Família (biologia)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Família! Família! Papai, Mamãe, Titia! Cquote2.png
Titãs

Uma família Anatidae posa para foto.

Família é o nome de uma subdivisão da botânica que agrupa plantas que são similares entre si mas nem tanto assim... e antes que você se pergunte, sim, existem pessoas virgens o bastante nesse mundo para estudar a diferença entre um arbusto ou outro para saber se pertencem à mesma família. Não demorou e os zoólogos também adotaram a subdivisão para classificar os diversos animais, como a tua mãe que é uma vaca, teu pai que é uma anta, tua irmã que é uma piranha, tua mulher que é uma galinha, teu irmão que é um veado, tua tia que é uma baleia e você que é um asno, todos pertencentes a uma mesma e harmônica família biológica.

A família biológica foi uma subdivisão cladística criada por Lineu Silva, que muito antes de tornar-se o sogro do Santo Agostinho, era um nerd ferrenho e cozinha dedicado, que passava a vida estudando estrume e o que crescia nele, lavando as mãos apenas para se masturbar, momentos de relaxamento este que o conduziram à epifnia de criar na biologia as famílias para agrupar diferentes gêneros dentro de uma ordem.

Aplicação[editar]

Para a botânica as famílias vegetais são bem importantes, pois elas que diferem por exemplos as gramíneas das leguminosas e do palmeiras e coqueiros e nestes casos as terminações são sempre em aceae, embora ninguém fale estes nomes pois pronunciar "aceae" trava a língua até de quem é nativo em latim.

Para a zoofilia zoologia as famílias animais terminam com o sufixo idae e agrupam todos os animais de uma mesma família. Se a família for muito grande ou bizarramente diferente entre si, os cientistas criam as subfamílias onde usa-se os sufixos inae como é o caso dos Bovinae (Bovinos, animais de onde é feito a carne moída) e Caprinae (Caprinos, animais de onde é feito a carne de Nuggets) que são uma subfamília dos Bovidae (bovídeos, animais de onde é feito a mortadela), perceba como as subfamílias são mais específicas que a família, mas todos são relativamente próximos nas prateleiras dos embutidos.

Existe ainda a superfamília que reúne os animais de famílias que terminam em oidae, e ao contrário do que possa parecer, não é a reunião da falecida família do Clark Kent, mas sim a reunião de várias famílias que são muito similares entre si, como a Family Guy, American Dad e os Simpsons que fazem parte da mesma superfamília.