Esporte Clube São José

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Esporte Clube São José
Escudo do São José-RS.png
Brasão
Hino Bah Tchê - São José di Camargo
Nome Oficial Esporte Clube São José
Origem link={{{3}}} Rio Grande do SulPorto Alegre
Apelidos Zequinha, o Pior do Rio Grande do Sul! ou O Melhor Time do Quarto Distrito.
Torcedores gremistas (quando São José joga contra inter) ou colorados (quando São José joga contra o Grêmio)
Torcidas Inexistente
Fatos Inúteis
Mascote Pai de Jesus
Torcedor Ilustre São José
Estádio Passo D'Areia
Capacidade Não se sabe ao certo, nunca lotou
Sede algum beco de Porto Alegre
Presidente  ?
Coisas do Time
Treinador  ?
Pior Jogador Nuvola apps core.png Cabeludo
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png Careca
Patrocinador Mais de meia dúzia marcas de bolachas
Time
Material Esportivo Spózer
Liga Campeonato Brasileiro
Divisão série Z
Títulos Vice-Campeonato Gaúcho de Bocha 2ª Divisão: 1996
Ranking Nacional 244°
Uniformes Uniforme01.jpg
Uniforme02.jpg



Esporte Clube São José é mais um daqueles tradicionais desconhecidos e insignificantes times de pseudo-futebol do Rio Grande do Sul que só serve para perder para o Inter e Grêmio.

História[editar]

São José participando do Desafio Internacional de Enduro de Pebolim.

Fundado em 1913 como time de bocha/cricket, nas horas vagas jogam futebol para fazer aquele número no campeonato gaúcho e assim acharem que tem gente que joga bola por lá além de Grêmio e Inter. O São José tem como único título o reconhecimento honorário como o mais simpático time de Porto Alegre, é claro que todos gostam do São José, o time é o ponto ganho da competição, e quando consegue raramente ganhar, é um ótimo motivo de piada para cima dos adversários derrotados.

Apesar de ser muito conhecido no Rio Grande do Sul por ser um saco de pancadas, no restante do Brasil é mais um clube inexpressivo formado por um bando de quebra-canelas que jogam (aka, faz número) na série D do campeonato brasileiro. Porque você acha que a quarta divisão do futebol brasileiro tem aqueles mais de 9000 times que você nunca ouviu falar? São José é um desses que faz número na competição.

Na década de 80 o São José atravessa a sua era de ouro, quando ganhou a segunda divisão do campeonato de futebol de botão amador em 1981 e assim ganhou o direito de disputar o campeonato gaúcho. Dotado do inédito esquema tático 4-5-3 liderados pelo carismático técnico ruim de matemática Zé da Chupetinha, cujos churrascos que organizava nos fins-de-semana eram providenciais para os fantásticos resultados negativos do São José.

Apesar de ter ficado em último no campeonato gaúcho por 20 anos consecutivos, como não existia a segunda divisão naquela época, o time teimava em permanecer na elite do futebol estadual. Até hoje os jogadores tem o tradicional hábito de saírem direto do churrasco para os jogos.

Em 1998, numa jogada de marketing de vanguarda, a diretoria contratou o craque e lenda Careca (apesar dele já estar com 50 anos de idade na época), Careca jogou uns joguinhos no campeonato gaúcho, depois viu que tava sendo humilhação encerrar a carreira desse modo lamentável e deicidu se aposentar de uma vez por todas.

Desde então o São José se preocupa apenas em fazer figuração no campeonato gaúcho e número nas competições nacionais. Já coleciona eliminações vexatórias no Campeonato Brasileiro da Série C nos anos de 1997, 1998, 2001 e 2003 e agora embarca em mais uma nova aventura buscando eliminações ridículas na Série D, já conseguindo a façanha em 2009 onde fez figuração.

Estádio[editar]

Alguns chamam aquele Passo D'Areia de estádio de futebol, mas seu nome "passo na areia" faz jus ao estado do campo, que mais parece uma savana lotada de buracos. Todos os times tem medo do São José, mas não por causa de seus jogadores, mas por causa de seu estádio que torce o tornozelo de no mínimo 5 atletas de seus times adversários.

Títulos[editar]

  • Prêmio de ter um dos dois melhores goleiros da partida.
  • Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 2 vezes — 1963 e 1981.
  • Prêmio de ter sido inspiração para o escudo do Juventude

Curiosidades[editar]

  • O time foi homenageado pelo prefeito de Porto Alegre com o nome da rua Sport Club São José, um reconhecimento pela vasta quantidade de pontos entregues que o São José deu para Grêmio e Internacional em seus anos de história;
  • O dono presidente do São José é conselheiro do Inter;