Frank de Boer

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Datena imagens.png ME DÁ AS IBAGENS! Eu quero ibagens!!!
Este artigo possui poucas ou nenhuma ibagem o ilustrando. Por favor considere adicionar novas ibagens para impedir que o Datena tente te processar!

Frank de Boer (Hoorn, 15 de maio de 1970) é um futebolista holandês que atua como zagueiro. Ficou mais conhecido por dar o lançamento do meio da rua para Dennis Bergkamp fazer seu célebre gol contra a Argentina na copa de 98. Atualmente, está aposentado.

Carreira[editar]

Membro da família Boer, que junto com os Laudrup e os Schmeichel são os clãs mais bem-sucedidos do futebol, Frank demonstrou talento para jogar futebol desde moleque, quando jogava de lateral nas peladas do bairro. Seu pai, percebendo que poderia ganhar muito dinheiro empresariando o garoto, passou a treiná-lo no quintal de casa com uma rotina de fazer 300 cruzamentos certos todos os dias. Os alvos eram coisas próximas como um lixeiro, um hidrante ou a caixa de som do vizinho chato e barulhento.

Frank começou jogando pelo Ajax e teve passagens pelo Barcelona, Rangers, Galatasaray e Arábia. Não teve um tempo feliz na Catalunha pois, além de ter sido comprado pelo preço de um rim e não render o esperado, foi suspenso várias vezes por não passar no exame anti-doping. Acostumado com as leis liberais neerlandesas, Frank não se acostumou com um ambiente mais rígido e, sempre que podia, experimentava da "iguaria" típica de sua terra natal.

Após pendurar as chuteiras, tornou-se técnico de futebol do Ajax, ganhando muitos títulos e revelando muitos talentos. Foi ele o responsável por mudar a posição de Luisito Suárez de goleiro para atacante, alegando que assim sua principal habilidade seria mais bem aproveitada.

Curiosidades[editar]

  • Frank tem um irmão gêmeo chamado Ronald. Quandos jogavam juntos, ambos costumavam trocar de lugar no meio das partidas sem serem descobertos.