Franz von Suppé

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Cquote1.png Veja a minha barba. Ela é tipicamente austríaca Cquote2.png

Franz von Suppé foi um homem romântico, que era compositor romântico do período romântico. Seu nome Franz é alemão, o von é alemão, seu sobrenome é meio francês, então, o que ele é? Acredite, ele é croata. MWAHAHAHAHAHA!.

Vida pessoal[editar]

Suppé era um croata que achava que era austríaco, tanto é que seu nome verdadeiro era Franciclicikilc Suppé, tipicamente croata, mas ele fazia questão de ser chamado de Franz von Suppé.

Suppé era jogador de xadrez, pianista, maestro e croata. Começou a tocar na banda do colégio aos 14 anos. Suppé tocava na fanfarra de sua escola, portanto, Suppé era um fanfarrão... croata.

Franz Suppé gostava de Mozart, que era austríaco, de Strauss, que era austríaco, de Schubert, que era austríaco, e do Adolf Hitler, austríaco também. Suppé amava a Áustria como se fosse austríaco mesmo. Mas ele era croata. Suppé morreu em guerra, combatendo pela nação austríaca. Nesta época ele já estava com uns 80 e tantos anos.

Obras[editar]

Suppé compôs várias obras onde enaltecia o modo de vida austríaco. Mas também gostava de Portugal e Itália. Compôs Bocaggio, uma música que homenageava ao mesmo tempo Bocage e Roberto Baggio. A obra fala da vida de um poeta que resolveu chutar o balde pra bem longe.

Na obra Cavalaria Ligeira, Suppé homenageia os feitos da cavalaria austríaca que combateu os soldados de Napoleão. Na obra A Dama de Espadas, Suppé conta a história de uns transformistas húngaros que tentavam invadir a Áustria.

Ver também[editar]

v d e h
Bach shades.jpg ♫♫♫ Compositores da Música Erudita ♫♫♫

AlbinoniBachBalakirevBarberBartókBeethovenBelliniBerliozBeyerBizetBoccheriniBorodinBrahmsBrucknerCarlos GomesChopinClara SchumannCorelliCuiDebussyDelibesDonizettiDenzaDukasDvorakElgarFauréFučíkGambolputtyGluckGounodGriegHandelHaydnHolstJoplinKhachaturianLeoncavalloLisztMahlerMascagniMassenetMendelssohnMonteverdiMontiMozartMussorgskyOffenbachOrffPachelbelPaganiniPalestrinaPeppinoPonchielliProkofievPucciniPurcellRachmaninoffRavelRichard StraussRimsky-KorsakovJuventino RosasRossiniRubinsteinSaint-SaënsSalieriSatieScarlatti PaiScarlatti FilhoSchoenbergShostakovichSchubertSchumannSibeliusSmetanaSousaStrauss FilhoStrauss PaiStravinskySuppéTartiniTchaikovskyTelemannVerdiVilla-LobosVivaldiWagnerWaldteufelWeberZappa