Fringe

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Zorak.jpg Você está entrando em um mundo desconhecido nas imensidões da escuridão, onde
ninguém pode ouvir seus gritos!

Agora, viajar pelo espaço ficou mais fácil depois que inventaram a Coca-Cola.
Se aconchegue em sua nave e vá tomar um "chazinho" com o E.T. de Varginha.

Alien.gif
T O P | S E C R E T |!
Alien.gif

Atenção! Este artigo é sobre uma teoria conspiratória, então tome cuidado com o conteúdo que estiver lendo.

Enquanto isso, o exército americano está se comunicando com ETs.

Cometinha.jpg Este é mais um artigo com pretensão pseudo-científica, portanto, seu autor é um desocupado mentiroso que não diz coisa com coisa.
A estranha mão com 6 dedos que é mostrada em todas as aberturas da série.

Babel fish.gifTraduzindo: Franja
Babel Fish sobre Fringe
Cquote1.png Você quis dizer: Friends Cquote2.png
Google sobre Fringe

Fringe (ou no Brasil, Fronteiras) é mais uma daquelas séries alucinógenas criada pela perturbada e doentia mente de J. J. Abrams (o mesmo criador da psicodélica série Lost). A série é uma cópia mistura de Arquivo X, Lost, Além da Imaginação e CSI.

Hipnose Sinopse[editar]

Spoiler5.JPG
Atenção! O texto abaixo pode conter (ou não) um ou mais spoilers.
Ou seja, além de deixar o artigo com mais pressão aerodinâmica nas retas e mais estável nas curvas de alta, ele pode revelar, por exemplo, que Shinji se torna Deus e todo mundo vira suco de laranja, ou que Chuck Noland consegue sair da ilha numa jangada.
Spoiler3.jpg


Lula em participação especial na série. Seu dedo dilacerado foi resultado de uma das experiências fracassadas de Walter.

A série examina a linha tênue entre as drogas e a cachaça. Quando a agente nem tão especial Olivia Dunham vai investigar o acidente da Malaysia Airlines e descobre que estava cheio de zumbis dançando Thriller lá dentro, ela investiga mais um pouco e percebe que todos esses casos bizarros estão ligados a uma coisa denominada Ana Paula Padrão. Depois que seu parceiro especial (e sexual) John Whiskey Scott morre e sabota o FBI, ela resolve investigar a fundo esses acontecimentos. É então que ela descobre Walter Bishop, um cientista drogado, alcoolizado, cheirado e brisado... que é considerado o Einstein da nossa geração (também, pra uma geração como a nossa não precisa de muito). O único problema é que Walter estava preso em um sanitário sanatório, e Olivia iria precisar do consentimento de seu filho, Peter Bishop, uma espécie de traficante-cafetão-foragido-multilíngue.

Após se unirem, os 3 anormais resolvem os casos mais bizarros possíveis, contando com uma equipe de várias pessoas que fingem estar fazendo algo no computador. A série se baseia na ideia da existência de diferentes linhas do tempo e de um universo paralelo, em que as escolhas que fazemos aqui ocorrem de modo diferente lá. Por exemplo: na outra dimensão, ao invés de ter um dedo a menos, Lula teria um dedo a mais; ao invés de ganhar o prêmio Nobel da Paz, Obama ganharia o Prêmio Nobel da Guerra, e por aí vai.

Métodos de trabalho[editar]

Após tirar Walter da prisão, essa turminha aprontou altas confusões boas pra cachorro. Como por exemplo, quando eles tiveram que cuidar de um caso em que todos os orifícios de uma vítima haviam sido tapados, e isso fazia com que a pessoa explodisse por excesso de gases e coliformes fecais. Outro caso interessante foi o de pessoas que tinham seus cérebros liquefeitos ao acessarem certos sites da internet. Em um dos casos, houve a participação especial de Smeagol, que foi encontrado no subsolo de um prédio em ruínas.

A equipe também se encarrega de desvendar vários outros casos pequenos que não são mostrados na série, como por exemplo, desvendar o grande mistério de como Sarney se mantém no poder (há teorias de que ele possa ter se fundido com a cadeira da presidência do Senado, numa falha tentativa de se imortalizar).

A rotina da equipe Fringe pode ser dividida entre seus personagens:

  • Olivia: É interrompida em um momento melodramático em que seu amante/pai/primo/hamster é morto por um acidente bizarro. Após isso, ela vai até o laboratório de Walter para limpar sua baba e levá-lo à cena do crime. Após chegar à cena do crime, ela faz cara de séria e começa a fazer um monte de perguntas óbvias, que mais tarde serão respondidas por Walter. Depois de se deparar com a bizarrice do dia, ela corre e é espancada pela coisa bizarra, e daí em um momento mágico ela encurrala a coisa/cientista do mal/bagulho da outra dimensão, e o mesmo é preso e interrogado por ela (inutilmente, pois a pessoa ou treco também não sabe muito sobre o que está acontecendo). No final de mais um dia inútil de trabalho, ela chega em casa e fica olhando pro teto com uma cara pensativa de "quantas coisas incomuns e estranhas eu enfrento no meu dia-a-dia"...
  • Peter: Enquanto está negociando um tráfico de orgãos, é interrompido e chamado para comprar dadinho de chocolate na padaria para Walter. Ao chegar no laboratório de Walter e presenciar uma experiência estranha, ou ele fica bravo com Walter, ou faz cara de "ai, que danado esse meu pai!!!". Após chegar à cena do crime, ele tenta bancar o esperto, dando sugestões em sua maioria erradas, enquanto observa discretamente a bunda de Olivia. Quando descobre algo sem querer querendo, Walter o parabeniza por tentar formular uma teoria sobre o que está acontecendo (apenas para não chamá-lo de burro) e parte para o laboratório. E Peter vai contatar um de seus manos-do-gueto-super-inteligentes-e-que-sempre-devem-algum-favor-a-ele para rastrear algo, ou ajudar a descobrir o que está acontecendo. Depois de uma breve pausa para fumar uns bagulhos, Peter toma conhecimento de que Olivia foi espancada pela coisa bizarra do dia e, num ato heroico, corre para o lugar e atira nas paredes a torto e a direito, enquanto Olivia encurrala o bagulho estranho. Após o dia agitado, ele leva Walter a um parquinho e brinca com ele na gangorra. Os dois vão para casa e Peter não dorme, porque Walter fica calculando em voz alta quantos átomos tem no universo, além de preparar o café da manhã cantarolando pelado.
  • Walter: Na maioria das vezes, está em seu laboratório fazendo um experimento bizarro para criar algo que virá a causar mais problemas ainda no futuro. Vive a falar coisas sem sentido algum, e quando é levado para a cena do crime, chega perto do corpo e fica fascinado com a morte trágica da pessoa. O corpo sempre é levado para seu laboratório, e enquanto ele e a agente Globeleza Farnsworth dissecam o cadáver, Walter fica contando estórias alucinógenas que vivenciou, ou fica falando de comida no meio do cheiro pútrido da sala. Após investigar um pouco, ele descobre que aquilo é produto de algo que ele próprio causou, e avisa o que acha que pode ser/resolver a Peter e Olivia. Enquanto os dois ficam procurando pistas erradas dadas por Walter, ele destrói mais ainda o cadáver, descobre que estava errado e que na verdade a coisa era muito mais impressionante do que ele pensava (mas interrompe o que estava fazendo, para cozinhar no local ou tentar descobrir a fórmula de um extinto milk-shake de morango). Depois que Peter e Olivia resolvem tudo, ele fica delirando em seu quarto até o dia nascer.

Massive Dynamic[editar]

É uma filial do Google, criada por William Bell, antigamente conhecido como Spock, de Star Trek. Ex-parceiro de Walter Bishop, ele surrupiou todas aquelas invenções malucas da nave do Capitão Kirk (?) e fundou a Massive Dynamic. A empresa é a maior fabricante de acidentes e bizarrices do mundo, algo como a ACME do mundo real. Entre seus produtos mais famosos, estão o elevador versão aerotrem, bombas de São João feitas de antimatéria, memórias líquidas, o spray para sobrancelhas e as esdrúxulas letras gigantes e flutuantes que sempre indicam o lugar onde a câmera está, cuja propaganda é frequente na série. A empresa é tão grande que inclusive se expandiu para além do universo convencional, seguindo a tendência do Google e Microsoft. Sim, ela está até mesmo em um lugar onde o Bin Laden nunca existiu.

Personagens[editar]

  • Olivia Dunham: Uma jovem e forte agente do FBI, que viu seu parceiro virar presunto e depois entrou na mente dele. Na infância, Olivia foi vítima de experiências secretas: quase todas elas com o tal do cortexiphan, um medicamento inovador derivado do Gardenal que fazia com que as loiras virassem supermulheres inteligentes (podemos observar aí outra ficção da série).
  • Peter Bishop: Cafetão e traficante, já trabalhou em várias partes do mundo e sempre tem "contatos" como Fernandinho Beira-Mar, Marcola e Paulo Maluf que o ajudam nas investigações (e que também descolam um barato para ajudar Walter a pensar).
  • Walter Bishop: Renomado cientista (e drogado assumido), é sempre a origem de todas as causas dos acontecimentos do Padrão (ou seja, é tudo culpa dele). Depois de várias experiências fracassadas, Walter resolveu descansar para descobrir mais sobre o mundo da internet: foi quando descobriu a Desciclopédia e despirocou de vez, sendo logo depois mandado para o sanatório.
  • Phillip Broyles: Depois que deixou de ser garoto propaganda da C&A, virou chefe do Departamento de Alucinógenos Nacionais e é ele quem lidera o grupo de anormais da divisão Fringe. Basicamente, antes de tomar LSD no laboratório ele tinha o senso de humor igual a de Kimi Räikkönen, e só serve mesmo pra dar um ar misterioso e sério na série. Tem um caso secreto com a véia da Nina Sharp.
  • Charlie Francis: É o capacho de Olivia, serve como escudo humano e como isca pra criaturas hibrídas, basicamente é ele quem faz as coisas ilegais ou perigosas para Olivia. Assim como muitas vítimas, ele também é assassinado por um metamorfo do outro universo, o qual copiou sua aparência e não mudou mais, tendo que beber mercúrio de termômetros pra não cagar as tripas. Mas acabou morrendo também.
  • Nina Sharp: Filha do Robocop, é acessora pessoal do Doutor Graham William Bell, é responsável por dar um ar mais misterioso ainda na série. Quando criança, teve aulas com Paulo Maluf de como negar ou ocultar informações.
  • John Whiskey Scott: Foi o parceiro sexual de Olivia. Depois de virar presunto por trair o FBI, ajudou Olivia quando ela entrou nos pensamentos dele.
  • Asteroide, Astral, Asterisco Astrid Farnsworth: Também é uma agente, mas foi rebaixada pra ser a assistente de laboratório de Walter, que é responsável por ser a babá dele e de fazer todo o trabalho pesado, como limpar o cocô da vaca de estimação de Walter. Estudos afirmam que, nas últimas temporadas, talvez Walter se lembre do nome dela (o que aconteceu uma vez). É também a tatatataravó do renomado cientista Professor Hubert J. Farnsworth.
Setembro entregando todas as suas informações a Peter antes que aconteça o próximo paradoxo temporal.
  • Setembro (ou "O Observador"): Membro de uma raça de humanos super desenvolvidos vindos do futuro, é o responsável por triplicar o ar de mistério da série. Só veste terno e chapéu da máfia, e nunca ri da desgraça alheia causada pelos fenômenos do Padrão, nos quais sempre está presente. Assim como o resto de sua raça, ele captura balas com a mão e viaja no tempo-espaço (testemunhando inclusive a construção da Grande Muralha da China). Sempre que para numa lanchonete, fica escrevendo baixarias de trás pra frente e come toda a pimenta do lugar. Há suspeitas de que ele seja Marcelo Tas, que busca no Padrão ideias para incrementar o CQC.

Personagens do universo alternativo[editar]

  • Olivia Dunham: Já não é loira, pra variar. É muito menos tímida, e muito mais putaça que sua outra versão, sendo que ela também tinha um namorado antes de conhecer Peter, mas trepou com os dois e acabou engravidando do segundo (o moleque foi posteriormente apagado da existência). Enquanto a primeira Olivia estava presa no outro universo, esta aqui se infiltrou na equipe e enganou todo mundo direitinho. Walter não percebeu as diferenças entre as duas, porque estava muito ocupado sendo comprado por doces pela ruiva esperta, fato que o perturbou bastante.
  • Peter Bishop: Aqui é onde mora a confusão da série. O Peter alternativo na verdade é aquele lá de cima, que foi sequestrado porque o original morreu. Walter não aceitou isso, e deu uma de Inspetor Buginganga, inventando uma engenhoca que o permitiu cruzar até o outro universo para roubar o outro Peter (que não era filho dele).
  • Walter Bishop: Também chamado de "Walternativo", também era um cientista, mas depois que seu filho foi sequestrado para o outro lado, se tornou bastante frio (e menos maluco). Tomou o cargo de Secretário de Defesa e, juntamente com a Equipe Fringe (a desse lado), a quase impossível missão de costurar as "feridas" em seu universo. O problema é que as pragas que acontecem do outro lado não são nem 1% perto do que ocorrem nessa dimensão paralela, onde o café ficou mais raro que ouro.
  • Philip Broyles: A única diferença é que esse não se divorciou. Acabou morrendo e foi substituído por um metamorfo mais sério que ele.
  • Charlie Francis: Diferente do outro, não fica tentando ter chances com Olivia. É constante motivo de piada, pelo fato de ter que viver com vermes na barriga.
  • Lincoln Lee: Esse sim fica querendo a Olivia. Quase vira churrasco uma vez, mas morre com um tiro de um sniper e sua versão do universo original o substitui no time.
  • Nina Sharp: Pouco se sabe a respeito dessa versão dela, mas houve um episódio que deixou bem claro que ela não é boa peça.
  • Astrid Farnsworth: É muito mais doida que a assistente de Walter, e consegue fazer qualquer tipo de conta e estimativa de cabeça. Milhares delas, em milissegundos. Dizem que funciona a pilha.

Frases filosóficas de Walter Bishop[editar]

Aqui temos uma vasta coleção de frases que mostram toda a genialidade de Walter Bishop. Atenção: essas frases são realmente da série (pelo menos quase todas) e não uma descriação histórica da Desciclopédia.

Cquote1.png Ops, acho que fiz xixi... foi só um esguicho Cquote2.png
Walter sobre Situação muito perigosa e estranha
Cquote1.png Se eu continuar mexendo você vai conseguir receptar sinal de tv a cabo grátis!! Cquote2.png
Walter sobre operar o cérebro de alguém
Cquote1.png Ou ela tinha uma tendencia a servidão sexual. Uma observação científica, não um julgamento. As minhas melhores memorias... Cquote2.png
Walter sobre mulher morta com marcas no braço
Cquote1.png Ops eu tive uma ereção!OH! não tem nada haver com sua nudez... eu talvez só precise urinar Cquote2.png
Walter sobre tentar disfarçar a ereção vendo Olivia de biquini em um tanque com água.
Cquote1.png Acabei de pedir 2 toneladas de semên de babuíno... só não lembro o porque Cquote2.png
Walter sobre experiencia muito importante
Cquote1.png Estou pensando se aqui eles vendem aqueles carros que esquentam a bunda Cquote2.png
Walter sobre Concessionária
Cquote1.png Ah, vocês querem usar a cama? Cquote2.png
Walter sobre Olivia e Peter chegarem correndo em seu apartamento
Cquote1.png Você toma alguma medicação prescrita ou ilicita? Seja sincero, não vou julgar. De fato, se a resposta for negativa, vou indicar o uso de drogas. Cquote2.png
Walter sobre Examinar um paciente
Cquote1.png Sim, mas não!!! Cquote2.png
Walter sobre Balançar larvas para fisgar uma criatura gigante e híbrida
Cquote1.png Talvez seja alguma mutação que ela sofria ou quem sabe ela comesse flores... Cquote2.png
Walter sobre Vítima que havia usado perfume
Cquote1.png Oh! Desculpa! tenho certeza de que a agente Dunham sabe como um pênis se parece. Cquote2.png
Walter sobre Mostrar seus balangandãs
Cquote1.png AHHH que cheiro putrido! Mas mudando de assunto,você gosta de bolo de café? Cquote2.png
Walter sobre Examinar corpo em decomposição
Cquote1.png Sua centrífuga é velha, deve ter uns 20 anos Cquote2.png
Cientista visitante sobre Centrífuga de Walter
Cquote1.png ...tem 25 anos, mas é boazinha...também tenho uma vaca Cquote2.png
Walter sobre Comentário acima
Cquote1.png Então, Peter! O meu plano de deixar de deixar você e a Olívia sozinhos, deu certo? Cquote2.png
Walter sobre fazer a jantar romântico para Peter e Olívia em sua casa.
Cquote1.png Oh!! Bom dia Olívia!!! Você e o Peter dormiram bem durante essa noite? Não se esqueça de usar sapatos ao se levar da cama! Esta casa pode ser bem fria, principalmente durante a noite! Cquote2.png
Walter sobre Cozinhando o café da manhã e andando nu pela casa na frente de Olívia.
Cquote1.png Com tantos lugares para me pegar, você tinha que me agarrar logo pelo saco?????!!!!! Cquote2.png
Walter sobre Peter ajudá-lo a descer do alto de um ônibus, dentro da mente de Olívia.

v d e h
Séries Monstruosas