Forum:A diferença entre humor e apelação

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki boteco.png
Esta página faz parte do Fórum da Desciclopédia
Raízes: Index > Boteco > A diferença entre humor e apelação

Índice

2/06/2020, terça-feira
Aprenda a evitar conflitos de edição

Humor é o que te faz rir. Apelação é aquele desejo desenfreado de te fazer rir mesmo não sabendo contar piada.

Vou dar um exemplo de alguém que conheço bem. Alguém - nem sei quem - publicou um artigo sobre José Fumaça nosso ex-prefeito, ex-senador, ex-deputado e quase ex-governador. Eu não mexi no artigo e nem vou mexer porque não tenho idéias pra acrescentar e se fosse editá-lo, teria que apagá-lo todo ou, ao menos, grande parte dele. Nesse artigo, como em centenas de outros sobre pessoas de todo tipo, reais ou fictícias, sempre a mesma piada: ELE É GAY. Todo homem é gay ou tarado, toda mulher é vagabunda ou lésbica. Gente, vamos ser criativos, acho que dá pra falar de alguém sem usar como fator de comicidade a sexualidade da pessoa - ao menos não O TEMPO TODO!

Aqui alguém vai dizer: "Tá, mas no seu artigo você fala de gays também." Sim. Mas, caramba, eu simplesmente distorci os fatos. Qualquer um que já frequentou o Parque Farroupilha percebeu que lá há um número descomunal deles. A piada ali cabe como uma luva porque ela ilustra uma realidade. Mas eu não ousaria, por exemplo, dizer que Arnold Schwarzenegger é gay, ainda que eu pudesse dizer que Frank Zappa é gay (porque eu acho que ele é).

Sacaram? Puxa, gente, a idéia de uma enciclopédia humorística abre margem pra se falar de tudo um pouco, e com bilhões de assuntos possíveis, não dá, definitivamente, para usar as mesmas fórmulas em todos. Não é engraçado, pelo simples fato de que a definição de piada é:

Proposição que torna-se engraçada por sua composição imprevisível.

Se ficar previsível, não é piada. Não dá pra rir de algo que se sabe exatamente como vai terminar. Chega de dizer que todo político é ladrão, que todo artista é gay e que todo lugar é uma droga. Dá pra fazer melhor que isso. E aqui temos certamente um grupo de pessoas com vocação para a comédia, dá pra fazer algo que valha a pena eternizar na rede.

Outra coisa que é apontada no tutorial para escrever os artigos, sobre piadas com Chuck Norris e outros personagens já muito usados. Acredito que isso desqualifique menos um texto do que piadas genéricas repetidas. Confesso que sempre que vejo a citação da Regina Duarte dizendo que tem medo do tema do artigo, eu dou risada. FIca legal, mesmo que apareça aqui e ali. Isso porque FAZ SENTIDO! A piada muda de contexto sempre, mas aquela simples frase "eu tenho medo" cai direitinho em qualquer questão. E até as citações dos emos em miguxês são boas, ao menos algumas delas. Não é esse o ponto que enfraquece os artigos, meus amigos.

O que detona os artigos é a falta de criatividade. Tem muita gente, principalmente n00bs, que preferem entupir seu artigo de palavrões porque é o caminho fácil. Quero ver fazer um artigo sem falar palavrão algum ou falar bem poucos. Aí os bons se separam dos medíocres. Uma enciclopédia, mesmo livre de conteúdo, passa a idéia de inteligência, sagacidade, uma enciclopédia é um repositório de conhecimento, no caso da nossa Desciclopédia, é um repositório de desconhecimento, um desses referenciais que amanhã ou depois alguém vai consultar pra renovar seu repertório de anedotas. Precisamos rever urgentemente os conceitos do que é engraçado. Tem gente que põe foto de mulher pelada nos artigos e acha que vai ficar o máximo. Caramba, eu tenho mulher, sei lá, acho meio desagradável até porque não são só homens que lêem isso aqui.

Em resumo, acho que as piadas têm que ter a ver com o assunto, ao invés de seguir o mesmo caminho sempre. Tipo, falar de Bengalelê Motumbo sem falar de putaria é como falar de futebol e não mencionar a bola. Falar de Sarney sem falar de corrupção é como falar de televisão e não falar de manipulação. Sacaram?

Eu não estou "me achando o fodão" aqui. Eu sou um descíclope medíocre e novato que tem uma meia-dúzia de idéias, mas eu adoro humor, tenho um repertório de anedotas razoável e fico triste em ver que muitas vezes, os artigos não me fazem dar nem um sorriso, quem dirá me arrancar uma gargalhada.

Sei lá, gente, se eu fosse dar uma dica de como fazer, se dependesse de mim, eu diria: antes de fazer um artigo aqui, leiam o artigo da Wikipédia a respeito do assunto. Na realidade há muitas piadas prontas só esperando serem descobertas. Querem ver? Vocês sabiam que Che Guevara jogava Rugby? E que o filho dele fundou um time de Rugby aqui no Estado? E que o neto dele joga nesse time? Não. Mas se soubessem, daria pra fazer algo com isso. Tem gente aqui que consegue fazer piada com cachorro. Eu não sei fazer piada nem com cachorro-quente (a não ser que tenha algum gordo na piada, aí dá pra tentar algo).

Acho que a melhor definição pra tudo isso é: pra ser engraçado tem que ser criativo. Se fosse fácil fazer humor, qualquer um poderia ganhar dinheiro com isso. Fica meio difícil aqui no Brasil porque este é o "país da piada pronta" e não dá pra concorrer com as anedotas da vida real. Mas dá pra tentar. Dá pra ser engraçado sem ser piegas, dá pra ser burlesco sem apelar, e dá pra falar palavrão sem parecer o papagaio de estimação da Dercy.

Bem, é isso. Obrigado pela audiência e paciência, e espero que não levem a mal. Não é pessoal, não posso culpar ninguém porque nunca leio o histórico dos artigos pra saber quem os escreveu. Agora que estou aqui preciso começar a fazer isso, mas sou vagabundo demais pra ter um trabalho desses - e nem sou baiano.

O certo é que adoro isso aqui e acho que qualquer um que goste tanto quanto eu vai concordar comigo ao menos em parte. --Um Alienígena em Apuros (discussão) 05h41min de 24 de junho de 2011 (BRT)

...[editar]

Não é por nada, mas nem meia dúzia vai se prestar a ler esse seu tópico até o fim. Agome89 SADoi 06h04min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Tenho uma opinião que compactua plenamente com a sua, e na verdade, todo usuário que se julga descíclope (usuário registrado há um bom tempo, com um bom número de artigos, participante do Boteco...) concorda com isto também, menos os noobs convictos. Já tentamos fazer uns mutirões de desidiotificações de artigos, mas é muita coisa pra fazer. Tem que ser uma mobilização eterna. No mais, se você continuar a editar, e chegar a virar um usuário mesmo, será uma grande aquisição pro site. KNUT 07h34min de 24 de junho de 2011 (BRT)


Alienígena: Eu sou seu amigo, kkk! Não, eu tentei entender com aquela leitura corrida mas, a maioria evita ser repetitivo, são mais alguns (não todos) dos ips e usuários novos. meus artigos têm piadas de gays com qm é incontestavelmente, ainda assim, já fiz artigos de gays assumidos sem citar tanto a sexualidade. Concordo com quase tudo, só acho q Chuck Noris, e aquela coisa toda q teve graça faz tempo, a piada tem q ser muito boa pra ir nos artigos. Mangiamerda.gifMerdoMerdas feitas até o momento 07h59min de 24 de junho de 2011 (BRT)

O problema do humor é o que faz com que a pessoa possa achar engraçado. Alguns gostam de piadas de bêbado, otros apelam para palavrões descontrolados tipo "Essa vaca do caralho ainda me deve uma grana para mim!" ou utilizam trocadilhos para fazer humor.

Bom, cada um tem o seu jeito de humor. Em meu caso, sou especializado em humor sexual e de trocadilhos. Exemplo vou escrever aqui uma piada sem graça como um exemplo:


Paulão: Aí Ricardão, como anda a vida?

Ricardão: To numa boa, pegando todas.

Paulão: Ta pegando as minas, né seu sortudo!

Ricardão: As Minas? Que nada. Estou é pegando de porrada nesses idiotas na semana passada que me botaram no SPC após me darem um arrombo de 5 mil reais no meu cartão de crédito!


Bem, aí ta a piada, seja ou não engraçado mas é um tipo de humor, onde apenas alguns é que entenderão, outros não. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 40 094 Contribs 08h48min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Quase Zorra Total. KNUT 09h22min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Realmente tocou em um ponto forte. ANTES de me cadastrar eu já percebia o excesso desse tipo de coisa em artigos e não achava a menor graça. TVMMN.png TVOFF 28 045 litros de fetos abortados 16h08min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Pois é, Gay e etc está a lá Chuck Norris, vulgo clichezado pra caralho. Dainidankai 16 686 16h16min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Vale do bom senso do cara que tá escrevendo se controlar pra não deixar apelativo. Se o tema não tem muita coisa pra se escrever, o jeito é usar de ironia, mas não apelar. Usuário:AlvaroPompey10/ass 16h18min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Lugar para apelar é no MK, usando Scorpion e seu speare, e não na Desciclopédia. Dainidankai 16 686 16h22min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Concordo, mas agora basta colocar isso na cabeça de muita gente que não tem um pingo de bom senso! Lit 16h25min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Ou na Destruipedia, Dainidankai (como se escreve?). Não é à toa que muita gente aqui odeia falar de Chuck Norris, mesmo quando tem graça (o que é uma coisa que acontece 0,0000000000001% das vezes), a não ser é claro quando isso faça parte da piada. Caso contrário, deve realmente ser evitado o máximo possível.

Os IPs colocam muito Chuck Norris nos artigos porque eles acham que essas piadas têm graça, porque eles vêem muito essas piadas nos artigos. É por isso que muitos querem fazer uma caça às bruxas a toda menção a Chuck Norris em um artigo. SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h25min de 24 de junho de 2011 (BRT)

(PS: PORRA, CONFLITO DE EDIÇÃO 2 VEZES! SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h25min de 24 de junho de 2011 (BRT))

WTF Samurai, esqueceu como se escreve meu nick ? LOL. Mas é a realidade, deveria ter a "Operação Chuck Norris", pelo menos por um tempo. Dainidankai 16 686 16h29min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Bom, o problema é que eu acho que as piadas do chuck norris já devem ter tido graça algum dia, logo deve ter um monte de artigos mencionando isso pelo menos uma vez, como disse o Canuto, retirar essas piadas sem graça seria uma operação eterna... Lit 16h32min de 24 de junho de 2011 (BRT)

Realmente, todo artigo sobre um homem que não seja Chuck Norris fala que ele é gay, e também usam piadas muito repetitivas sobre mulheres bonitas, como já comi, isso cansa, mas fazer o que... com o tempo novas piadas surgirão e serão mais utilizadas, e essas ficarão mais escassaz. Oremos. 15frutas.gifUsuário:DamascenoSacolão 16h52min de 24 de junho de 2011 (BRT)