Minas Gerais Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Espírito Santo
Cquote1.png Ainda estamos no Espírito Santo? Cquote2.png
Turista paulista rumo ao Carnaval baiano sobre Espírito Santo
Cquote1.png Moqueca Capixaba? Cquote2.png
Baiano sobre Moqueca Capixaba
Cquote1.png Vampraprai? Cquote2.png
Turista mineiro sobre Espírito Santo
Cquote1.png Efpírito Fanto? Não conhefo! É o quê, uma cachafa nova? Cquote2.png
Lula sobre Espírito Santo
Cquote1.png Meu pequeno Cachoeiro, fico só pensando em ti... he he he... São muitas emoções, bicho! Cquote2.png
Roberto Carlos, o Rei sobre uma cidade que ele só lembra na letra de uma música
Cquote1.png Moradores de Vitória são um bando de emos, punks, playboys e patricinhas que moram nos bairros nobres da cidade. Bom mesmo é Viana e o nosso brother Fundão Cquote2.png
Morador de Viana sobre Vitória.
Cquote1.png Pra que morar em bairros nobres de Vitória como Ilha do Frade, Ilha do Boi, Barro Vermelho, Praia do Canto, Jardim Camburi, Praia do Suá, Enseada do Suá, ou Mata da Praia? Bairro bom é São Pedro e Santo Antônio Cquote2.png
Morador de São Pedro (que nasceu em Viana e tem namorada em Santo Antônio) sobre os bairros nobres de Vitória.
Cquote1.png É nossa filial, tá ligado mermão?! Cquote2.png
F.B.M. Traficante Carioca sobre Espírito Santo.
Cquote1.png Não Gosto dele Cquote2.png
Capeta sobre Espírito Santo.
Cquote1.png Amém Cquote2.png
Final de uma oração cristã

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

Esse estado ganhou esse nome porque o papa quiz que fosse assim, quer dizer, porque lá tem muito santo que reza a serviço de Deus e quando vai à Igreja é expulso de lá por não ser inteligente e não saber geografia, tanto é que não sabem a verdadeira origem do nome do estado e um monte de coisas sobre o mundo que estão ao alcance de seus olhos de sampacu. Eu sou o Brasil, eu sou um pedaço de terra, o Lula me governa e ninguém tá interessado nessa história pra camponês ouvir! E, você, Anônimo, vá estudar que é melhor, para de zombar do meu povo e me ouça: Você que é do Paraná, já que sabe o nome de todos os meus estados e não consegue lembrar o nome do estado onde fica a cidade de Fundão, eu te pergunto: você sabe qual é o nome da terceira pessoa da Santíssima Trindade? A resposta é Espírito Santo! Daí você lembra o final da oração do Sinal da Santa Cruz. Se você não lembra o nome do estado quando for para lá, tente perguntar para um gaúcho gordo, hipertenso, comedor de churrasco e mal do estômago que está dirigindo o carro no mesmo acostamento que você numa rodovia federal. Ou melhor, nem pergunte porque senão dá briga no volante, daí você dá marcha ré e pega o caminho pro Rio de Janeiro.

Tem um nerd inteligente que diz o seguinte só porque leu na Wikipédia: "Vasco Fernandes Coutinho, um português, desembarcou na Capitania do Espírito Santo a 23 de maio de 1535 e deu o nome ao futuro estado por ser Domingo de Pentecostes." Tá, e daí? Vai encher a cara de merda de tanto ouvir assunto dessas porra de fanáticos religiosos, cale essa boca santa e beba bastante cachaça. Mas esse assunto é muito confuso! E você sabe do que está falando, seu cachaceiro de merda? Vamos parar com esse xingamento pra bêbado, senão vai ter um dilema terrível, ou seja, uma situação embaraçosa com duas saídas difíceis:

  1. Eu não te deixo mais consultar bibliografia, nem buscar informação numa biblioteca, nem contribuir para a Wikipédia, nunca mais!
  2. Eu chamo o Zeca Pimenteira e ele vai dizer muita coisa repetindo seu bordão favorito: Eu sempre quis ter uma enciclopédia assim! Eu sempre quis ter uma casa triplex assim! Eu sempre quis ter um escritório com computador e Internet assim! Eu sempre quis ter um carro assim! Eu sempre quis ir numa biblioteca assim! Eu sempre quis andar na rua com segurança assim! Eu sempre quis morar numa metrópole assim!

[editar] O que é isso?

Espírito Santo (também conhecido como primo do Rio de Janeiro) , é a Colônia de Exploração Turística Espírito Santo de Minas Gerais, ou seja, casa de praia dos mineiros. Apesar de quase ninguém se lembrar de sua existência, é uma unidade federativa muito importante, por algum motivo que não vem ao caso. Sua principal função é aumentar a distância entre o Rio de Janeiro e a Bahia (os capixabas devem ter orgulho disso) e sua função secundária é atrapalhar Minas a ter mar (os capixabas devem gostar disso também - até porque os capixabas não gostam dos outros estados brasileiros).

Faz fronteira com a Bahia (de onde vêm os filhos bastardos da familia Magalhães para utilizar os serviços de saúde do estado do Espírito Santo), Rio de Janeiro (para o qual oferece abrigo temporário às vítimas de balas perdidas e às protagonistas de novelas da Rede Globo), Minas Gerais, para o qual serve de retiro no verão, com direito a farofada nos trens da Vale, e super lotação de Barra do Sahy e Guarapari.

A capital é Vitória (apesar de não ter ganho nada), mas é em Guarapari que estão as mais belas praias. Mas em Vitória que estão os mais belos bairros (a maioria dos bairros da cidade são bairros nobres, isso quer dizer quase todos, porque São Pedro, Santo Antônio passam longe de ser, e o centro da cidade também não é lá muito bonito) onde moram os playboys e patricinhas, e a cidade também tem um grande número de habitantes emos e punks, que se reúnem todos os finais de semana no maior Shopping do ES, o Shopping Vitória, ou se reunem em um pier para se drogar e beber até desmaiar. Vila Velha tem os mais belos valões. O Porto de Tubarão destruidor de pulmões e a fábrica da Garoto, são as únicas indústrias do município de importância nacional (Internacional, no caso da Garoto). Esta se encontra no bairro da Glória, local não glorioso, sujo, com muitas lojas e trânsito, lugar onde alguns moradores de Vitória vão, apesar de alguns (ou a maioria) não gostarem de Vila Velha.

O Espírito Santo é conhecido por ser o Brasil dentro do Brasil por ser um aglomerado de todas as culturas brasileiras juntas em um estado só. O Espírito Santo é o único estado onde se pode dançar forró, ficar horas engarrafado no trânsito, ver um ônibus pegar fogo, ir ao Cristo Redentor (de Colatina, o de Guaçui ou de Mimoso do Sul), e ir a um baile funk, ou a alguma boate da Praia do Canto, ou seja, o melhor da cultura brasileira você sempre pode encontrar no Espírito Santo. Devido a isso, muitos guias de viagem usam o Espírito Santo para poder mostrar toda a cultura Brasileira para estrangeiros que estão visitando o Brasil, sem precisar viajar muito. Você deve está se perguntando, "como o Espirito Santo tem tudo isso eu eu não sabia?", isso se deve ao fato que o Espirito Santo é realmente o Brasil dentro to Brasil, tendo também um pouco das caracteristicas do Acre, ou seja sendo um pouco desconhecido.

Cachoeiro de Itapemirim não é somente a cidade de nascimento de Roberto Carlos, também de uma das maiores figuraças do cenário político capixaba, o único governador com tendências para o Lado Rosa da Força, Jerônimo Monteiro, que instituiu as cores atuais da bandeira do Estado é também a "Capital Secreta do Mundo" e compete com Colatina pelo título de cidade mais quente do Espírito Santo.. Não obstante, talvez seja o único lugar do mundo onde os camaradas mais espertos de lá (os que deram o fora na primeira oportunidade) são homenageados! O tal do "Cachoeirense Ausente". Inacreditável. Em qualquer lugar (menos no ES, claro, pois capixaba odeia forasteiro), as cidades homenageiam aqueles que as escolheram para viver; lá festeja-se aqueles que quiseram ver aquilo pelas costas...

Alegre é um modorrento município a não ser quando realiza um festival de adolescentes maconheiros conhecido no Brasil como Festival de Alegre e no mundo como Gay Festival. Para lá vão guris querendo se dar bem, mas que acabam enrabados ou ficam mesmo na punheta e gurias, que pegam (mais uma) DST.

Piúma,uma roça no sul do estado, também é conhecida como brejolândia devido ao seu mar mais parecer uma privada. Piúma é a praia de mineiros falidos (que não podem ir para Vitória ou Guarapari) que economizam uma merreca de seu salário mínimo todo mês para chegar no final do ano se gabarem dos menos "infortunados" que foram ao mangue, ops, praia. Essa cidade também é conhecida pelas mulheres mineiras feias que lá vão passar o carnaval. O cidadão prostituto mais famoso é o Sr. Sirigueijo.

Um dos lemas políticos do estado é "Cio cudo ca mata rasgá, cami lucola", que na forma local de porto-pomerânio, significa "vamos raspar o tacho até o final", na tradução livre e espontânea de Zézim Inácio, doutrinador e famoso rato-da-barriga-branca governador do Estado por dois mandatos.

Provavelmente, das cidades acima, você nunca ouviu falar... pois é, não são famosas... a fama do Estado é decorrente de outras cidades "estrelas": Viana, Cariacia, Serra e Vila Velha nas quais você pode morrer a qualquer instante pois a polícia passa por lá 02 vezes por dia apenas no dia 31 de dezembro, momento no qual toda a população (a maioria turistas mineiros) está comendo farofa em Guarapari... fora deste dia, polícia a gente vê na TV (quando pega direito, pois o sinal foi roubado...).

Cariacica/ES é injustiçada pelo fato de ser taxada como as mais violentas do Brasil... É mentira.. Jaboatão dos Guararapes/PE é muito mais violento... depois, aí sim, vem, na frente de algumas cidades brasileiras, Cariacia/ES e outras cidades que ninguém (nem os próprios capixabas) sabem o nome e que são centros produtores de traficantes, assaltantes de banco, meliantes especializados no roubo de cargas....

Aracruz, São Mateus, Linhares e Colatina são as "cidades" mais quentes do estado que se situam quase em território baiano. A temperatura chega fácil a 90ºC e são usadas como residência de verão do capeta, sendo uma alternativa ao rigoroso frio do Inferno.


[editar] Capixabas

Os poucos capixabas do Espírito Santo são filhos de baianos. Os outros, são filhos de pais cariocas e/ou mineiros que se transferiram para o local. Satisfazem-se com agitos precários e noturnos. Especula-se que milícias não permitem que estes grupos leiam mais que um livro por ano. Não se sabe ao certo de onde vem o termo "capixaba", mas o historiador baiano Jorge Amado atribui sua origem ao Tupi-Guarani, onde capi significa "lugar" e xaba significa "onde não tem porra nenhuma". Reza a lenda que capixabas tem pacto com o Demo, o que garante o corpo fechado dos cabras. Em nordestês, capixaba quer dizer "cabra que é melhor baixar a cabeça". Em mineirês é "sujeito que vou torrar o caco no verão pois sou pobre e preciso passa na casa de alguém sem pagar". O sotaque capixaba é a junção de dois outros sotaques de seus colonizadores, cariocas e mineiros, essa junção originou um sotaque cujo o som desperta no cérebro a área que é responsável pela sensação de angustia, fazendo com que os capixabas não tenham reconhecimento algum. Os capixabas tem um sotaque em que eles dão um gente de colocar "i", "u" e "não" em tudo, além de falarem "gastura", "que massa(que legal)", "que palha(que chato)", "pocar(estourar)".

Que finesse, esta menina! Que elegância tem essa Hai Soçaite!

A origem do capixaba data das migrações dos baianos para o Estado do Rio de Janeiro... naquela época, alguns poucos baianos ficaram cansados e, então, resolveram ficar na terra na qual Anchieta havia dizimado os indios transmitindo gripe ao catequizá-los... daí o termo carinhoso que os capixabas se transforam ao ouvir como apelido comum aos habitantes do Estado: baiano cansado (pode chamá-los de tal apelido que você conhecerá o lado educado dos capixabas).

Outra teoria sobre a origem do nome CA-PI-XA-BA é seu inverso, BA-XA-PI-CA, fazendo clara referência à vitalidade sexual do povo desse estado.

[editar] Chiquetosos da Coluna Social

Os Chiquetosos da Coluna Social são os representantes das classes A e B do Estado. Geralmente, passam férias em paraísos fiscais e enviam as fotos para os colunistas homossexuais que, por incrível que pareça, possuem espaços gigantescos em jornais do local. Colunas como "Sociedade" de Amaury Jr. e Coluna Octávio Bastos, do próprio.

Por razões nunca reveladas, essas figuras costumam aclamar e ufanar o Estado. No entanto, estas mesmas coisas bizarras da humanidade, nunca estão por aqui. Não é incomum tirarem uma onde intelectualóide, citando autores manjados como Victor Hugo, por exemplo. Registram uma quedinha pelos livros de autoajuda também.

No campo musical, essa classe abomina o funk carioca. No entanto, endeusam o Seu Jorge e acham que aquilo sim é samba. Há no estado (principalmente na capital) uma quantidade significativa de Emos e Punks que gostam desse estilo musical e que sempre se encontram no pier perto do Shopping Vitória para fazer seiláoque.

Os Capixabas são um dos povos mais figurantes e interesseiros já conhecidos. Amizades só se formam dependendo do seu status e seu sobrenome. Nas sextas e sábados, um dos poucos lugares a se ir é o Triangulo (uma rua com alguns bares e uma boate) onde há um grande tapete vermelho na rua e as pessoas vão fazer sua figuração, ou seja, exibirem suas roupas da última moda, escutar música ruim, e pagar caro por bebidas batizadas.

Entre os principais frequentadores do local estão as piriguetes (mulheris seminuas) com o intuito de encontrarem um coroa otário para bancar suas bebidas até que atinjam o coma alcoólico, e também os playboys (bombadus acefalus) com o intuito de exibirem seus péssimos gostos musicais em seus carros comprados com dinheiro do papai, arrumarem brigas sem motivo, e voltarem para casa sozinhos, já que o pênis nao funciona devido aos anabolizantes. Apesar do público que frequenta o local tentar transmitir uma imagem liberal, de malandragem, 99% deste público retorna para casa sozinho e sem sexo, gabando-se de ter "beijado 5 na night".

[editar] Outros

Existem várias outras espécies de capixabas, como os playboys e as patricinhas (a maioria - leia todos - habitam os bairros nobres de Vitória). Já em Vila Velha (filial pobre de Vitória) estão os bairros mais lembrados pelos jornais nacionais e os bairros que dão toda a noticia aos tele-jornais locais: o 1º de Maio e o Santa Rita. Nestes bairros, que na verdade são só um (O Santa Rita é uma laje por cima de um valão), ocorrem diariamente 50% dos homicídios da cidade. Os outros 50% ficam amarrados para serem mortos no dia seguinte. Destaca-se ainda dentre todos esses o bairro Boa Vista tal a fartura de putas, álcool e drogas que vagam por aquela por região. Para quem procura diversão em Vila Velha, esse bairro é o que há. Vila Velha possui ainda vários outros bairros, mas seria muito trabalhoso e uma perda de tempo citá-los.


Cristo redentor localizado em Colatina no Espirito Santo, provando que o Espírito Santo gosta de pagar pau para os cariocas.

[editar] História

O Espírito Santo possui uma história rica, cheia de fatos e acontecimentos, conforme segue:

  • 0 a.C.: Nasce o cantor Roberto Carlos, em Cachoeiro do Itapemirim. Com letras péssimas e melodias infames, ele logo é preso e condenado ao exílio. Então é acolhido pelo xará, Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, que logo vê nele um dos instrumentos ideais para pôr em prática seu plano de desenvolvimento de uma mídia superior ao pergaminho (há controvérsias), com o intuito de dominar o mundo através da hipnose e da lavagem cerebral coletiva (não há controvérsias).
  • 1500: Pedro Álvares Cabral chega perto do seu litoral, mas resolve ir mais ao norte, pra Porto Seguro na Bahia.
  • 1535: Com a chegada dos portugueses,a civilização Espirito-santense entrou em declínio. Os constantes saques abalaram seu desenvolvimento tecnológico, e a miscigenação com os portugueses comprometeu sua estrutura genética privilegiada. Dentre os piores males oriundos dessa relação intercultural, destaca-se a redução do QI dos ameríndios da média de 180 para 50, ocasionando na degradação destes à condição de índios cachaceiros falantes de tupi-guarani, durante o período colonial, e no surgimento de uma tribo conhecida como tribo funkeira, durante o período republicano, legítima continuadora da tradição fornicante luso-brasileira.
  • 1867: Comandados pelo general do gratino Juscelino I, a Guarda Mineira vence os 3 soldados do Exército Capixaba e toma o balneário de Guarapari.
  • 1867: Seis dias depois em uma noite de lua cheia com a andada dos caranguejos, os Mineiros, todos apavorados, fugiram com medo das "aranhas cascudas". Este fato, somado à tradicional discrição dos capixabas, fizeram os mineiros temerem os poderes destes. A fama se espalhou no Nordeste e Norte, onde todos temem o nome capixaba
  • 1897: Nasce Jece Valadão.
  • Década de 20: Retirantes baianos, cansados da viagem jornada até a cidade grande, resolvem parar no meio do caminho e fundam o Espírito Santo. Alguns dissidentes tentam um movimento para mudar o nome do estado para Caetanolândia, mas desistem porque daria muito trabalho.
  • 1947: Moradores de Cachoeiro do Itapemirim fazem uma vaquinha para Roberto Carlos poder comprar uma passagem de ônibus para o Rio de Janeiro e sumir da cidade pois não suportavam mais o Iê Iê Iê.
  • 1958: Fundada a Fantástica Fábrica de Chocolates fábrica da Garoto.
  • 1959: A fábrica da Garoto é comprada pela multinacional suíça Nestlé pelo valor de Cr$ 23.000.000,00 (em valores atuais seria algo em torno de 12 centavos).
  • 1960: O Ministério Público da União decreta a compra como ilegal, pois após avaliação, chega à conclusão que a fábrica valia pelo menos 7 milhões de cruzeiros (3 centavos de real e meio) a mais.
  • 1962: Não acontece nada de interessante no estado na colônia...
  • 1975: É fundado o Vila Nova Futebol Clube, a grande promessa da cidade de vila velha, que mais tarde foi o primeiro campeão capixaba feminino, além de ter revelado jogadores como Walter minhoca, João do milho e paçoquinha.
  • 1982: O então "Crime Desorganizado", num processo de reengenharia, seguindo novas tendências do Marketing Kotlheriano, passa a se organizar e institui seus pilares, Missão, Visão e Valores.
  • 1983: Nasce "Genilse", aquela capixaba gostosa de nome esquisito que você comeu no meio do caminho para Salvador, no Carnaval de 2005.
  • 1984: O time do Cruzeiro faz sua pré-temporada em Guarapari. 8 jogadores morrem: 4 vítimas de afogamento e 4 por ingestão de farofa estragada. Eles fogem novamente com a andada dos caranguejos
  • 1985: Nasce Gizele Silveira, a Madonna Capixaba.
  • 1992: Mineiras de todo o mundo se reúnem em Guarapari para descobrir o que que o capixaba tem. Descobrem, e todos os anos voltam para celebrar a descoberta e dar adoidado, mas para os Mineiros mesmo pois capixaba não come ninguém.
  • 2004: Garoto vendida de novo para a Nestlé. Consequencia: o seu chocolate ficou com o mesmo preço do dono suíço. O CADE não quer.
  • 2006: Morre Jece Valadão.
  • 2007: Sheila Almeida instala seus dois siliconesairbags de 1.2 litros.
  • 2008: Uma capixaba corrompida dedura o governador do estado americano de Nova York ao FBI em troca de uma indulgência.
  • 2009: Morre o "Garoto-Propaganda" (et pour cause) da Garoto : Michael - eu-só-como-garoto - Jackson.
  • 2013: Choveu pra caralho,mostramos que somos unidos e solidários,e ganhamos destaque na mídia nacional.
  • 2014: Fomos os ct das Seleções de Camarões e Austrália para a Copa do Mundo
Foto Aérea do Espírito Santo

[editar] Jornalismo Capixaba

O jornalismo capixaba é alvo de estudos por todo o mundo. Segundo historiadores, é intrigante como uma classe pode ser tão facilmente confundida a uma barata morta.
Isso é um jornal capixaba
Nesse ramo, destaca-se o tablóide A Tribuna e A Gazeta. Esta última gerou um filho para concorrer com o A Tribuna, chamado Notícia Agora. Nestes jornais, poucas matérias são escritas pelos jornalistas contratados (a pão-de-ló). A maioria delas são compradas de agências. As partes mais concorridas dos jornais são as de Esporte e as de Colunismo Social, demonstrando tamanha intelectualidade do povo capixaba.

Sua grande especialidade são as páginas inteiras dando parabéns ao político fulano ou ao juiz sicrano, assinadas por dezenas de puxa-sacos.

No telejornalismo, ressalta-se a presença maciça de jornalistas que não conseguem fazer outra coisa senão ler tele-prompt. A TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, é uma das maiores piadas jornalísticas do Estado. Servindo, apenas, para massa-de-manobra do poder político. Agora, imagine as outras redes de televisão do Estado. Melhor não.

Os telejornalistas, principalmente os da TV Gazeta, esnobes e com ar de pompa, são os mais "famosos". Eles agem e pensam como se fosse estrelas da Globo-RJ, apesar de sobreviverem com seus míseros salários.

Um dos maiores e mais assistidos jornais do Espirito Santo, é o Balanço geral a qual é um jornal do povo para povo, feito por uma afiliada a tv record, um programa a qual o que segura a audiência não são as reportagens e sim o apresentador que é o centro do programa (definitivamente) fazendo as suas irreverências, e zuações (com o povo) que só ele sabe.

Não satisfeitos, os capixabas também usam a internet para disseminar informações erradas. O conglomerado da Rede Gazeda vale-se do portal (segure-se para não rir ao ler a palavra portal) Gazeta On-line. Já a Rede Vitória, do empresário que é namorado da Wanessa Camargo, usa o Folha Vitória.

Umas das maiores aliadas do jornalismo capixaba, as Assessorias de Imprensa infestam o pouco material produzido pelos jornalistas locais.

O jornalismo do Estado é tão forte que revistas que não são do local descobrem notícias primeiro e divulgam para o Brasil. Dando, assim, o trabalho de copiar e colar para os capixabas.

Os jornais raramente criticam o governo capixaba; mesmo pagando R$1,80 por uma ponte de 100 metros e R$2,45 por um sistema de ônibus pior do que o do município de Lajinha.

Cobertura cultural também quase não é feita. E, se for, realizam-se pouquíssimas linhas ou imagens. Na verdade, estas coberturas estão restritas a programas patrocinados pelos patrocinadores dos eventos. Desse modo, tendo a Rede Vitória como pioneira, a Aracruz Celulose, Arcelor Mital, entre outras, pagam programas como "Gourmet Vip", "Programa Wesley Satley", "Black Tie", "Art Decór".

Por essas e outras é mais barato pagar por uma assinatura de jornal do Rio do que de um jornal local. Pelo menos assim dá para ler as notícias onde foram originalmente publicadas.

[editar] Turismo

Enchentes: como atrair turistas
Uma das grandes atrações capixabas para o turismo são as enchentes. Estes maravilhosos acontecimentos da natureza ajudam a economia capixaba atraindo jornalistas de outros estados, além, é claro, de realizar o controle populacional.

Pontos turísticos:

  • Guarapari - Meca dos mineiros, paulistas e candangos sem dinheiro. Terra da areia e da farofa monazítica. Lugar onde a ecoeficiência é levada a sério. Por isso, no verão, é cortado o fornecimento de água para a população a fim de evitar o desperdício.
  • Itaúnas - Lar do forró e da seda. Dunas e fumaça branca dominam as vistas mareadas dos visitantes. Terra da tartaruga marinha (em especial daquela que estrelou o filme "Procurando Nemo") e do Gindadim-do-forró-rasta-pé. As turistas (mineiras) fazem fila para cheirar seus sovacos suados e aprender uns passinhos.
  • Domingos Martins - Muito frio e ar puro esperam pelo visitante. E esperam muito tempo, pois provavelmente ficará preso atrás de um caminhão lento na subida da serra. Polenta e gente bonita completam o roteiro.
  • Marataízes - E o mar levou...
  • Conceição da Barra - o mar também levou...
  • Iconha - Terra da maconha e da mulher sem vergonha...
  • Guacuí - Ex-veado
  • Ibiraçu - Pau grande - a população de Ibiraçu sente uma grande inveja dos moradores de João Neiva, vendo em consideração que Ibiraçu não tem nem Hospital, então imagina a qualidade de vida por lá.
  • Vitória(capital) e Pedra Azul - Essas são as cidades mais cool do Espírito Santo e as que mais prestam também (e com certeza as mais bonitas, porque ninguém merece Fundão), Vitória é conhecida como Emolândia e Riquinhosmetidoslândia (por a maior parte dos habitantes serem Emos - que só sabem ficar no Shopping Vitória - e Riquinhos Metidos Filhinhos de Papai)
Mineiro fazendo uma boquinha em Guarapari.

[editar] Culinária

A culinária capixaba é famosa pela moqueca, pelo bombom e pelo amendoim no papel. Todos os anos, milhares de descendentes de Tiradentes e Mineiros se concentram para celebrar um prato típico também tradicional, o "Frango com Farofa". Este é preparado com galinha caipira e farofa a base de areia monazítica (rica em vitaminas A, B, C e Uai). Se tomada com Pepsi Cola quente se torna uma iguaria sem igual.

[editar] Leis e normas

O Estado do Espírito Santo aplica leis próprias dos capixabas. Estas, por sua vez, são aplicadas de forma complementar à legislação do Brasil (não se esqueça que, no aeroporto, informam que Vitória tem aeroporto internacional = você está em outro país distinto do Brasil).

Assim, em regra, as leis brasileiras são aplicáveis para os capixabas, salvo quando estes possuem normas legais próprias. Dentre estas, a mais aplicada é a Lei de Gérson, a qual é levada ao extremo em uma visão deturpada desta lei brasileira.

Ademais, possuem uma lei própria, a saber o CTC (Código de Trânsito Capixaba), o qual difere bastante do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Alguns exemplos desta legislação diferente:

  • enquanto no CTB os veículos lentos devem trafegar pela direita e as ultrapassagens devem ocorrer pela esquerda, no CT Capixaba deve-se sempre andar pela esquerda, e somente ultrapassar veículos pela faixa da direita, a qual, face a velocidade média dos motoristas, fica em regra livre;
  • enquanto no CTB quem trafega pela rotatória tem preferência, no Capixaba, JAMAIS terá preferência quem está na rotatória, devendo este otário aguardar parado na rotatória, causando engarrafamento, até que todos os veículos que se encontram nas faixas adjacentes entrem em sua frente com preferência absoluta;
  • enquanto no CTB os veículos lentos devem permanecer à direita e os veículos rápidos à esquerda, no CTC, os veículos devem sempre trafegar lado a lado na mesma velocidade, ocupando todas as pistas disponíveis, de maneira a impedir qualquer ultrapassagem. Caso nao seja possível ocupar todas as faixas, deve-se dar preferência à ocupação das faixas à esquerda, deixando livre as faixas à direita;
  • enquanto no CTB é proibida a parada em fila dupla, no CTC esta é permitida, desde que exclusivamente com a finalidade de bater papo com algum conhecido que esteja na calçada. Para isso, o motorista não deve emitir qualquer sinalização, devendo simplesmente parar seu veículo o mais centralizado possível em relação à pista, de modo a bloquear completamente o fluxo da via, até que seja finalizado o bate papo;
  • enquanto no CTB é proibido parar em cruzamentos, no CTC este é um procedimento obrigatório. Ao perceber o trânsito parado, e o sinal amarelo, o motorista deve sempre avançar até a traseira do carro à sua frente, garantindo o bloqueio completo do cruzamento. Os veículos da via transversal devem aguardar em silencio até que seja aberta a passagem, sendo que o ato de buzinar para o veículo que está bloqueando o cruzamento, como ocorre em outros estados menos evoluídos, é passível de multa gravíssima.
  • pelo CTC, é proibida a utilização da seta para indicar mudanças de faixa, sendo que tais indicações devem ser feitas via telepatia entre os motoristas. Ao perceber tal utilização indevida da seta por um veículo alheio, o motorista deve obrigatoriamente acelerar seu veículo, de modo a impedir que o outro realize a troca de faixa.
  • pelo CTB, o limite máximo de velocidade nas estradas é de 80 ou 110 km/h, enquanto que no CT capixaba, tais velocidades são os limites mínimos de velocidade, podendo ser reduzido em 10% apenas se trafegando na contra-mão na curva ou no acostamento, conduções estas plenamente aceitas e recomendadas pelo CT capixaba;
  • pelo CTB, sinal verde = Siga, sinal amarelo = Atenção e sinal vermelho = Pare. No CT capixaba, sinal verde = Conte até dez e somente depois arranque o veículo, sinal amarelo = Acelere, e sinal vermelho = Siga, desde que até 15 segundos após o sinal ficar vermelho;
  • pelo CTC, ônibus, caminhões, carroças e quaisquer veículos que desenvolvam velocidade máxima de 30 km/h devem, em avenidas, obrigatoriamente andar na fila da esquerda e pela pista do meio, lado a lado, deixando apenas a faixa da direita livre e abandonada, até porque os demais veículos devem seguí-los em fila indiana, não incomodando a faixa da direita;
  • pelo CTC, se o motorista deseja convergir para a esquerda, deve se posicionar na pista direita extrema e, quando chegar na esquina, virar sobre as demais faixas, fechando todos os veículos que se encontram nestas, cabendo raciocínio inverso quando em curvas para convergir à direita;
  • pelo CTC, se o motorista que não possui aparelho para passar pela 3a ponte sem parar para pagar e visualizar a faixa livre para veículos com aparelho que permite tal acesso, deverá obrigatoriamente entrar nesta faixa e, quando chegar defronte as cabines, deverá aproveitar para mudar de faixa e furar a fila dos otários que seguiram o CTC;
  • obrigatoriamente, pelo CTC, deverão copos plásticos, papel de bala e demais lixos existentes no interior dos veículos ser jogados para fora com o veículo em movimento.

Atualmente, a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito é comandada pelo Sr. Fabiano Contarato, cujo sonho de infância era ser ator ou apresentador de TV, tamanho o seu desejo de aparecer diante das câmeras.

[editar] Economia

Profissional de sucesso gerenciando a logística urbana da capital

Segundo o IBGE-FGH, a renda do capixaba está distribuida da seguinte forma:

  • Bombom Garoto a 5 paçocas - Imigrantes Baianos
  • Tele-sena a CD do Roberto Carlos - 35% do povão
  • 1,99 a 9,99 - Donos de Loja de 1,99
  • 10,00 a 49,99 - Transeuntes e turistas
  • 50,00 a 1.000.000,00 - Flanelinhas
  • acima de 1.000.000,00 - Alguns Políticos e Assessores da Assembléia.
  • todos acima +1 - Família Buaiz e Lindenberg
  • Riquinhos de Vitória que ninguém sabe como conseguem tanto dinheiro pra comprar mansões na Ilha do Frade e Ilha do Boi.

E toda essa renca aí paga algum tipo de favor aos Empresários do Transporte Público, desde passagem de ônibus ( R$ 2,00 + 0,10.-2007+X—sendo X o ano corrente ) até favores sexuais, passando por gordas mães propinas.

Estes só perdem para os donos da Vale(?), Aracrux-klan e Arcelor Mittal (antiga CST), que só visitam o estado quando se cansam de zoológicos convencionais.

[editar] Indústria

Existe um polo moveleiro em Linhares ou Colatina - tanto faz - especializado no desenho e confecção dos móveis mais medonhos do Brasil. Inteiramente voltados para pobres, são vendidos pela Sipolatti, Giacomin (ainda existe?) e Casas Bahia.

A Aracruz Celulose, localizada em Aracruz rouba as terras indígenas, espalha o cheiro mais agradável do mundo por todo o estado quando o vento muda de direção e esburaca a ES 010 e ES 257, graças aos enormes caminhões que rodam com mais de 3000 toneladas e na incrível velocidade de 160km/h.

No Espírito Santo é fermentada a pior cerveja do Brasil: a Saidera (sic). Tão ruim que traz em seu nome um erro de ortografia.

Engarrafa-se também o único refrigerante brasileiro voltado para a terceira idade: o Guaraná Coroa.

Outra indústria é a secular confecção de panelas de barro. Também é atração turística para portugueses que adoram fotografar-se ao lado da placa que diz Paneleiras; Lésbicas em Portugal.

Na capital está instalada também a Vale, convenientemente localizada no extremo Nordeste da cidade, de onde vem o vento, em direção à cidade. Com isso, a maior parte de seus estoques de minério e carvão, armazenados a céu aberto, chovem sobre a cidade diariamente.

Porém, ao contrário do que poderia-se imaginar, não há protestos contra esta situação, uma vez que as pessoas podem varrer e juntar todo o carvão e minério que cai sobre suas casas, e vendê-los de volta à Vale. Este processo se tornou uma importante fonte de renda para toda a população, representando hoje aproximadamente 27% do PIB capixaba.

[editar] Curiosidades

  • De cada 100 turistas mineiros, 80 não retornam para o seus lares ao fim do verão. Mais da metade vítima de afogamentos nas "lagoas com ondas" do Estado. Outra parte, se esborracha na BR-262, graças à grande habilidade na direção que estes seres possuem, ou também os que se esborracham pelos caminhoneiros que dirigem 72 hroas sem parar tomando arrebit. O restante, fica por aqui mesmo e monta um restaurante de fogão à lenha.
  • De cada 100 paulistas que vêm para o Estado, 90 dizem que adorariam morar aqui, mas retornam no primeiro voo dando graças a Deus por estar vazando dessa roça (que seria Viana/ES, Fundão/ES ou qualquer outra cidade do interior que ninguém sabe o nome). 5 abriram uma pousada em Itaúnas e os outros 5 estão até agora num copo sujo esperando "1 chopps e 2 pasteis".
  • De cada 100 cariocas que chegam ao ES, 50 são frequentadores de micaretas, 30 forncedores de material farmacológico ilegal, 19 trabalham na praia de Camburi após às 20h e 1 que sobrou foi para o BBB8, se dizendo capixaba.
  • De cada 100 baianos que pensam em vir para o ES, 150 vão. Deste total 85 acabam morando nos morros da grande vitória e o restante (que se cansou antes mesmo de viajar 100km depois da fronteira) ficam por São Mateus, onde as favelas são literalmente conhecidas como "Bairro de Baiano" e ficam na margem direita da BR-101 ou na cidade baixa.

[editar] Os Mineiropixabas

Idolos dos mineiropixabas no auge do sucesso
Bandeira do estado após indexação à República do Pão de Queijo

Os Mineiropixabas são oriundos dos remanescentes do famoso êxodo mineiro da década de 70, quando capiais, jecas, roceiros e peões da grande terra de Tancredo Neves e Joaquim José da Silva Xavier resolveram desbravar novas fronteiras aportando (!) em solo capixaba. Sem muito o que fazer e temendo a maldição da "lagoa com onda", que exterminou quase metade da população migrante, começaram a se reproduzir entre si (pai com filha, primo com prima, tia com sobrinho...etc) surgindo então a figura lendária do Mineiropixaba.

Como reconhecer um mineiropixaba: - Calça de couro e fivela de cowboy em pleno litoral; - Só ouve/fala/pensa em músicas do Vitor e Léo para baixo; - Brincam de "Bife a milanesa" nas areias de Guarapari; - Falam com orgulho que já comeram uma prima, a irmã ou uma tia; - Morrem de saudades de Minas, mas não voltam pra lá nem por reza;

[editar] Capixabas Famosos

Além do Rei Roberto Carlos, muitos capixabas conseguiram amplo destaque em cenário nacional:

  • Anderson Varejão: jogador de basquete, usa um pirucão e atualmente vareja nos Estados Unidos.
  • Juninho Capixaba: ponta-de-lança dos juvenis do Cruzeiro na década de 60.
  • Zé Ambrósio: pegou uma palheta da guitarra do Slash no show do Guns 'n' Roses.
  • Aílton Alfredo: primeiro capixaba a fazer a travessia Vitória-Vila Velha nadando borboleta.
  • Epaminondas Filho: funcionário número 1 da Fábrica da Garoto.
  • Maria Odete: primeira babá de Roberto Carlos.
  • Aríldo Borges: Herói linharense. Fez aquele gol contra o Fluminense em 1994.
  • Paulo Sérgio: Ex-goleiro de futebol do Fluminense, Botafogo e Seleção Brasileira, atualmente faz comentáros de no máximo 12 segundos no Globo Esporte ES.
  • Jece Valadão: o eterno cafajeste que comeu todas as cariocas porque nenhuma capixaba queria dar para ele.
  • Fábio Luiz: Atleta do Voley de Praia vice prata nas Olimpíadas de Pequim, ao lado daquele cearense (mas a culpa foi dele).
  • José Carlos Gratz, o maior mafioso do mundo, mais até que Al Capone.
  • Nara Leão: a moça que um dia foi famosa.
  • Rubem Braga: cronista. Fugiu de Cachoeiro assim que pode para reencarnar como Cachoeirense Ausente. Aliás, isso foi inveção do irmão dele.
  • Newton Braga: autor de ficção científica e irmão de Rubem Braga. Seu maior feito foi a invenção da figura do Cachoeirense Ausente.
  • Marta Anderson (nenhuma relação com o camarada acima): digamos, vedete canela-verde.
  • Sheila Almeida: a moça que colocou o mundo no peito.
  • Neymara Carvalho: gostosinha com sobrenome de duplo sentido. Campeã mundial de bodibodi.
  • Buru: Jogador de Futebol de Areia eleito melhor do mundo da FIFA em 2007.
  • Natal: saudoso dono da banca de jornais da praça Costa Pereira.
  • Luiz Paulo Velozo Lucas: ex-cumplice do Collor.
  • Sua Majestade Real o D. Lucas I pela Graça de DEUS Atoproclamado Rei Constitucional e Defensor Perpétuo de Ibitirama.
  • Lady Laura: dona de um puteiro em Vila Velha.
  • tia Rose: Outra dona de puteiro, porém, em Vitória.
  • Caboclo Bernardo: salvou uns marinheiros, virou pai-de-santo e hoje incorpora por aí.
  • Dead Fish: a maior banda do litoral mineiro.
  • Luciano Viana: ator global desconhecido.
  • Andrea Schartz: ferrou o governador de Nova York e posou pelada
  • Carlos Germano: ex-frangueiro do Vascocô, atual criador de galináceos em Dumingus Martins.
  • Luz del Fuego: de tanto andar pelada e se enrolar em cobras foi expulsa do Estado que tem nome de Santo para uma ilha deserta no Rio de Janeiro, onde passou o resto de sua vida sem roupa cuidando das pobrezinhas serpentes.
  • Chica Cichete: Uma moça de familia que, entrou para o convento depois de separar de Ronaldo Fenomeno.
  • Loyola: Mais um atleta amarelão que sse naturalizou americano e nem assim conseguiu ir para as olimpiadas de Pequim.
  • Maxwel: Jogador do Barcelona.
  • Stênio Garcia: Ator global que sempre faz papel de tio velho nas novelas, além de dirigir um caminhão pelo Brasil com seu parceiro(nos dois sentidos) Pedro.
  • Tia Zélia: Personagem mitológico de Vila Velha, entre seus feitos está a impressionante façanha de comer fígado de boi com melancia. Representa a influência nordestina no E.S.

[editar] Esporte

Estádio Engenheiro Araripe recebendo jogo do Bostafogo

O Esporte Nacional do Espírito Santo é o Capixababol. Pouco se sabe a respeito deste esporte, mas turistas mineiros em férias reportaram que tem algo a ver com bombom Garoto e com alguma canção do Roberto Carlos.

No futebol, alguns times se destacam em cenário nacional, como o Flamengo, o Vasco da Gama, o Fluminense e o Botafogo. Embora mandem seus jogos no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, esse times costumam mandar jogos menores no Maracanã.

O Espírito Santo também se orgulha de ser o Estado onde nasceu o "Handball de Praia" e o "Basquetebol de Praia". O primeiro campeonato terminou empatado devido a impossibilidade de condução da bola durante as partidas. Feras como Guruçá, Zé Gotinha e Peter Johnson prestigiaram o evento.

[editar] Futuro

Yoda.jpg
Este artigo ou seção de artigo trata do futuro. Tudo que for escrito a partir daqui foi baseado nas premonições do Mestre Yoda.
Clique aqui para mais premonições do mestre Yoda você ver.

Disposto a deixar para trás 500 anos de discriminação, preconceito e gozações em geral feitas pelos seus estados vizinhos, o Espírito Santo finalmente se prepara para deixar de ser o patinho feio da região Sudeste (junto com Minas Gerais) e se tornar o tão sonhado cisne e decolar de vez sua economia e progresso. Para tanto, já prepara a duplicação da fábrica da Garoto, a clonagem de Roberto Carlos, a criação de petróleo (isso já tem pelomenos) e as obras de triplicação da rodovia que liga Minas a Guarapari, que já estão quase prontas, apenas faltando a farofa, o tutu e o torresmo. O forte investimento em aplicações, principalmente de silicone também é uma fator de atração de mão de obra masculina para o Estado. Aliás, duas mãos. Porém, todo progresso tem seu preço, e no Espírito Santo você pode pagar em 10x no cartão Dacasa. O pum boom imobiliário fez com que os preços dos imóveis aumentassem horrores. Um cantinho debaixo de uma marquise na Praça 8 que antes valia 2 coxinhas, hoje não sai por menos de que 1 garrafa de Santa Terezinha e 1 saco de pururuca.

[editar] Ver também

v d e h
ESPÍRITO SANTO AMÉM
ES


Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas