Franz Liszt

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Banderasangría.png
Estatua Atila - Hungria.jpg
Este artigo veio da Hungria!!!

Este artigo é magiar. Ele mora numa Budapeste, visita a Héviz Spa, come Gulash, resistiu aos Hunos e tenta se aparecer para os demais europeus.

Não estrague este artigo, senão Átila, o húngaro te comerá vivo.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Tema musical de desenho animadoCquote2.png
Google sobre Rapsódia Húngara Nº2

Cquote1.png Esse sabe fritar!!! Cquote2.png
Joe Satriani sobre Liszt.
Cquote1.png Vovô? Cquote2.png
Yngwie Malmsteen sobre Liszt.
Cquote1.png Você traiu o movimento da música fácil, véio Cquote2.png
Dado Dolabella sobre Liszt

Liszt foi o primeiro músico a usar cabelo Chanel. Nesta foto esperando o busão para Varsóvia, com sua fantasia do Zorro.

Franz Schindler's Liszt foi um pianista virtuoso e o Justin Bieber da época. Na sua juventude, as garotas adolescentes ficavam quinem gazelas nos seus shows. Quem diz que ele foi o primeiro guitarrista eletrico é babaca, caga em baldes e não deveria existir. Pois o primeiro foi Paganini. Então vão se fuder essas pessoas.

Tabela de conteúdo

[editar] Vida

[editar] Nascimento e revelação do talento

Ele nasceu na Hungria. Seus pais eram Adam Liszt (musico) e Maria Anna Lagger (jogadora de mmorpg). Pelo fato de Maria não sair quase nunca da cadeira do pc e de Adam ter muito pouco tempo livre, eles fizeram tchatchatcha quase nunca. Por causa disso Liszt foi filho único.

O talento de Liszt se revelou pela primeira vez quando ele tinha 6 anos. Seu pai o introduziu para diversas obras musicais, até que em um certo ponto Liszt, com certa nocao musical, consegue compor sua primeira peca. Era uma paráfrase operática de poema sinfônico em forma de concerto em ré menor para piano e berimbau. Apos a execução da obra, Adam concordou em dar aulas de piano para seu filho. Apos alguns anos de aulas e progresso, Adam decidiu contratar um professor particular de piano para ele. Os dois foram para Vienna e Adam pagou um professor bem caro.

[editar] As aulas hiper-chatas do Czerny

De 15297 professores disponíveis, Adam teve o azar de contratar o mais chato da historia da humanidade para seu filho. Carl Czerny foi um vendedor de imoveis que comprou o diploma de professor de piano. Ele criava musicas hiper chatas e justificava a bostidão delas falando que eram etudes (Isso mesmo, quando os seus amigos acharem que seu som ta uma bosta, fale que é um etude). Os pianistas da época e os críticos fingiam gostar dos etudes do Carl Czerny para fingir que eram de alta classe e que entendiam coisas que os outros não entendem. Liszt até caiu na conversa do Czerny por um tempo e compôs os seus próprios etudes (etudes en 12 exercises), mas depois de 10 meses de chatura ele não aguentou mais. O seu pai então decidiu simplesmente botar ele para tocar em publico.

[editar] Primeiros concertos

Liszt transmite os sentimentos de Valeska Popozuda para a plateia e explora cada pequeno detalhe de seu tema em "Variações a Duas Vozes em um Tema de Valesca Popozuda"

O primeiro concerto de Liszt foi um sucesso, todo mundo amou. Foi em uma sala de concertos relativamente pequena pequena no centro de Vienna. Ele tocou um conjunto de variações em um tema de Valesca Popozuda. A obra deixou a platéia com um sentimento inesquecível e Beethoven, que estava lá, aplaudiu de pé. A reputação de Liszt começou a crescer após o fato notável. Os jornais vienenses falaram sobre o jovem e sua execução brilhante, e os criticos musicais se encontraram na posição de analisar a possibilidade da ressurreição das obras da Valesca para o repertório classico. Depois de alguns concertos em Viena, o pai de Liszt decidiu ir com seu filho para Paris e conquistar o publico parisience. Todo mundo o idolatrou após uns concertos. Tudo estava indo bem até que Adam decide ir com seu filho para o Brasil...

[editar] Brasil e morte do pai

Liszt e seu pai chegaram em Rio de Janeiro em 1827. Ao chegar, Liszt foi introduzido à algumas das figuras principais do funk carioca, incluindo Mr Catra e Deise Tigrona; eles trocaram suas obras musicais principais e Deise Tigrona dedicou "Toca e Agita" ao Liszt. Adam programou a data dos concertos. Os concertos foram um desastre. Com o preço dos ingressos dobrados por causa dos impostos, praticamente ninguem os frequentou. A unica coisa que restava fazer era voltar para a Europa, porem Adam Liszt comeu um escondidinho podre e ficou gravemente doente. Ele morreu em 28 de agosto. Antes de morrer ele pediu para Liszt escrever uma carta para mae explicando a situação e pedindo uma reconciliação em Paris.

[editar] Liszt como professor pela primeira vez e Caroline Saint-Cricq

De volta em Paris e morando com a mae, Liszt parou de dar concertos por um tempo. Ele apenas ficou com o trabalho de professor em um conservatório feminino. Ele mandava as estudantes tocarem o piano em pé e dava bofetadas nas suas bundas quando elas erravam. Apos um tempo, uma de suas alunas, Caroline de Saint-Cricq, começou a frequentar suas aulas sem usar calças. Ela estava impaciente para conhecer o outro dedo de Liszt. O pai de Caroline descobriu tudo e mudou sua familia de cidade. O que é triste, pois Liszt estava praticamente com jogo ganho quando a mãe de Caroline morreu.

[editar] Composições

Nos fins de semana Liszt fazia bicos como compositor de trilhas sonoras para desenhos animados em troca de alguma comida. Assim imortalizou sua única obra que alguém além de sua mãe conhece "Caracóis Húngaros nº2".

[editar] Ver também

v d e h
Bach bass.jpg
Bach shades.jpg

♫♫♫ Compositores da Música Erudita ♫♫♫

AlbinoniBach (Biografia)BeethovenBerliozBizetBrahmsBrucknerCarlos GomesChopinCorelliDebussyDukasDvorakElgarGriegHandelHaydnJenkinsKhachaturianLisztMahlerMendelssohnMozartMussorgskyOffenbachOrffPachelbelPaganiniPalestrinaPonchielliProkofievPucciniRachmaninoffRavelRimsky-KorsakovRossiniRubinsteinSalieriScarlatti PaiScarlatti FilhoSchoenbergShostakovichSchubertSchumannStrauss FilhoStrauss PaiRichard StraussStravinskySuppéTartiniTchaikovskyVerdiVilla-LobosVivaldiWagnerWeber

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas