Fudbalski Klub Budućnost Podgorica

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Fudbalski Klub Budućnost Podgorica
Escudo do Budućnost Podgorica.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Fudbalski Klub Bundinha Podgorica
Origem Bandeira de Montenegro Montenegro - Pagodinho
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Stadion Pode Gozar
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Montenegrino
Divisão Telekom 1. CFL
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Fudbalski Klub Budućnost Podgorica é mais um time de futebol secundário de algum lugar desconhecido do interior da Europa, uma equipe que ninguém se interessa cujos títulos valem menos ainda (Montenegrin First League? Quem liga?). Só é famosa mesmo por causa de seu escudo que tem o perfeito formato de uma pipa para que o mesmo seja arremessado na estratosfera e nunca mais seja recuperado.

História[editar]

Fundação[editar]

Fundado em 1925, na época com o nome de RSK Zora (Time de Pelada dos Trabalhadores de Zora) era como o próprio nome do clube já nos dizia, apenas uma equipe casual que jogava futebol de vez em quando, ganhando também de vez em quando, afinal não havioam tantos rivais assim, e os que haviam eram tão ruins quanto.

Ao longo dos anos 20 e 30 ficou ali disputando pequenos campeonatos na cidade de Podgorica, época em que já criou a sua grande rivalidade contra o FK Sutjeska. Como Montenegro é similar a um ovo, mesmo o rival sendo da cidade de Nikšić, a mesma parece mais um bairro afastado de Podgorica, então os dois times já se enfrentavam muito mesmo nessa época em que o transporte nos Bálcãs ainda era feito através de burricos.

No ano de 1937 o time voltou-se contra o regime montenegrino o qual considerava separatista demais, pois o mesmo sonhava um dia jogar com os poderosos times de Belgrado, por isso modificou seu nome para RSK Crna Gora, para soar bem sérvio, e passou a jogar na clandestinidade e ilegalidade, marcando frequentes amistosos contra times nada agradáveis como FK Velež Mostar e FK Lovćen

Campeonato iugoslavo[editar]

Com o fim da guerra em 1945, o time agora retornava com o nome de FK Budućnost e por ter sido o campeão de Montenegro de 1945 (só jogou com merda mesmo) foi autorizado por Josip Tito, por pena e gesto de caridade, a jogar na primeira divisão do campeonato iugoslavo de 1946-47, sob status de 'time café-com-leite', então dentre os 14 times participantes, ficou em 10º e foi arremessado para a segunda divisão para onde deveriam ir todos os times não-sérvios, teve apenas o prazer de ficar na frente do representante da Eslovênia, um time de uma famosa rede de farmácias da cidade de Lendava chamado Nafta.

De 1947 até 1990 disputaria 26 campeonatos iugoslavos, sempre sendo uma merda na competição, brigando pra não rebaixar e perdendo toda hora para o Partizan e Estrela Vermelha.

Também conquistou um bi-vice da Copa da Iugoslávia, competição em formato mata-mata que favorece o aparecimento de zebras, mas nem assim foi campeão, foi apenas vice, uma em 1964–65, e outra em 1976–77.

Campeonato sérvio-montenegrino[editar]

Orgulha-se que de 1992 até 2006 nunca foi rebaixado no campeonato sérvio-montenegrino, mas também nunca foi campeão, o time só servia de sparring para o Estrela Vermelha e o Partizan, e quando os dois tradicionais clubes sérvios empatavam, era campeão por saldo de gols aquele que goleou por mais gols o Budućnost, o que fez aumentar o ódio pelos times de Podgorica, o que forçou a FIFA separar a Sérvia de Montenegro a partir de 2007.

Campeonato montenegrino[editar]

Agora sem os bons times croatas, sérvios e bósnios (os times eslovenos e macedônios sempre foram uma porcaria) o Budućnost teria a seu dispor toda a chance de estabelecer uma grande supremacia com a criação do campeonato montenegrino em 2006, mas teve a capacidade de perder a primeira edição para um time merda chamado Zeta Golubovci. Também já foi vice para o FK Mogren um time da segunda divisão. Um monte de vezes vice para o rival Sutjeska Nikšić de quem é bastante freguês, e logo o time que tinha tudo para ser o melhor de Montenegro, tornou-se um dos mais fracassados. De vez em quando ganha, tipo o campeonato montenegrino de 2016/17, porque também não chegou ao cúmulo de tanta ruindade ainda.

Títulos[editar]

  • Campeonato montenegrino: 3 vezes só (2007–08, 2011–12, 2016-17)
  • Recorde de ter jogado 26 campeonatos iugoslavos sem rebaixar