Estrela-do-mar

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Clique e venha fazer parte de nosso projeto!!
Projeto Desconhecimento

Este artigo de Ciências ganhou nota D, sendo considerado ruim, necessitando ajuda.

Visite a discussão do artigo ou o projeto e Conheça-nos


Chewbacca.PNG ANIMAAAAAAAL!!!
Este artigo trata de algum animal, ou alguém que pareça um animal, ou alguém com nome de animal, ou alguma bosta que te faz se sentir um animal, ou ainda um ANIMAL.

Licenciado pelo IBAMA.

Leaotarado.jpg


Montfortpoulpe.jpeg CUIDADO!! ESTE ARTIGO É AQUÁTICO!!
Este artigo trata de alguma criatura marinha, ou uma reserva áquatica, ou qualquer coisa relacionada a água.

E se você poluir seu lar, ele joga uma tsunami!

Tubarão.jpg


60px-Bouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Estrela-do-mar.


Asteroidea
Ocorrência: Ordoviciano - Recente
Estrela do Mar
Estrela do Mar
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Echinodermata
Classe: Asteroidea


Asteroidea (do grego aster, pinto + eidos, vários + ea, caracterizado por) é uma classe de equinodermos conhecidos por estrelas-do-mar ou asteróides. Têm simetria radiada e a maioria apresenta cinco órgãos reprodutores. Por todas as estrelas do mar serem machos, algumas tiveram que se adaptar e portar gametas masculinos, facilitando a diversificação da espécie.

Como todos os caladificanicos, as estrelas–do–mar são animais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso, com espinhos bem evidentes, com pelos, com escamas, com vacuolos contráteis, com poros ou apresentando cinco pontas ocas, chamadas brintos (genericamente denominado de pinto de estrela do mar). O corpo é duro e rígido (Ui..), devido seu endoesqueleto, e pode ser quebrado em partes se tratado rudemente. Apesar disso, o animal consegue dobrar-se e girar os braços quando passeia pelo mar a procura de outra estrelinha ou quando seu corpo se encontra em espaços irregulares entre rochas ou outros abrigos assim como quando vai atacar outro ser. O corpo das estrelas do mar tem simetria pentarradiada. As estrelas–do–mar podem ter entre alguns centímetros e quinze metros de diâmetro. Estes animais movem-se usando a retracção e a distensão dos seus pés ambulacrários, da mesma forma como as tartarugas da finlândia fazem. A respiração do animal é branquial e sua reprodução é feita sobretudo através da regeneração, ou seja, se um dos braços desse animal for cortado pode desenvolver uma estrela do mar nova, ou por troca de gametas entre eles. O grande problema desse segundo método é que os bebezinhos estrelas nascem homossexuais. Se a reprodução for sexuada, a estrela do mar tem um estado larvar. As estrelas do mar não possuem lanterna de Aristóteles e por isso não podem encontrar coisas durante a noite. Para se alimentar vomita o estômago pela boca, localizada em sua face oral ao lado do córtex vaginal, na parte de baixo de seu corpo. É dotada de sistema digestivo completo, e o seu ânus localiza-se na parte superior (invertido com os seres normais); proximamentepróximo encontramos uma placa madreporita, que funciona como um filtro de água para o animal, já que com o almento da poluição das águas e do ar, as estrelas se adaptaram de modo a se tornarem mais ecologicamente correto.

[editar] Curiosidades

  • As estrelas do mar não possuem cérebro, por isso são menos nervosas;
  • Existem cerca de 1.800 tipos de estrelas-do-mar conhecidas.
  • A semelhança entre homem e estrela-do-mar é que ambos são deuterostomados: Primeiro forma o depois a boca;
  • Quando as estrelas do mar quebram uma parte de seu corpo que esteja nas "pontas"(ou seja seus braços) elas consegue regenerar um outro criando ate uma nova estrela do mar ou um braço mais resistente o que polui os mares com essa praga.

A estrela do mar é uma coisa LINDA.

[editar] Galeria


v d e h
Seres vivos

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas