Fenótipo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Veneno0.jpg
Biologia.jpg

Este artigo é relacionado à biologia.

Não estranhe se ler que fruto e fruta são coisas diferentes.

Não estrague o artigo, ou você sentirá o gosto da mandioca brava.

Cquote1.pngExperimente também: Homozigoto Cquote2.png
Sugestão do Google para Fenótipo

Fenótipo inocente escondendo o gene morre diabo.

Fenótipo é a sua cara... e todo restante de sua pessoa. Tá, mais detelhado: Fenótipo é a parte dos genes que determina a sua aparência, fora truques como tirar pedaço do nariz cirurgicamente, deixar o peitinho peitão, meter água oxigenada no cabelo escuro e tal.

Tabela de conteúdo

[editar] Crueldade da natureza

O fenótipo costuma revelar e constranger muitas pessoas, na verdade aquelas que mais tentam esconder a sua verdadeira aparência atrás dos truques. Esses truques sempre existiram embora as intervenções cirúrgicas sejam relativamente recentes, tipo perucas, maquiagem e outras tranqueiras.

Depois que a criatura nasce o que o fenótipo manda vai aparecendo cada vez mais. Algumas pessoas não felizes com o resultado, querem modificar o que a natureza fez, ou seja mudar o fenótipo. A diferença entre fenótipo e genótipo é que, por exemplo, o genótipo de dois irmãos por parte de pai e mãe, ou seja 100% irmãos, é igual enquanto que o fenótipo é diferente, a não ser que sejam gêmeos mas, ainda assim o fenótipo de gemeos idênticos pode modificar por causa do ambiente, por exemplo, um gosta mais de tomar sol na moleira do que o outro ficando lindamente bronzeado... e com câncer na pele de asno, enquanto que o outro não desenvolve cancêr porque tomou saol apenas o suficiente para a vitamina D se manifestar.

A desgraça é a seguinte: Sua mãe e seu pai não tem berruga no nariz mas, a mãe de seu pai, sua vovó tinha, então sua irmã e seu irmão não a tem mas, você infeliz e azarado, na combinação de genes, tem um filhote na ponta do nariz que faz quem olha querer vomitar.

[editar] Combinação

Observe os detalhes dessas moscas com fenótipo transparente.

O fenótipo apesar de ser tão determinante quanto o genótipo, ele pode ser modificado, enquanto que o genótipo não pode. As características como a citada berruga, pode ser modificada com cirurgia, complicada ou simples. Os negros que não gostam da raça, tipo o Michael Jackson, podem já contar com a tecnologia para clarear o tom de pele... corrigindo, o Michael não foi o caso porque ele era o caso da doença vitiligo, e nada teve haver com intervenção da medicina.

O fenótipo continua alí apesar da pessoas modificar, e aquelas situações constrangedoras, ficam mais difíceis de aparecer. Lentes de contato podem cair mas, já existe cirurgia para mudar a cor sem uso de lente. Já os cabelos, ainda não se sabe como fazer para não ter que retocar as raízes claras das mulheres, que todos nós sabemos, que são loiras em maioria mas, os cabelos loiros teimam em crescer e aparecer nas raízes, assim deve-se fazer retoques mas, já deve estar a caminho uma tecnologia no couro cabeludo para fazer os tão cobiçados cabelos escuros aparecerem naturalmente, sem precisar de tintura.

Depois que o fenótipo é modificado, a pessoa se sente mais feliz e confiante mas, sabe que, seus filhos, caso os tenha, podem nascer como ele era antes por causa dos genes e, também pode ter que passar por intervenções na carcaça.

[editar] Gene recessivo

Gene ressessivo é uma combinação que faz, não um pouco mas, o filho ou filha ficar totalmente diferente do pai, da mãe e irmãos caso os tenha. Isso resulta em brigas, mas também pode ser usado como desculpa para quando tem um corno na história.

[editar] Estudar também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas