Figurante de jogos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
250px-Wario WWare.gif Este artigo é sobre um personagem secundário!

Quase ninguém sabe da existência deste zé ruela que só serve pra encher linguiça na trama e provavelmente está morto. Se bobear, nem no Google tá!

Clique aqui para ver gente que só fãs alienados conhecem.


CounterZero.gifCounterZero.gifCounterZero.gifCounter5.gifCounter7.gifCounter3.gifCounter2.gif

Este é o número de figurantes que morrem enquanto você lê este artigo


Figurantes de jogos
Zsectorsoldier.jpg
"Don't look me, i am cry for this!".
Classificação Pseudo-Científica
Reino: Que reino?
Filo: Puppétio
Classe: Descartavilliu
Ordem: Escravvilius
Família: Coittaduus
Gênero: Pronthu
Espécie: Pra Morreuh
Nome Pseudo-Científico
Pronthu Pra Morreuh


Cquote1.png Você quis dizer: Bot Cquote2.png
Google sobre Figurante de jogos
Cquote1.png Você quis dizer: Suicida Cquote2.png
Google sobre Figurante de jogos
Cquote1.png Você quis dizer: Escravos da capcom Cquote2.png
Google sobre Figurante de jogos
Cquote1.png Experimente também: Lutadores do mortal kombat Cquote2.png
Sugestão do Google para Figurante de jogos
Cquote1.png Whata... Cquote2.png
Um exemplo de Figurante de jogos antes de morrerem
Cquote1.png E aí, como tá? Cquote2.png
Você cumprimentando um figurante de RPG
Cquote1.png Não posso falar agora... Cquote2.png
Figurante de RPG sobre você conversar com ele
Cquote1.png Mas e daí? Pode me ajudar? Cquote2.png
Você cumprimentando mais uma vez um figurante de games
Cquote1.png Não posso falar agora... Cquote2.png
Figurante de RPG sobre você ser idiota sua resposta automática
Cquote1.png Conhece aquele carinha ali? Cquote2.png
Nerd que sabe de todos os figurantes para você
Cquote1.png Hã? Cquote2.png
Você sem entender nada
Cquote1.png Tá vendo aquele cara ali de verde? Ele tinha mulher e filhos, mas ele acabou expulso de casa após sua mulher descobrir que ele fez 11 exames de próstotas com o médico dele! Cquote2.png
Nerd sobre um figurante morto no chão
Cquote1.png Ah... Eu sabia disso! Cquote2.png
Você tentando se mostrar
Cquote1.png Babacas! Críamos aquele boneco para tapar um erro gráfico! Não entendem? Cquote2.png
Capcom sobre um figurante do resident evil 5 morto
Cquote1.png Sim, mas ele apareceu no segundo episódio da série? Cquote2.png
Revista de games sobre o figurante da capcom
Cquote1.png Droga! Idiotas! Cquote2.png
Capcom sobre o público nerd não ter entendido sua mensagem
Cquote1.png Coitado do cara... Cquote2.png
Jogador de coração mole sobre um figurante que acabou de morrer
Cquote1.png Sul sul Cquote2.png
Figurante do the sims sobre ser um figurante
Cquote1.png Então é verdade que 98% da vizinhança do the sims 2 era figurantes? Cquote2.png
Repórter de revista de games sobre a entrevista com will wright, o criador do the sims
Cquote1.png Sim, é tudo verdade, ficamos com preguiça de criar milhares de famílias e preferimos cuidar disso na próxima expansão do the sims... Você sabe! Ganhar mais grana com isso! Cquote2.png
Will wright sobre the sims e seus figurantes
Cquote1.png Boa! Cquote2.png
Repórter puxando o saco de will
Cquote1.png It's time to go! Cquote2.png
Figurante de jogos sobre fugir de mais um clichê criado
Cquote1.png AAAAAH! Cquote2.png
Algo que você ouve muito de figurantes

Figurante de jogos são aqueles carinhas que ficam no fundo de algum cenário, às vezes sem fazer nada ou feito apenas para morrer. Por exemplo, você está caminhando naquele mundo imenso e cheio de quadradinhos até que você é desafiado por alguém e existem alguns 20 personagens no fundo do cenário olhando para você sem fazer nada. Viu? Isso é um figurante de jogo! Vamos conhecer esse fantástico ser que tem parentesco distante com o Papagaio de pirata.

História[editar]

95% da imagem é composta de figurantes já que a partir da 2ª fileira estão personagens esquecidos e após a 8° fileira esquerda existem personagens sem importância alguma na história. A última fileira contém elementos mais fortes do jogo que só possuem importância em determinados jogos da série.

Tudo começou quando foi inventado o primeiro jogo, aquela telinha preta em que você jogava uma bolinha de um lado para o outro feito um retardado. Os criadores anônimos do jogo primeiramente acharam a tela muito vazia, e então colocaram aquela barrinha inimiga do outro lado da terra. Então surgia o primeiro inimigo, e o primeiro figurante também (que no caso era a barrinha inimiga); os criadores do jogo sentiram que o trabalho estava bem feito, e lançaram o jogo.

Mais tarde, surgia a merda do Atari, e com o Atari começava a vir a aplicação comercial dos figurantes de jogos. Como exemplo, alguns jogos do Atari que tinham como tema guerras espaciais, onde você controlava a navezinha para depois destruir outras milhões de navezinhas. Aonde está o figurante? Simples: quando você pegava um power up para a sua nave, não aparecia um avião que soltava o dito cujo? O avião dos power ups era um figurante! Enquanto os outros jogos do Atari davam lucros e fãs por causa dos personagens principais, os figurantes de jogos passavam despercebidos. Assim eles ficaram até a próxima geração.

Foi inventado finalmente o nosso amiguinho "Nintendinho", que evoluiría os gráficos e revelaria novos personagens. Os figurantes foram importantes também aí, pois como seria jogar Mario (que Mário?) sem ver antes aquelas tortuguitas coloridas que além de figurantes eram inimigos também? Seria chato! Foi assim que o figurante se encaixou no NES: levava porrada, mas servia para algo!(ou não) Pena que não foi assim no SNES...

No Super Nintendo os gráficos evoluíam mais e mais, e assim aumentava a necessidade de "tapa-buracos" no cenário. Entravam em cena mais uma vez os figurantes! Nessa época era possível identificar um figurante se:

  • Você não levasse dano ao tocar nele;
  • Você não pudesse matá-lo;
  • Não servisse para porra nenhuma;

Alguns exemplos famosos são aqueles misteriosos figurantes de cenário do Mortal Kombat, que como podemos ver na arena "The Pit II". Esse tipo raro de figurante só ganha importância nas próximas gerações de videogames e com essa "promoção" acabam negando sua origem e viram personagens secundários (acredite: isso é pior que ser figurante)...

Isso é o que acontece quando se transforma um figurante em personagem principal

Mais tarde, vinha a geração Playstation 1! Aí o figurante ganhava uma nova função: Saco de pancada do chefão ou de inimigos fracos. O figurante passou a ser visto com muita pena do ponto de vista dos gamers de coração mole e com visão de desprezo (e até divertimento) dos gamers experientes, que se divertiam ao vê-los morrer. Esses tipos de figurantes foram mais consolidados em games como Resident Evil, no qual a vida de um personagem sem nome não valia tanto. Por exemplo: no jogo, você pode ver soldados da falida Umbrella roubando um vírus e morrendo logo em seguida. E no Resident Evil 3 não foi diferente! Os policiais (mais ou menos 20) formam uma barricada e enfrentam os zumbis, não conseguem matar um zumbi sequer e morrem no final. A partir desse exemplo, podemos ver que 20 figurantes não conseguem fazer o trabalho de 1 personagem principal.

Os figurantes também tinham outras funções além de morrer (pelo menos morrendo eles participavam da história), ainda no "ilustre" Play 1. Outra utilidade do figurante: em jogos de corrida, onde sempre tinha um ou dois carros feitos para serem personagens principais e o restante eram só figurantes, que chegavam em último ou eventualmente (em jogos como Twisted Metal) era mortos pelo Chefão.

Com o Playstation 1 surgiam também os jogos de computador e o Xbox (que na época era um computador só para games). O tipo mais triste de figurante é o figurante de pc: os produtores de jogos podiam abusar do número de figurantes dependendo da placa de vídeo e desempenho que o computador do gamer tem. Alguns bons exemplos são: o Medalha de Honra, que criava figurantes para que simplesmente morressem no campo de batalha e tapar buracos; o Doom 3, onde o número de figurantes vivos é tão reduzido que parece que metade dos corpos foram encomendados pela ID software do Counter Strike e do Resident Evil (que além de exportar figurantes, criava mais milhares para seus jogos). Em 2003, é anunciado que o comércio de figurantes de jogos é o mais procurado e os figurantes que custavam mais caro eram os de jogos de corrida (como o F1), nos quais os figurantes eram obrigados a ter gráficos comparáveis ao de um personagem principal. Outros figurantes mais procurados eram os já citados "tapa-buracos", que são mais usados em jogos de luta (como você acha que foi feita TODA a série do Mortal Kombat?) e jogos de Survival Horror (outro grande exemplo de importador de figurantes é o jogo Black).

Surgia a maravilha do Play 2 e também uma nova chance para nossos queridos figurantes. Com novas funções, agora tinham que, além de não fazer nada de útil, lutar contra outros figurantes ou fazer o que mais lhes era indicado. Nessa época, os gamers viram uma mudança de gráficos tão "brusca" que notar só no personagem principal não era mais suficiente, fazendo os figurantes começarem a cair na boca do povo. As empresas desenvolvedoras de games começaram a ser incomodadas pelos gamers que enchiam seu saco pedindo explicações e histórias detalhadas dos figurantes... Surgia ali algo que seria muito importante para os games, o Easter Egg! Jogos de corrida colocavam referências a Rubinho Barrichello em carros figurantes (faz sentido...) e jogos de luta (tipo o Mortal Kombat) colocavam personagens principais como figurantes - o que seria um Easter Egg de que tal personagem iria para a turma dos demitidos e passaria a ser figurante ou iria morar no inferno.

Também foi nessa geração em que figurantes começaram a ser objetos, como aquela porta de clínica psiquiátrica do Silent Hill 3, ou então aquele "chefe" do 12º mapa do Chronicles of Sword do Soul Calibur. Além disso, houve muita repercussão quando lançaram Resident Evil Outbreak, no qual todos os personagens eram figurantes contratados e que não sabiam nem o que era correr nem o que significava "ajuda" e "espere". GTA também é outro jogo que repercutiu pela famosa interação com figurantes durante a história, ou então pelo fato de poder controlar um quando jogado com um amigo no Play 2. GTA foi um protesto em relação à libertação dos figurantes dos games, baseado em você poder ver que eles podem ter uma vida normal e escolher quando morrer (Ou não, já que tudo depende do humor ou sanidade do jogador antes de mirar uma bazuca na cara deles). Por isso, os figurantes de GTA não são tratados como escravos são tratados como cães.

Outra plataforma que possui figurantes de jogos é o Wii. Em jogos como Super Mario pênis Tênis, você pode jogar tênis com antigos figurantes e disputar contra eles. Exatamente: a platéia são os verdadeiros figurantes de lá. Jogos como Metroid também tem figurantes; a diferença é que nele todos são inimigos. Esse é um exemplo raro de jogo em que o contexto "figurante" e "inimigo" são completamente unidos. Aposto que até hoje a Nintendo nunca contou para ninguém que eles tem um cativeiro de figurantes e que mantém um Mercado Negro com a Capcom... Digo mais, um dos maiores criadores de figurantes-inimigos é a Nintendo. Por isso, pense bem antes de comprar qualquer coisa da Nintendo: isso significa financiar o tráfico de figurantes!

Para os boxistas, não podemos esquecer de falar do Xbox 360! Possivelmente a única plataforma que fabrica os próprios figurantes, a Microsoft se assemelha aos países comunistas atuais. Mantém um comércio solitário e não importa/exporta figurantes para ninguém, apenas cria coisas só para ela. Vamos começar falando do maior (ou melhor, ex-maior) domínio e símbolo dos boxistas: Halo!

Figurantes em mais uma cena que termina em morte (não dá para as desenvolvedoras variarem um pouco?)...

Cquote1.png Droga! pensava que ele iria esquecer! Deixa o Master Chief em paz! Cquote2.png
Boxista nerd sobre seu ídolo sexual

Siiiim, o ex do Xbox era campeão em fabricação de figurantes para apenas um jogo. A produtora de Halo perdeu tempo moldando cada alienígena um por um que só prestavam para o Master Chief fuzilar e ganhar o carimbo de "fodão do Xbox"... Halo também é o jogo que mais usa figurantes mortos para aumentar a fama do Master Chief. No final, ele teve sua punição... Depois de se envolver em um escândalo e mostrar quem realmente era ele foi demitido, o Império Halo construído por ele (sei...) migrou para o Play 3 e Master Chief caiu no esquecimento. Ele poderá ganhar até um emprego como figurante no próximo Halo. Viu? A justiça tarda mais não falha! MWAHAHAHAHAHA!

Agora vamos falar um pouco do videogame dos privilegiados não tão privilegiados, como seu vizinho mimado ou alguém do tipo... o fuderoso Play 3! Ele ganha esse título de fuderoso porque fode com sua conta bancária, e eu não falo isso só porque eu não tenho ele! Graças à sua qualidade blu-raio, os figurantes tem agora gráficos de personagens principais do Playstation 1 Playstation 2! Finalmente os figurantes ganharam o destaque das desenvolvedoras e agora podem fazer incríveis sequências de 15 MOVIMENTOS antes de repeti-los. Por exemplo, você está lutando contra um inimigo e aparecem figurantes lutando ao fundo: agora eles fazem 15 movimentos antes de voltar à monotonia do Play 2! Isso sim é que é uma revolução!!!

E isso foi um pouco da história do figurante, essa história pode evoluir dependendo dos próximos consoles que inventarem ou então jogos.

Figurantes por gênero[editar]

Existem variados tipos de figurantes de jogos. Como você pode ver na seção história, com o avanço da tecnologia e jogos, foram surgindo vários gêneros de figurantes até eles adquirirem gráficos de personagens principais. Isso sim foi também uma revolução... Vamos ver alguns tipos abaixo.

Aventura[editar]

Conte quantos figurantes tem nessa imagem!

Para esse gênero entram todos os jogos que não são de tiro mas mantém o mesmo nível de violência. Os figurantes de games de aventura geralmente são aqueles homenzinhos que você protege enquanto eles caminham, ou então até os clássicos figurantes que fazem uma luta paralela à sua, tal qual figurantes do God of War lutando contra serpentes ou monstros. Os figurantes de aventura geralmente foram criados para morrer e/ou avisar ao jogador que o Chefão vai fazer em você a mesma coisa que fez com os figurantes.

E o prêmio vai para... O jogo com o figurante mais imprestável é o do jogo Tenchu, em uma missão que tem que se proteger Mestre Godah de bombas e afins. Outros vencedores em categorias diferentes são o God of War I e II, que são os jogos em que mais figurantes morrem em lutas paralelas. Existem fatos curiosos sobre os figurantes de jogos de aventura que com certeza você não sabia... Como os jogos de aventura são os que mais fabricam figurantes para si, mais de 1000 figurantes desse gênero ficam recebendo seu salário atrasado (o quê? Eu nem sabia que ganhavam salário!).

Corrida[editar]

Figurantes em um jogo de corrida

O clássico figurante de corrida consiste em chegar após os personagens principais e vilões do jogo. Sua longa tragetória no mundo dos games foi traçada no game Top Gear, Top Racer, Top Top, Top F1 circle e outros jogos de SNES. Sua principal função era o clássico tapa-buraco, o que foi o suficiente para ser conhecido como o retardado retardatário de todas as fases.

Outras coisas curiosas desse figurante é que quando um gamer zerava um jogo de corrida pela 20º vez, o passatempo dele era tentar levar esse figurante para a 1ª colocação e ver o que acontece. O jogo de corrida que possuía mais figurantes era o famoso F-zero, com mais de 8000 retardatários cuja punição era explodir quando dava a primeira volta. Também conhecido como "carro que explode quando toca" na época do SNES, era odiado pelos jogadores que davam o maior duro para chegar naquela pista foda do final e tinham seu sonho de virar o jogo arruinado após um desses retardatários figurantes explodirem e os empurrarem para fora da pista.

Esportes[editar]

Outro gênero em que é difícil definir o que é figurante e o que é algo imprestável (acho que os dois são a mesma coisa...). O figurante de jogos de esporte aparece quando você vai receber um prêmio por ter ganhado um campeonato ou é até mesmo o técnico da seleção em jogos de futebol. Se você é o tipo de pessoa que acha que aqueles jogadores com nome escrito em letra ilegível eram figurantes você estava certo! errado. Pelo mais incrível que pareça, aqueles são personagens secundários os figurantes de jogos de esporte são mais raros de aparecer. Por exemplo: Você sabia que a única mulher do winning eleven é figurante? Sim, ela te dá aquele prêmio da copa, master liga... O estranho é que é muito raro ver uma mulher em jogos de esporte, principalmente em jogos japoneses (acho que isso significa algo)...

O jogo de esporte que usa menos figurantes até hoje, é o winning eleven com o incrível número de 5 figurantes! Ele também ganha medalha de ouro no jogo em que os figurantes são mais imprestáveis!

Exploração[editar]

Talvez um figurante desse gênero seja mais desconhecido do que o próprio gênero. Esses figurantes são simplesmente aqueles bichinhos que te ensinam alguma técnica ou então prisioneiros de algum vampiro do mal. Por serem jogos grandes, seus figurantes são simples e não precisam de funções determinadas...

Embora não se encaixe bem no gênero "exploração", o GTA tem um quezinho desse gênero e graças a isso, o GTA é o game de exploração que possui mais figurantes de todos os tempos! Além disso, o GTA bate o recorde de ser o jogo com mais figurantes de gráficos mal-cuidados de todos os tempos (você pode ver 10 pessoas iguais caminhando na rua).

Nos jogos de exploração também tem aquele clássico figurante criado só pra ser sequestrado logo no início e resgatado pelo protagonista lá no final pra dar algum enredo pro jogo.

Game musical[editar]

Hmmm... Esse gênero é um dos poucos em que os figurantes tem algum divertimento. O clássico figurante de games como Guitar Hero e Rock Band são importados ou criados apenas para falarem Cquote1.png Ohhh yeah! Cquote2.png ou então Cquote1.png UUUUHUU! Cquote2.png (aposto que você deve estar pensando em sexo...) quando seus personagens tocam aquelas músicas do chitãozinho e xororó ou então do Milionário e José rico.

O game com mais figurantes musicais possivelmente é o guitar hero, mesmo com enormes buracos naquelas arenas gigantescas em que se toca a músicas mais difíceis e algumas até incompreensíveis para ouvidos humanos.

Guerra[editar]

Figurantes tomando um cafézinho antes de ir ao trabalho

O figurante de guerra é similar ao figurante de survival horror, a única diferença é que ele é pago para isso. Os figurantes de jogos de guerra mais clássicos (como medal of honor) geralmente falam com você enquanto guerreia e além disso morrem logo depois que começa a missão. Mas como jogo de guerra não é referido apenas a segunda guerra mundial, outros jogos como counter strike se encaixam aqui também: Os figurantes do "CS" são os chamados "bots" que foram feitos apenas para morrer. Enquanto você consegue mirar perfeitamente na cabeça (ui!) de seu amiguinho e matá-lo, parece que os figurantes do counter são vesgos e gastam metade da munição para simplesmente tirar 15 de vida de algum bandido ou comparsa.

A comercialização de figurantes de guerra é semelhante a comercialização de gado no brasil. O jogo que bate o recorde de mais figurantes "reciclados" é o Counter strike, que só usa 5 tipos de figurantes e esses figurantes podem ser iguais até ao jogador!

Luta[editar]

Jogos de luta tem dois tipos de figurante: O figurante que fica no fundo do cenário e o personagem secundário que depois vira figurante. Um exemplo simples é o mortal kombat: os desenvolvedores do jogo deram um jeito de promover praticamente todos os figurantes para personagens secundários e simplesmente colocá-los na tabela de personagens jogáveis, resultado: 63 personagens sendo que 78% deles são inúteis ou cópias deles mesmos. Após esse tremendo fracasso, nenhuma produtora de jogos promoveu algum figurante para personagem secundário... Um jogo de luta que não possui figurantes é o Tekken em que você escolhe quem será seu personagem (embora exista exceções). Soul calibur é praticamente um jogo apenas de figurantes e street fighter poderia ter apenas ryu e ken como personagens jogáveis, o restante é só para encher a tela.

Jogo com mais figurantes jogáveis até hoje é o Mortal Kombat Armageddon e o game que mais colocou figurantes assistindo as lutas também foi o Mortal Kombat. Outro exemplo interessante de democracia com o figurante é o def jam, em que os figurantes podem segurar seu inimigo ou até você!

Puzzle[editar]

Nesse gênero o figurante possui uma tarefa mais simples, já que esse é um dos poucos gêneros e que os figurantes são "humanizados" e possuem tarefas mais complexas além de morrer. Alguns exemplos como o simplório Harvest Moon em que você cuida da sua fazenda... O figurante é aquele velho que te dá a fazenda (qual era o nome dele mesmo? Taka... kúrá?) ou então é aquela velha que te atende no motel hotel da cidade. O tetris attack é outro jogo em que os figurantes fazem parte do cenário, podem ser aquele pinguim ou até mesmo o yoshi.

Por se tratar de um gênero "racha-cuca" é um dos poucos tipos de jogos em que os figurantes chamam mais a atenção do jogador do que o próprio personagem principal. Alguns exemplos é o pac man: você presta mais atenção nas bolinhas e fantasminhas do que no próprio pac man certo? E haverst moon então? Quem tem saco de ficar procurando ouro sem notar antes naqueles duendes ou aquele menininho?

RPG[editar]

Finalmente, o gênero em que o importante é enviar o jogador por um mundo gigantesco e mágico... Os figurantes são aqueles vendedores que só fala duas frases. Aliás, todos os personagens figurantes em que você tem contato so falam 2 ou menos frases e ficam repetindo feito idiotas a mesma coisa o tempo inteiro. Outra função deles é tapar caminhos para que você não passe, por exemplo. Além disso eles servem apenas para ficarem assistindo algumas lutas ou algo assim.

Simulação[editar]

De todos os gêneros, é o que mais exige disciplina dos figurantes, pois eles ten]m que simular sem parecerem inúteis. Alguns simuladores como o ace combat, praticamente não tem figurantes, porque se um avião não é amigo é inimigo... Aquilo nem parece um simulador: a única coisa que você faz no jogo inteiro é atirar em avião de lá, e depois explodir alguma base...

Outro tipo de jogo de simulação é o famoso The sims! Sim, aquela "maravilha" de jogo com trocentas expansões é o simulador com mais figurantes para tornar a experiência de vida simulada "maior". A cada expansão é adicionado mais 500 figurantes no caso do the sims 2... e no the sims 3 a EA games inovou fazendo a mesma estratégia que fizeram com o mortal kombat e trasformou todos os figurantes em personagens principais! Assim tornando 98% da vizinhança imprestável. The sims 3 foi o primeiro jogo de simulação a fazer isso e assim exterminou todos os figurantes, deixando apenas os bombeiros e faxineiros como figurantes.

Survival Horror[editar]

Um figurante de survival horror trabalhando...

Cquote1.png It's all clear sam... GAAAAAH!!! Cquote2.png
Figurante avisando que irá ao banheiro e que desapareceu misteriosamente
Cquote1.png Whata... Cquote2.png
Outro figurante percebendo que está ferrado
De todos os figurantes, o mais punido e usado para propósitos sádicos é o figurante de survival horror. Quem nunca jogou resident evil sem antes ver a cena clássico-clichê de soldados sendo devorados por zumbis? E mais: Por que raios, até mesmo um figurante com granadas acaba morrendo sem derrubar um monstro? Não é à toa que o setor de figurantes de jogos de survival é o mais movmentado por ano e também o mais lucrativo. Mas existem desvantagens de ser o ramo mais lucrativo: o número de clichês faz com que o jogador já adivinhe o que vai acontecer com o figurante, antes mesmo que ele morra sofra as consequências.

Toda essa monstruosidade e descartabilidade de figurantes de jogos desse gênero, fez com que surgisse uma organização que prega e zela os direitos do figurante. Segundo uma pesquisa feita por eles, decaptou estatísticas interessantes sobre esses figurantes...

  • 80% morrem de maneira violenta ou gritando;
  • Desses 80%, 51% gritam por ajuda;
  • Dos 51%, 29% tem seus pedidos de ajuda atendidos pelo seu grupo;
  • E desses 29%, apenas 0,0001% dos casos, é que os figurantes não morrem quando tem seus pedidos atendidos.

Como é sempre preocupante... As estatísticas ainda não acabam!

  • 10% do elenco de figurantes é usado em filminhos;
  • 35% é usado parate ajudar a enfrentar inimigos (como é no caso do jogo area 51);
  • 15% dos figurantes que te ajudam morrem na primeira leva de inimigos;
  • 87% é o número de figurantes que morrem contra inimigos fracos usando armas fodudas;
  • 90% dos figurantes usam metralhadoras para enfrentar os monstros;
  • 63% dos figurantes falam palavrões quando veem um monstro;
  • 94% morrem após te darem um código ou falarem com você;

Essas estatísticas revelam ainda mais o universo desses jogos de tema "terror", neles é pregado que você é o ímã da morte, e que se você achar alguém vivo e essa pessoa não for um inimigo, ele certamente morrerá. Muitas organizações dizem que você não é obrigado a testemunhar tais atos de brutalidade não precisam ser vistos pelo jogador, e parece que até hoje nenhum jogo mudou de opinião em relação a isso.

Sub gênero: Survival Horror sem armas[editar]

Um sub-gênero tão desconhecido quanto o de exploração, tratam-se de jogos sem armas, só enigmas e sustos feito o Clock Tower, Haunting Ground ou o Phantasmagoria, geralmente os jogos desse sub-gênero são play-novels.

Os figurantes aqui tem um papel bem menor, na maioria dos casos só servem pra serem estripados pelo assassino fodão e serem encontrados pelo protagonista que é tão idiota e fraco quanto eles. Geralmente, esses jogos costumam ter mais de um final, onde um desses figurantes é resgatado e sobrevive.

Características de figurante[editar]

Após ter listado todos os tipos de figurantes por gênero, você ficou interessado e quer aderir a esse movimento de suicidas games e entrar de cabeça e fundo (ui!) nesse ramo, veja como é um figurante em cada estilo de jogo!

Aventura[editar]

O figurante aqui deve se encaixar e se enquadrar no tema proposto pelo jogo. Aqui os piores jogos de se trabalhar é o God of War e Tomb Raider. Em ambos os jogos você só conseguirá emprego como coluna de algum lugar ou então como um corpo de alguém morto... O figurante de jogos de aventura deve ser no mínimo malvado ou então neutro em relação a história tosca triste ou de vingança do personagem principal.

O figurante daqui também tem que parecer foda com os inimigos quando luta no fundo mas que broxe quando se dá de cara-a-cara com o jogador, tudo isso para o mesmo se achar algo que não é realmente. A consolidação atual da imagem de um figurante provém desse tipo de figurante.

  • Risco de morte: Alto pois é um figurante de um gênero não definido e que qualquer história inesperada possa se encaixar.
  • Pagamento: Baixo como todo típico figurante, ele TEM que ser mau pago.
  • Popularidade: Médio jogos de aventura são considerados um gênero coringa, e por isso seus figurantes podem ser caracterizados como outros.

Corrida[editar]

Em jogos de corrida basicamente você não precisa ser bonito, aliás, figurantes são escravizados pagos para nao mostrar o rosto e apenas fingir que está fazendo algo... Em jogos de corrida como o need for speed são os mais indicados para os figurantes, já que lá os carros podem cair de um penhasco e não se quebrarem. Figurantes de corrida devem parecer para o jogadores de nível baixo desafiadores e que vão para eses "pegas" por obrigação e porque tem uma mulher e três filhos para sustentar. À medida que o jogador vai subindo, o figurante de corrida pode ser confundido como um inimigo, na verdade, figurantes de corrida são o penúltimo ou último lugar e em casos como o de fórmula 1, são 12 figurantes em uma pista!

  • Risco de morte: BaixoPoucos jogos de corrida aparecem figurantes morrendo.
  • Pagamento: Baixo É pouco, pois se trata de um tipo de figurante que só irá aparecer quando o jogador estiver em primeiro ou ser ruim o suficiente para chegar no último lugar.
  • Popularidade: Médio Pode ser reconhecido como o retardado retardatário e pode ser usado como um pejorativo (exemplo: Ha! você tá parecendo o Taku amassado masato da F1!).
  • Lema: 100 salário e 100 mulher.

Esportes[editar]

Os figurantes não estão muito felizes em dar o prêmio da segunda divisão para o seu time...

Um figurante de jogos de esporte tem que parecer sempre sério e depois da comemoração soltar a franga com os companheiros. Por exemplo, em jogos de futebol (geralmente japoneses) quando o artilheiro do time faz um gol eles começam a se abraçar e se pegar... Não me chame de machista! O que quero dizer é que as vezes é possível ver a mão boba dos colegas de time, querendo se aproveitar da situação de alegria. Por isso, os figurantes de esporte além de se manterem sérios também tem que "incentivar" os companheiros a fazer um ponto para o time e falar coisas do tipo:

Cquote1.png Quem fazer o próximo gol pode me invadir UUUIII!!! Cquote2.png
Jogador e seus incentivos mais comuns em jogos de futebol
Ha ha ha ha... Como esses figurantes-jogadores se dão bem!

  • Pagamento: Nada Só para aparecer no banco de reservas? Ou para dar prêmios? Embora possa ganhar trocados dando para os titulares.
  • Popularidade: Alto Sim, finalmente é um dos poucos figurantes reconhecidos! (Ou não)

RPG[editar]

Procure o figurante!

Um figurante de RPG tem como característica sua expressão neutra e sua posição na história. O figurante não apoia nem o vilão e nem o perdedor que joga o RPG, fazendo ele neutro... O figurante tem que dar a impressão de que está em determinado local como se não quisesse nada, mas para na verdade eles estão lá apenas para ver um "show" de luta e profissionalismo que você irá dar para eles. Após ter vencido a luta e livrado a vila do monstro, os noobs te elogiam e os figurantes te dão alguma arma ou uma chave para prosseguir nessa viagem.

Outra coisa sobre esses figurantes é que eles às vezes podem estar atrás dos arbustos... Essa é a outra característica o voyeur, ou então quando estão em duplas é porque eles estão realizando a mítica reprodução entre figurantes, a qual até hoje não foi presenciada por ninguém. Mas algumas teorias dizem é que os figurantes não precisam de sexo e se reproduzem Assexuadamente, e isso explica porque os 1 milhão de soldados da tropa de samus não comem ela ou os soldados de sonya blade não pegam ela.

Risco de morte: Baixo O figurante pode ser morto por algum jogador sádico...

Pagamento: Médio É chato ficar esperando algo acontecer e ficar andando por aí feito um retardado até que algo aconteça. Por isso seu pagamento é razoável.

Popularidade: Baixo É quase imperceptível um figurante desse tipo (Ou não).

Lema: Figurantes, unidos, jamais serão vencidos!

Survival horror[editar]

Um figurante desse tipo de jogo tem de parecer frágil e com MUITA carga emocional. Os produtores de survival horror conseguem fazer o jogador não pensar se o figurante tinha família, se já foi uma criança doce como você ou então se pelo menos o figurante tinha dignidade. Por se tratar de um cara sem família ou então sem infância, os desenvolvedores não veem problema algum em matá-lo, só são alguns pixels inocentes desperdiçados... Geralmente esse tipo de figurante é feito para fazer um monstro foda ou então causar "um acidente". Além disso, um figurante de survival horror nunca deve fugir de um monstro, e se ele fugir o monstro deve puní-lo severamente e também fazer isso doer no coração do jogador.

Outra coisa interessante sobre esses figurantes é que eles criam uma "frase bordão" a qual é decorada pelo jogador que viu a morte do figurante mais de oito mil vezes. Eles SEMPRE mas eu digo SEMPRE eles se perguntam de onde veio o monstro quando são atacados por ele... Por exemplo, aparece um bando de zumbis e os figurantes falam...

Cquote1.png Whata hell??? Cquote2.png
Figurante sobre bando de zumbis

Risco de morte: Altíssimo Bem, como já explicado, jogo de survival horro não é a mesma coisa sem morte, e o protagonista não pode morrer. Então...

Pagamento: Baixo É baixo, mas coloca comida na mesa.

Popularidade: Alta Como pôde ver, é muito fácil adquirir fãs como figurante através da repetição de diálogos e também dos mesmos clichês de personagens principais de jogos de survival horror.

Lema: Whata fuckin' shit dawn!

Exploração[editar]

Como já foi dito acima, figurantes desse gênero são raros e tendem a não ter muitas funções, alguns podem até se tornar personagens clássicos se o jogo for continuado como aconteceu com a Tina do Adventure Island. Em outros casos como no Metroid ou no Castlevania, esses figurantes tem que ser achados no labirinto infinito que é o jogo, normalmente pra ensinar uma técnica pro protagonista ou ser salvo pra conseguir algum final diferente.

Risco de morte: Médio Um dos clichês dos jogos de exploração é ter figurantes que morrem inevitavelmente e outros que sobrevivem no final dependendo do que o jogador faz.

Pagamento: Mínimo Ninguém presta atenção neles mesmo, porque pagar decentemente?

Popularidade: Média Em vários casos esses figurantes nem tem falas, eles só ganham fama se o jogo tiver continuação.

Lema: Eu tô aqui!

Rotina de um figurante[editar]

A imagem acima dá um exemplo de que 95% dos figurantes são iguais e/ou com gráficos ruins em todos os jogos.

Quando o greenpeace começou a defender os figurantes e protegê-los eles começaram a criar um relatório falando sobre as condições que um figurante tem.

Para tudo! Algo não faz sentido: o greenpeace protege animais de extinção e não figurantes!

Direito a resposta: Ué? Mas figurantes não são animais de fato?

Voltando ao assunto, essa pesquisa foi realizada em 2003 e revelou algumas "sujeiras" da capcom e nintendo. Veja a história de rickmaru que trabalhou como figurante de um jogo de survival horror... Só para você ver a importância desse relato é que acompanhou desde quando ele tinha que se formar na faculdade para ser um figurante (existe faculdade para isso???).

Rick era um estagiário de 19 anos que estava fazendo faculdade de artes cênicas e estava no terceiro ano porque era um prodígio. Então ele recebe a notícia que era corno que sua mãe havia fugido para o paraguai e ele agora devia administrar as finanças da família. Então rick é convidado a trabalhar em um lugar aonde ganharia muito dinheiro, mas ele teria que deixar de fazer a faculdade de artes cênicas e começaria a fazer uma faculdade nova, na qual iria qualificá-lo para o emprego.

Rick aceitou na falta de algo melhor. Começou a fazer uma faculdade esquisita, na qual ele deveria decorar os 10 mandamentos do figurante e também princípios comunistas (ok, essa última parte é realmente estranha...).

Veja bem: as matérias que rick estudava eram sempre, história dos kamikazes, analogia de ver a grama crescer e até mesmo matemática do fluxo-contráditório-infracionário (ou como se diz em língua de figurante: Cquote1.png Whata fuck is this?! Cquote2.png). Rick enfim, se formou um ano após o início da faculdade. De fato a faculdade não era longa, mas não era necessário estudar por um ano apenas para não ser notado certo? Mas nosso herói, rick não se deu conta disso e foi chamado para trabalhar na capcom como figurante de um jogo anônimo (a capcom pagou o greenpeace para não revelar qual é o misterioso jogo).

Rick martin jones é escalado no elenco de figurantes como um policial que enfrentaria zumbis com outros figurantes. O roteiro estava todo preparado e seria assim: Era de noite e os policiais se preparam para enfrentar os zumbis e impedir que eles avançem mais na cidade. Eles iriam continuar a atacá-los e os zumbis não paravam e o grand finale ficava desconhecido por rick.

Começava a cena... Rick era um policial com metralhadora que ficava na frente dos outros, rick estava todo feliz por finalmente poder trabalhar e sustentar a si mesmo. Então começa a vir zumbis e rick começa a atirar... Mas ele notou que só saía pipoquinhas e aquilo não derrubava UM zumbi! Rick começava a ficar cada vez mais desesperado até que os zumbis o partem ao meio e o resto fica por sua conta (e risco)...

Após a revelação da história de rick, a capcom teve de limpar sua imagem e começou a doar dinheiro para várias instituições benevolentes obliquamentes e dementes. Depois de 5 anos, o episódio de rick já havia sido esquecido, e o trabalho de figurante é a última forma de escravidão que ainda continua a existir.

Diálogos comuns[editar]

Como a maioria das desenvolvedoras de games torram toda a criatividade para criar diálogos complexos para os personagens principais, mas na hora de fazer o roteiro para figurantes eles apelam para o plágio e copiam os diálogos do primeiro game a usar figurantes... Super mario bros.

Aventura[editar]

Os diálogos geralmente são copiados de outros jogos de aventura ou de survival horror que se ocuparam em criar diálogos para figurantes... Frequentemente as falas do personagem principal que não foram usadas acabam passando para os figurantes. Os figurantes também dão algumas informações para o jogador, mas essas informações só orientam os jogadores que nem conhecem o que é botão "X" ou então o que é o gênero em si.

Cquote1.png Iaaah! Cquote2.png
Figurante de jogos de aventura usando o banheiro
Cquote1.png Your sword... It's beautiful Cquote2.png
Figurante de jogos de aventura admirando sua espada
Cquote1.png Ouvi falar que matarão todos na vila! Cquote2.png
Figurante de jogos de aventura prevendo o futuro
Cquote1.png A tumba é amaldiçoadaaa!!! Cquote2.png
Figurante de jogos de aventura avisando sobre a maldição para o indiana jones da lego
Cquote1.png ... Cquote2.png
Figurante de jogos de aventura morto

Corrida[editar]

Figurante em jogos de corrida (e eu falo do carrinho esmagado)...

O roteiro dos jogos de corrida pelo contrário, são muito raros e difíceis de achar. Até hoje eu não conheço nenhum jogo de corrida em que algum figurante fale, a não ser o need for speed carbon, no qual o "fodão do jogo" fala com um mano de touca que só responde com sim.

Foda-se diálogo! Em jogos de corrida como famoso need for speed ou gran turismo é muito comum os personagens serem carros, e isso dispensa o uso de diálogos.

Cquote1.png Yes... Cquote2.png
Figurante de jogos de corrida aceitando entrar na parada gay
Cquote1.png ... Cquote2.png
Figurante de jogos de corrida sobre sua fala mais comum
Cquote1.png VRUM! Cquote2.png
Figurante de jogos de corrida em seu carro

Devido ao baixo número de frases mais ditas, ficamos por aqui nessa seção...

Guerra[editar]

Dois soldados voltando para casa (os pobres coitados nem sabem que existe uma bomba lá dentro!)...

Em jogos de guerra é comum você ouvir gritos. Sim, é gritos de terror, de sofrimento é praticamente um jogo de survival horror mais "humanizado". Os diálogos de jogos de guerra variam entre coisas do tipo eu me caguei nas calças A munição está acabando!. Claro, e outro clichê desses tipos de jogo é que geralmente falam sobre terrorismo ou sobre a segunda guerra mundial... E pra justificar a matança de pessoas dizem que são nazistas ou terroristas.

Cquote1.png Tem uma bomba! Uma bomba no vaso de flores! Cquote2.png
Figurante de jogos de guerra sobre a bomba em um vaso de flores
Cquote1.png We need more soldiers! We need more soldiers! Over! Cquote2.png
Figurante de jogos de guerra sobre precisar de mais favores sexuais soldados
Cquote1.png Okay soldiers! Welcome to hell! Cquote2.png
Figurante de jogos de guerra sobre chegar no exército
Cquote1.png Fire in the hole! Fire in the hole!! Cquote2.png
Figurante de jogos de guerra sobre fogo no buraco
Cquote1.png Help me! Cquote2.png
Figurante de jogos de guerra apelando para ajuda quando se fode
Cquote1.png ... Cquote2.png
Corpo morto de um Figurante de jogos de guerra

Luta[editar]

Típico figurante de jogos de luta em dia de trabalho

Jogos de luta sempre é a mesma conversa... Os criadores do jogo sempre arranjam um motivo para você ir contra tal inimigo, e para isso eles usam os figurantes. Por exemplo, você é um boxeador e encontra um figurante sendo espancado por um personagem secundário (essa é a ordem natural das coisas, personagens secundários gastam a raiva de ter um salário baixo em figurantes). O boxeador diz que vai matá-lo por isso e começa a luta. Geralmente os diálogos falam sobre a fodudisse do chefão, Ele matou toda a minha família! (quem se importa?) ou até Ele era muito forte para nós derrotá-lo! Enfim... Os diálogos variam entre os extremos de chefão e jogador.

Cquote1.png AAAAAAAAAH!!! Cquote2.png
Figurante de jogos de luta levando um fatality do chefe
Cquote1.png Don't worry, it's all up here! GAAAAAAAAH!!!! Cquote2.png
Outro Figurante de jogos de luta tendo sua cabeça arrancada
Cquote1.png Please... Shall mercy! Cquote2.png
Figurante de jogos de luta (ou não) levar um fatality
Cquote1.png Nooo! Cquote2.png
Figurante de jogos de luta e sua palavra favorita
Cquote1.png ... Cquote2.png
Figurante de jogos de luta e seu cadáver no chão

Simulação[editar]

Jogos de simulação apenas tem diálogo se for algum do tipo the sims (ace combat você apenas ouve as ordens por rádio que não podem ser questionadas, e apenas obedecidas). Nesse caso, os diálogos são falados em uma língua diferente e de baixa compreenssão do ser humano que o joga, assim não torna necessário contratar dubladores que falam normal para falar verdadeiros diálogos.

Cquote1.png Sul sul! Cquote2.png
Figurante de jogos de simulação falando aonde mora te cumprimentando
Cquote1.png Atention: one rocket fuck you now Cquote2.png
Figurante de jogos de simulação avisando que um míssil está te seguindo
Cquote1.png Harabibabou? Cquote2.png
Figurante de jogos de simulação te chamando

Survival horror[editar]

Um enganado cansado pela vida de figurante de jogos

Como 89% dos diálogos de survival horror são importados (ou seja, significa que foram plagiados), faz com que seus figurantes sejam o alvo do maior clichê já visto na história dos games. A utilidade do diálogo aqui é mostrar que apesar de todos os seus defeitos, você pelo menos não é um figurante que morre logo após falar algum código para você... E esse é o jeito que os criadores do jogo acharam para calar a boca dos figurantes e não revelar muitos detalhes da trama.

Cquote1.png What hell? Cquote2.png
Figurante de jogos de survival sobre algum monstro que irá matá-lo
Cquote1.png Hey! I need some help! Cquote2.png
Figurante de jogos de survival pedindo pra você se foder junto com ele
Cquote1.png AAAAAAAAHHHH! Cquote2.png
Figurante de jogos de survival e sua frase favorita
Cquote1.png Oh shit! Cquote2.png
Figurante de jogos de survival sobre ter achado a mulher dele com outro na cama

Vídeos de figurantes[editar]

Ver também[editar]

Mirror2.jpg Conheça também a versão oposta de Figurante de jogos no Mundo do Contra:

Espelhonomdc.jpg