Estanho

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
60px-Bouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Estanho.

Cquote1.pngVocê quis dizer: EstranhoCquote2.png
Google sobre Estanho
Cquote1.png O meu cabelo é pintada com estanho. Cquote2.png
Loira burra sobre tintas de cor castanho
Cquote1.png A minha mãe sempre me disse que eu não devo falar com estanhos Cquote2.png
carla perez sobre estanho

O castanho estanho é um elemento químico de símbolo Sn, número atômico 50 (50 para você e 50+1 para mim) e com massa atómica de 118,7 u. Está situado no grupo 14 ou 4A da classificação periódica dos elementos, sendo muito estranho este estanho.

[editar] Um pouco sobre o estanho

Em seu tempos de juventude, o estanho já foi um herói com superpoderes (não está vendo ele, seu burro? É aquele ali do cantinho).

É um metal prateado, maleável que é sólido nas condições ambientais e extremamente quebradisso ao contato com o próprio ambiente. Não se oxida facilmente com o ar e é resistente a corrosão, mas em compensação ela é fácilmente destrutivel onde até mesmo uma criancinha de 8 aos poderia quebrar aquilo.

É usado para produzir diversas ligas metálicas utilizados para recobrir outros metais para protegê-los da corrosão, pois a sua única utilidade meso é ser uma proteção contra essas corrosões. O estanho é obtido principalmente do mineral cassiterita onde apresenta-se como um óxido, sendo também aplicado em cabelos nas mulheres (ou não).

É um dos metais mais antigos conhecido, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade, sendo que naquela época era o melhor metal naquela época, até eles descobrirem o ferro.

[editar] As suas aplicações

O estanho liga-se prontamente com o ferro, e foi muito usado na indústria automotiva para revestimento e acabamento da lataria, ou apenas para protege-los contra ferrugem já que é a única utilidade que possui esse minério. O estanho que faz uma ótima liga com chumbo é usado como revestimento misturado ao zinco no aço para impedir a corrosão e evitar que você leve um choque elétrico e faça você morrer de infarto pelo efeito da carga el[etrica. O estanho também é muito usado em telhas, correntes e âncoras, sendo vendidas bem caro por causa disso. Os recipientes de aço blindados com estanho (folhas de flandres) são usados extensivamente para a conservação de alimentos, e desta forma é um grande mercado para o estanho metálico. Os ingleses os denominam de "tins" e os norte-americanos de "cans", enquanto os brasileiros a chamam de sifuuu.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas