Friedrich Wilhelm Murnau
![]() |
Desciclopëdia über alles in der welt!!!
Estä arrtigö é alemon! Issö querr düzerr que seu autorr suschtenta ö gerraçon interra com bratwurst e sauerkraut, serrvidös porr uma fräulein . Non faça scheiße, öu te porremos de quatrro nö cörredorr polonës. |
Friedrich Wilhelm Murnau, ou apenas F. W. Murnau, foi um cineasta expressionista alemão e gay, mas nesse artigo não falaremos sobre sua opção sexual afinal, o que ele fazia entre 4 paredes ficava entre 4 paredes.
F. W. Murnau foi o sujeito mais expressionista do movimento expressionista. Às vezes ele até se perdia em meio a tanto expressionismo.
Murnau foi o realizador do filme mais importante do expressionismo alemão, o famoso Nosferatu, vampiro com cara de rato anêmico, interpretado pelo Max Xereca. Werner Herzog fez um remake de Nosferatu, com o maníaco Klaus Kinski no papel do vampiro careca que deveria ser o Conde Drácula.
Murnau também foi realizador do filme Fausto que, apesar do nome, não fala do apresentador gordão e chato. Fausto conta a história do Fausto mesmo, do Goethe, aquele do Chirrin Chirrion. Outro filme de Murnau foi Aurora, já na fase americana, mas esse não é de terror.
Ver também[editar]