Franz Liszt

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Banderasangría.png
Estatua Atila - Hungria.jpg
Este artigo veio da Hungria!!!

Este artigo é magiar. Ele mora numa Budapeste, visita a Héviz Spa, come Gulash, resistiu aos Hunos e tenta se aparecer para os demais europeus.

Não estrague este artigo, senão Houdini acorrentará sua mãe.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Tema musical de desenho animadoCquote2.png
Google sobre Rapsódia Húngara Nº2

Cquote1.png Esse sabe fritar!!! Cquote2.png
Joe Satriani sobre Liszt.
Cquote1.png Vovô? Cquote2.png
Yngwie Malmsteen sobre Liszt.
Cquote1.png Você traiu o movimento da música fácil, véio Cquote2.png
Dado Dolabella sobre Liszt

Liszt foi o primeiro músico a usar cabelo Chanel. Nesta foto esperando o busão para Varsóvia, com sua fantasia do Zorro.

Franz Schindler's Liszt, foi o primeiro guitarrista virtuoso que se tem notícia, e também criador do Power Metal, com seus solos na velocidade de luz e os temas épicos de Richard Wagner. Considerado muito à frente de tempo, o fato de a guitarra elétrica ainda não ter sido inventada quando viveu, mas isso não o impediu de se tornar uma sumidade do instrumento, utilizando para tanto um piano improvisado. Infelizmente esse talento foi tardiamente reconhecido, Liszt morreu pobre e nunca conseguiu realizar o sonho de ser um grande músico, passando grande parte da sua vida trabalhando como digitador em uma empresa de listas telefônicas.

[editar] Vida

Liszt era obcecado por tocar rápido, mesmo que o resultado não fizesse sentido algum, tendo feito transcrições de longas sinfonias transformando-as em breves prelúdios. Passava madrugadas martelando seu piano velho de brinquedo, para seu deleite e ódio mortal de toda a vizinhança. Era muito comum encontrar Liszt pendurado pelo mindinho da mão em seu quarto para melhorar sua técnica e conseguir fazer acordes de 18 notas com apenas 5 dedos (alguns estudiosos contudo contestam a informação afirmando que Franz era na verdade polidáctilo). Também era pai de Cosima Wagner, a esposa de Richard Wagner. Por isso que ele não gostava muito do Wagner.

[editar] Composições

Nos fins de semana Liszt fazia bicos como compositor de trilhas sonoras para desenhos animados em troca de alguma comida. Assim imortalizou sua única obra que alguém além de sua mãe conhece "Caracóis Húngaros nº2".

[editar] Ver também

v d e h
Bach bass.jpg
Bach shades.jpg

♫♫♫ Compositores da Música Erudita ♫♫♫

AlbinoniBach (Biografia)BeethovenBerliozBizetBrahmsBrucknerCarlos GomesChopinCorelliDebussyDukasDvorakElgarGriegHandelHaydnJenkinsKhachaturianLisztMahlerMendelssohnMozartMussorgskyOffenbachOrffPachelbelPaganiniPalestrinaPonchielliProkofievPucciniRachmaninoffRavelRimsky-KorsakovRossiniRubinsteinSalieriScarlatti PaiScarlatti FilhoSchoenbergShostakovichSchubertSchumannStrauss FilhoStrauss PaiRichard StraussStravinskySuppéTartiniTchaikovskyVerdiVilla-LobosVivaldiWagnerWeber

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas