Francisco Ruiz Tagle

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Francisco Ruiz Tagle foi mais um presidente chileno das antigas que teve o mandato mais curto do que as pernas da mentira. Para ser sincero, Francisco Ruiz Tagle bateu o recorde, pois o seu mandato durou incríveis (ou melhor, incrível, no singular) 1 mês. Ou seja, não deu nem para esquentar a cadeira de presidente.

História[editar]

Um raríssimo retrato de Francisco Ruiz Tagle, que mostra que ele é o irmão gêmeo do Tio Chico.

Assim como quase todos os outros presidentes do Chile, Francisco Ruiz Tagle nasceu em Santiago do Chile, sendo que ele desde cedo tinha grande vontade de ser político, afinal, dessa forma ele poderia fazer o que quisesse com o país, e ninguém poderia se intrometer.

Com esse pensamento, Francisco Ruiz Tagle começou a estudar de maneira puxada, pois ele não queria ser apenas um presidente da República analfabeto. Dessa forma, em pouco tempo, Francisco Ruiz Tagle conseguiu entrar na política.

Porém, como naquela época o Chile tinha uma guerra mortal diária, até mesmo os políticos tinham que dar um jeito de controlar essas crises. E Francisco Ruiz Tagle mostrou que, apesar de não ser uma coisa que se diga "Nossa, que inteligente, que capacidade mental extraordinária" conseguia sempre ajudar o exército de alguma forma. Por conta disso, em pouco tempo, ele conseguiu difersos mandatos políticos no Chile apesar da grande maioria ser de uma inutilidade imensa. O cargo mais importante que ele conseguiu foi o de ministro da fazenda de Francisco Antonio Pinto, cargo no qual ele se destacou, pois ele era muito bom em cortar os gastos do governo, visto que ele sempre deixava de mandar a verba para os hospitais públicos e para o salário da população.

Presidência[editar]

Como mostrou ser um excelente ministro da fazenda, em fevereiro de 1830, Francisco Ruiz Tagle foi eleito presidente provisório do Chile. O seu sonho finalmente estava sendo realizado, e, apesar de Francisco Ruiz Tagle ser apenas um presidente interino, ele achava que iria ficar um bom tempo no governo, afinal, ninguém era idiota o suficiente para assumir a presidência no meio das mais de 8000 guerras que aconteciam. Ele estava enganado.

Como sempre tem algum idiota querendo esses cargos, logo apareceu um sujeito que também sonhava em ser presidente (ou não): Seu nome era José Tomás Ovalle, e que já estava preparado para assumir, além de que ele era apoiado pelos militares. Então, mesmo querendo continuar muito no cargo, Francisco Ruiz Tagle foi obrigado a renunciar, sendo que dessa vez ele sabia que não voltaria mais a presidência nem que vendesse a alma para o diabo.


Precedido por
Francisco Ramón Vicuña Larraín
Pinochet wideweb 470x322,0.jpg
Presidente do Chile

1830
Sucedido por
José Tomás Ovalle