Fralda

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Fralda.
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...os portugueses foram os primeiros a utilizar fraldas, mas foram os brasileiros que tiraram elas das cabeças?

Cquote1.png Você quis dizer: Socorro!!! Cquote2.png
Google sobre Fralda
Cquote1.png Socorro!!! Cquote2.png
você sobre trocar a fralda do seu filho pela primeira vez
Cquote1.png Ai, minha fraldinha linda-linda-linda Cquote2.png
Chiquinha sobre o peso na fraldinha
Cquote1.png Oh, e agora quem poderá me defender? Cquote2.png
Seu Madruga sobre trocar a fralda da filha
Cquote1.png Chama o Capitão Nascimento (Não contavam com minha astúcia!) Cquote2.png
Chapolim Colorado sobre perigos iminentes
Cquote1.png Olha o saco! Cquote2.png
Capitão Nascimento sobre é… a fralda?
Cquote1.png Saco? O problema é mais embaixo, capitão! Cquote2.png
Soldado sobre a troca de fraldas… ou sobre o ponto de vista do capitão
Cquote1.png nenê… caquinha… Cquote2.png
seu filho, tentando aprender falar sobre o que ele acabou de fazer na fralda
Cquote1.png Não tinha banheiro, não? Cquote2.png
comentarista político sobre o a fralda doseu filho… ou o que os políticos fizeram na última votação no Congresso
Cquote1.png Boa Noite. Cquote2.png
William Bonner sobre trocar fraldas
Cquote1.png Na União Soviética, a fralda usa VOCÊ! Cquote2.png
Reversal Russa sobre fraldas
Cquote1.png Na União Soviética, a fralda troca VOCÊ! Cquote2.png
Reversal Russa sobre fraldas

Sua mãe guardou um foto de você usando fraldinha

A fralda é a primeira peça de vestuário na vida de um ser humano. Essa peça tão importante foi inventada no século MXXV a.C. quando a babá dos filhos da Cleópatra esqueceu um paninho no berço, debaixo da criança. Como a fralda era um lugar muito mais adequado para guardar aquilo que os bebês faziam, seu uso se difundiu mundo afora.

Por mais importante que seja, a fralda nunca é usada sozinha. Normalmente é acompanhada de pomadas e talcos e segura tudo o que a criança faz. A fralda é muito segura, e só falha quando o bebê está no colo de alguém.

Tipos[editar]

Fralda de tecido usada por Clodovil Hernandez em sua primeira infância

Na Idade da Pedra as fraldas eram confeccionadas em pedra-sabão e usava-se o pó-de-mico para evitar assaduras. No Egito os sábios da casa do Faraó costumavam usar papiro para fazer as fraldas e usar Schin para evitar assaduras. Infelizmente a ideia não deu certo, pois muita gente passou a beber a Schin errada. Na Idade Média, as bruxas faziam fraldas com pele de gatos (e iam para a fogueira da Inquisição depois).

Hoje em dia, a fralda moderna é confeccionada em tecidos sintéticos com fitas autoadesivas que colam no seu dedo e na cama. Muito preocupados como o meio ambiente, os fabricantes sempre tomam o cuidado de avisar que todo o conteúdo da fralda é reciclável. E elas prometem que o material de confecção também será reciclável em breve.

Usos[editar]

Apesar de ser uma peça de vestimenta tipicamente infantil, a fralda não é só usada pelos bebês. Muitos adultos e velhos também a usam. Quando o usuário tem 60 ou mais anos de idade, a fralda se chama geriátrica.

Cquote1.png Primeiro eu faço o número 1. Depois eu faço o número 2. Depois eu acordo Cquote2.png
velhinho sobre o esquecimento do uso da fralda
A fralda geriátrica tem a mesma serventia de uma fralda para bebês, mas tem um compartimento de carga muito maior devido à grande experiência de vida que que nossos avós tem.

Desfile de fraldas. A velocidade dos modelos vai depender do que tinha na papinha

As mulheres, por serem mais emotivas que os homens, lembram-se com mais carinho das fraldas que usavam e, para matar a saudade da infância, sempre acabam usando uma de tamanho menor e mais discreta. Como são muito sentimentais, ficam super preocupadas quando atrasam o seu uso. Algumas até choram.

Os políticos também usam fraldas, especialmente quando tem alguma votação séria pela frente e uma negociata grande por trás. Ou vice-versa. Aliás, muitos políticos afirmam que usam suas cuecas para transportar dólares e suas fraldas para seus projetos políticos.

Condições de uso[editar]

DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...o nome Fralda vem do alemão arcaico fraulashlen merden
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...os protugueses traduziram como Guarda-fezes
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...os brasileiros preferiram a sonoridade do termo — fraulashlen merden ou fraulden que se pronunciava fráuldán

Apesar de extremamente seguras, as fraldas podem causar algum problema de manuseio por pessoas inexperientes. Para se evitar estes contratempos, é só usar os equipamentos de segurança adequados, como máscaras de oxigênio e luvas de borracha. Em casos de emergência, pode-se improvisar com um prendedor de roupas e uma sacola plástica. Borrifcar algum perfume no quarto pode facilitar o serviço (dependendo, obviamente, da qualidade do perfume, pois alguns conseguem deixar a situação pior do que estava).

Cquote1.png Ai, que linda esta fraldinha amarela! Cquote2.png
Carla Perez sobre a gema de ovo caipira que o nenê tinha comido na papinha
Ao se deparar com um fralda com prazo de validade vencida, o adulto responsável deve manter a calma, certificar-se de que tem todo o material necessário à disposição, munir-se de coragem, e encarar seu destino. Se a missão parecer difícil, lembre-se: você já passou por isso, mesmo que do outro lado da situação.

Descarte[editar]

Como todo material de uso humano, o local onde a fralda usada é depositada merece toda a atenção. Deve-se evitar a todo custo jogar a fralda pela janela, especialmente se você mora em apartamento. Se você pretende deixá-la no cestinho do banheiro, é conveniente que feche-a com muito cuidado. Se você estiver no meio de uma viagem e precisar trocar a criança dentro do carro, pode deixá-la bem fechadinha debaixo do banco — apenas aconselha-se a tirá-la ao sair do carro. Em todos estes casos, deve-se retirar a fralda do local no prazo máximo de uma semana — depois disso a operação torna-se desnecessária.

Algumas ONGs, preocupadas com os danos ao meio-ambiente, estão sugerindo a criação de uma nova lei: toda e qualquer fraldinha deverá ser depositada no Congresso, para evitar poluir as cidades. Entretanto, alguns cientistas alertaram que o gasto com combustíveis seria muito grande para fazer este transporte. Para evitar este desperdício, sugerem que usem as câmaras estaduais e municipais que estiverem mais próximas.

Evolução[editar]

O futuro promete uma grande evolução para as fraldas. Steve Jobs, o grande mestre da Apple, está desenvolvendo a iDiaper (no Brasil receberá o nome de iFralda), com conexão direta à Internet, adesivo sem cola e design revolucionário.

Novo tipo de fralda que a Honda está desenvolvendo com o auxílio do brasileiro Rubens Barrichello. Repare que ela tem abas mais aerodinâmicas, mas alguns engenheiros sugeriram deixar a espada do lado de dentro.

A GM, grande produtora de veículos, promete para o ano que vem uma fralda com injeção eletrônica de pomada e trocas automáticas de talco.

A Brastemp, sempre na liderança de produtos para o lar, está desenvolvendo uma fralda autolimpante.

Já a firma Boyol's Men, especializada na criação de artigos de luxo para homens modernos, promete uma fralda autoadesiva e autoajustável para o próximo carnaval. Cquote1.png Olha, gente, essa fralda é superchiquérrima, toda cor-de-rosinha com o exclusivo e anatômico assessório Trava-Rosca, que é projetado para evitar que ela saia do ponto ideal. Olha, estou usando ela por todo o carnaval e ela não saiu do lugar nenhuma vez. Uuuuuuuuuuuiiiiiiiiii!!!!! Ar-ra-sei!!! Cquote2.png
Garoto-propaganda sobre fraldas adultas

Conforto[editar]

Para facilitar o conforto dos usuários, as fraldas são confeccionadas em material macio e absorvente. Mas tome cuidado! Não é só porque você está com fraldas que você pode sentar em qualquer lugar (para isso existem outras peças, como pequenas camisas de um braço só, costurado na ponta).

Para a alegria e diversão da garotada, as fraldas costumam vir com estampas infantis, habilmente desenhadas. Clodovil Hernandez usava uma fraldinha super-chiquérrima (pois seu padrão de vida era caro), com um pequena serpente ninja desenha na parte de trás. Rubens Barrichello, com seu enorme amor pelos animais, usava uma fraldinha com estampas de tartaruga. Até Chuck Norris, campeão supremo na macheza, tinha uma fraldinha de animais. Sua estampa era a de um elefante.

Cquote1.png Era pra aproveitar a tromba! Cquote2.png
Chuck Norris sobre sua fraldinha

Obra de Arte[editar]

Arquivo:Congresso Brasileiro.jpg
Repare como, estilisticamente, Niemeyer representou duas bolas e uma haste

Oscar Niemeyer, nosso grande arquiteto, criou uma obra de arte em cimento armado para representar a fralda brasileira.

Einstein, o maior cientista de todos os tempos até hoje (e até depois de hoje, porque, segundo ele próprio provou na Teoria da Relatividade, o tempo não é fixo e o caminho mais reto é curvo), chegou a afirmar que: Cquote1.png Asaffttas arddem edohem — [trad] O peso e o cheiro de uma fralda são relativos. Cquote2.png
Einstein sobre o que tinha na papinha do nenê

Willian Shakespeare, o mais famosos dramaturgo inglês de todos os tempos, chegou a criar um poema inteiro em homenagem à fraldinha com as cores da coroa que viu em um bebê: Cquote1.png To exchange or not to exchange that is the question! Cquote2.png
Shakespeare sobre uma alta questão filosófica

Até Jeremias José, astro de uma famosa campanha sobre evitar dirigir bêbado, já se manifestou sobre essa importante peça do vestuário humano: Cquote1.png Si eu pudesse eu trocarra mil Cquote2.png
Jeremias sobre ser cabra omi e encarar os problemas de frente

Artigos relacionados[editar]