Fier (prefeitura)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Fiel Cquote2.png
Google sobre Fier (prefeitura)
Cquote1.png Meu próximo lugar para atacar. Petróleo! Cquote2.png
George W. Bush sobre Fier
Cquote1.png Lá não tem só petróleo, tem uma ruina Cquote2.png
Morador de Fier sobre Fier
Cquote1.png E isso faz alguma diferença? Cquote2.png
Eu sobre Fier

Fier é um estado província prefeitura da Albânia. Ela abriga um amontoado de pedras desorganizadas, que antes era uma cidade, mas ninguém está se ferrando para isso. O que realmente presta em Fier é o petróleo e o peido gás natural que existe lá, pois se não fosse ele a Albânia estaria muito mais pobre do que é (algo bem difícil de acontecer).

História[editar]

O modelo de construção mais famoso em Fier.

O petróleo de Fier é conhecido desde os tempos remotos da Idade da Pedra. Os homens que chegaram lá por volta de 50.000 anos antes de Cristo retrataram em desenhos em paredes de cavernas tão ruins quanto o de um criança do prezinho um jato de líquido preto jorrando de um vulcão. Na época não sabiam o que era aquilo, despertando a curiosidade de várias nações próximas à Fier. Os gregos foram os primeiros curiosos. Eles pegaram um pouco do petróleo e voltaram à Grécia para mostrar aos outros gregos.

Infelizmente algum idiota estava fumando no navio e jogou o cigarro aceso num barril lotado de petróleo. O que aconteceu depois você deve saber (ou não). Mas esse acidente acentuou ainda mais a curiosidade pelo líquido. Quando descobriram que aquilo fazia os carros andarem, muitas nações disputaram o controle de Fier. Os povos da região eram muito folgados e precisavam de um transporte para se moverem.

As guerras só acabaram quando descobriram no Oriente Médio muito mais petróleo. Com o deserto atraindo as batalhas, Fier ficou esquecida por todos os países, menos a Albânia. Esta não tinha dinheiro para batalhar pelo petróleo do Iraque, Arábia Saudita e afins. Portanto hoje ela usa as reservas de Fier para abastecer os poucos carros do país. O baixo consumo faz com que a Albânia sobreviva com qualquer reserva insignificante de petróleo, como a dessa prefeitura.

Ruínas[editar]

O governo de Fier quer mostrar aos outros que esse estado não serve apenas por causa do ouro negro. Aprveitando que hoje ruínas absolutamente inúteis são classificadas como locais interessantes, Fier não fica atrás nisso. Nessa região existe um monte de pedregulhos espalhados pelo chão em algum lugar no meio do nada.

Esse negócio foi uma cidade grega no passado (é difícil acreditar). Essa "cidade" foi construída na Albânia não se sabe o motivo, porque quem morava lá era grego, e não albino. A melhor das hipóteses é que isso era uma base do exército grego para atacar e dominar as reservas de petróleo em Fier. Como eles não tinham equipamentos para extrair o líquido, os caras quebraram a cara e abandonaram a cidade.