Esponja-do-mar

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Chewbacca.PNG ANIMAAAAAAAL!!!
Este artigo trata de algum animal, ou alguém que pareça um animal, ou alguém com nome de animal, ou alguma bosta que te faz se sentir um animal, ou ainda um ANIMAL.

Não leia se tiver alergia a mafagafos.

Leaotarado.jpg


Montfortpoulpe.jpeg CUIDADO!! ESTE ARTIGO É AQUÁTICO!!
Este artigo trata de alguma criatura marinha, ou uma reserva áquatica, ou qualquer coisa relacionada a água.

Esponja-do-mar tem brânquias. Ou não.

Tubarão.jpg
No Wikipedia.png
QUEBROU A CARA! Os espertalhões da Wikipédia NÃO têm um artigo sobre: Esponja-do-mar.


Cquote1.pngVocê quis dizer: bob esponjaCquote2.png
Google sobre Esponja-do-mar
Cquote1.png Isso aí é um animal?! Cquote2.png
Leigo ao ver uma esponja do mar sobre Poríferos
Cquote1.png É uma planta. Cquote2.png
Qualquer um sobre Esponjas
Cquote1.png Ele Adora maré e espirrar! Cquote2.png
Cantor da música-tema de Bob Esponja sobre Esponjas


A Esponja-do-Mar é um animal,ou simplesmente esponja, é um organismo 99porcentomente marinho que não faz absolutamente nada. Vive filtrando a água, comendo detritos de outros animais. Houve uma grande discussão se esta coisa era um animal ou planta,mas, com o advento das pesquisas de biologia molecular, hoje em dia já é possível constatar que se trata de um animal e não de uma planta ou alien.Ou não.


Um exemplo de esponja-do-mar sempre sorridente

Tabela de conteúdo

[editar] História

As esponjas-do-mar não foram muito estudadas, dado seu importante papel ecológico. Existem biólogos que encontraram traços de existência de esponjas datadas do ano de 1900 e guaraná com rolha. Controvérsias existem, pois a própria Dercy Gonçalves diz ter limpado a bunda, usado uma para fins não divulgados. Contudo, desde essa remota, distante, antiga época aos dias de hoje, as esponjas não evoluíram absolutamente nada.


Esponjas-do-mar não andam, não respiram, não sentem dor, não mijam nem cagam.

Cquote1.png Qual a finalidade da existência dessa porra? Cquote2.png

. Não há finalidade para a existência das esponjas, mas como elas não dominaram o mundo (ainda!) nós as deixamos em paz, afinal, é muito difícil destruí-las, dada sua grande capacidade de reprodução.

[editar] Histologia

As Esponjas-do-mar são compostas por alguns tipos particulares de células, que serão apresentadas a seguir:

-Pinacócitos: são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja. Tem função de proteção (é um momento FAIL da natureza).

-Porócitos: Células com buracos que permitem a entrada de água nas esponjas.

-Amebócitos: Células-pau-pra-toda-obra, fazem de tudo numa esponja, transportam os nutrientes, formam novas esponjinhas, e servem de "óvulos" em dadas épocas do ano.

-Coanócitos: células flageladas (com caudas) que tem função de promover a circulação de água no interior da esponja. Capturam os alimentos e fazem a digestão intracelular. Em certos casos, servem de "espermatozóides" (fato comum nos mares, pois sempre existe o ciclo de reprodução de várias espécies marinhas acontecendo ao mesmo tempo, logo, sempre que você nada no mar, você está nadando nos espermatozóides das diversas espécies existentes).

Algumas esponjas apresentam espinhos calcários que ajudam a proteger seu corpo (na realidade, estes espinhos ajudam você a tirar a sujeira de seu corpo). a esponja lava louças

[editar] Reprodução

Pode ser sexuada ou assexuada:

A reprodução sexuada se baseia quando uma trepa na outra e enfia seu pênis lá na disperção de coanócitos na água em certas épocas do ano em que outras esponjas estão com seus amebócitos no cio. O coanócito fecunda o amebócito, nasce um caroço na esponja que foi fecundada, e esse caroço se torna uma nova esponjinha, que pode se soltar e cair no solo ou morar colada na mãe. Importante: esponjas não tem diferenciação sexual, são animais (seres) hermafroditas.

A reprodução assexuada se dá quando um viado animal separa a esponja em duas ou mais partes: cada parte originará uma nova esponja, com o mesmo material genético da anterior. Pode ser também que nasça um broto numa esponja, sem que ocorra fecundação, assim nascendo uma esponjinha concebida pelo espírito santo. Esponjas gemulam: em dadas épocas do ano, quando os rios começam a secar, as esponjas enfiam células em sacos chamados de gêmulas, e esses sacos ficam esperando a água voltar a existir naquela região. Quanto a água volta, as gêmulas germinam e nascem várias esponjinhas com o mesmo material genético da anterior.

[editar] Perigo

Esponjas são uma praga, pois tudo que fizermos vai continuar mantendo a vida delas. Não adianta atropelar, colocar num liquidificador na velocidade 5, fazê-las assistir aulas de sociologia ou até mesmo detonarem bombas atômicas, esses malditos seres aquaticos continuam existindo e se proliferando por aí.

Acima de todas essas preocupações, existe o fato mais alarmante de todos: nem mafagafos conseguem exterminar as esponjas-do-mar, pois elas são todas amarelas (ne realidade, 98% delas são amarelas, os outros 2% vivem em áreas que os mafagafos tem preguiça de ir não vão, como por exemplo áreas inabitadas do fundo do mar, locais de difícil acesso e na casa da sua mãe). Muitos cientistas buscam saídas para esse problema, e muitas possíbilidades são cogitadas,mesmo assim criem alguma possibilidade de exterminar essa porra de praga.


v d e h
Seres vivos

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas