Função Orgânica

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
LSD-2D-3D.png
07.jpg

Este artigo é relacionado à química.

Ele tem um alto índice de octanagem (ou não).

Não confunda mufa com mufla.



Clique e venha fazer parte de nosso projeto!!
Projeto Desconhecimento

Este artigo de Ciências ganhou nota A, sendo considerado de Ótima qualidade

Visite a discussão do artigo ou o projeto e Conheça-nos

Cquote1.pngVocê quis dizer: Função matemática?Cquote2.png
Google sobre Função Orgânica

Cquote1.png Aprender isso não tem função nenhuma! Cquote2.png
Aluno do Ensino Médio sobre funções orgânicas
Cquote1.png A próxima prova será sobre todas as funções orgânicas. Cquote2.png
Professor, avisando que metade da turma irá rodar em química

Exemplos de funções orgânicas diferentes (ou não).

As Funções Orgânicas são as panelinhas que agrupam todos os compostos químicos orgânicos que possuem interesses características em comum. Como a quantidade de compostos orgânicos é incomensuravelmente enorme, existem mais de oito mil muitas funções orgânicas. A grande maioria das substâncias, inclusive, participará de mais de uma panelinha terá mais de uma função em sua molécula. Isso será extremamente útil para o seu professor foder com 666% da turma nas provas desta matéria.

As funções orgânicas que você será obrigado a estudar até morrer passar de ano são divididas em 6,02.10²³ classificações. Dentre elas:

Tabela de conteúdo

[editar] Funções Carbônicas

Embora pareça um pleonasmo, esse tipo de função orgânica só possui carbono e hidrogênio na molécula, logo, é a mais sem graça (sem sal, diriam os químicos) das funções. Pelo fato de só terem esses dois tipos de átomos, são sempre iguais, com a diferença de que umas moléculas tem mais átomos do que as outras.

Exemplo de hidrocarboneto venenoso gasoso.

[editar] Hidrocarbonetos

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Hidrocarboneto.


Os hidrocarbonetos, substâncias químicas preferidas do governo George W. Bush, são compostos que adoram ficar em várias posições sexuais atômicas muito estranhas, apenas para ferrar com os alunos nas provas. Como toda a função química, se desdobra em duzentas subdivisões que ninguém sabe o que é. Um grande exemplo de hidrocarboneto é o benzeno.

[editar] Funções Oxigenadas

Cquote1.pngVocê quis dizer: água oxigenada?Cquote2.png
Google sobre Função oxigenada

Estas funções orgânicas, ao contrário do que se imagina, não são loiras, muito menos de farmácia. São as funções onde o oxigênio aparece de furão para se meter no meio da suruba entre os átomos, e suas principais vítimas são o hidrogênio e o carbono e, de vez em quando, o nitrogênio. Dentre as várias funções que possuem o oxigênio metido no meio, estão:

Etanol, álcool muito conhecido (e apreciado).

[editar] Álcool

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Álcool.


A mais querida e apreciada das funções orgânicas, o álcool sempre foi estudado a fundo (e bota fundo nisso) pelos cientistas, enólogos, degustadores, vagabundos e bêbados. É raríssimo alguém que nunca tenha entrado em contato com algum álcool, seja por via oral, seja por via anal cutânea.

Esta função se caracteriza pela hidroxila, que está ligada a um carbono que estreja tomando de outros três átomos. Se não estiver tomando de três átomos, não será um álcool nem fodendo. Os grandes pesquisadores no estudo desta função são: Boris Yeltsin, Lula, Jeremias e o Tiozinho do Truco.

[editar] Fenol

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Fenol.


Muito semelhante ao álcool, a diferença é que os fenois tem a hidroxila botando em um carbono do anel benzênico da molécula. Isso faz com que a molécula fique altamente estranha, já que está com algo no anel e, provavelmente essa coisa deve incomodar. Inclusive, é muito comum reações que acabem por oxidar gravemente o anel dessas moléculas, produzindo até mesmo o rasgo a quebra da referida estrutura.

Os fenóis são muito usados como limpadores de azulejos (vide Veja) e como constituinte da creolina, composto muito utilizado para lavar a boca de pessoas boca-sujas e sem-vergonhas, dentre outras aplicações contra cupins, ratos e sogras.

A molécula de metanal expondo sua calcinha de cor preta.

[editar] Aldeído

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Aldeído.


Função orgânica conhecida por seu caráter altamente conservante, é muito utilizado na conservação de cadáveres, corpos, tecidos e múmias. O grupo funcional presente nesta função é a formila, que nada mais é que um carbono levando duas de um oxigênio e uma de um hidrogênio.

O carbono da formila sempre ficará em uma ponta da molécula, devido ao seu caráter dado. O principal composto deste grupo é o metanal, que é muito utilizado como conservante de alimentos cadáveres e como matéria-prima para produção de fórmica. Descobriu-se, por meio da autópsia, que o metanal constituía 66,6% do volume sanguíneo de Dercy Gonçalves antes da mesma se reencontrar com Deus pessoalmente.

[editar] Cetona

Imagem da bucetona, importante cetona.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Cetona.


Outra classe de compostos orgânicos muito importante, as cetonas tem importância capital para as mulheres, já que são os produtos responsáveis por eliminar os restos de esmalte presente nas unhas. Muitos pesquisadoes e sociólogos concordam que, se não fosse as cetonas, as mulheres não seriam como são hoje, por inúmeros motivos (aqui não é um artigo sobre filosofia). Para os homens a importância está em fazer piadas esdrúxulas com o nome, principalmente quando associada ao prefixo bu. Inclusive, existem pessoas que se viciam em cetonas, assim como os que se viciam em cola de spateiro.

O grupo funcional da cetona é a carbonila, que nada mais é do que um carbono que está levando duas de um oxigênio e está obrigatoriamente levando outras duas de outros dois carbonos, um de cada lado. Se o carbono estiver levando de um outro carbono e de um hidrogênio, ele será um aldeído (ou não). Os principais compostos desta função orgânica são a acetona e a bucetona.

[editar] Éter

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Éter.


Os éteres são compostos muito conhecidos por suas propriedades altamente narcóticas e soníferas. O metóxi-metano (WTF?), também conhecido por éter dimetílico era muito utilizado em hospitais para anestesiar os pacientes para sempre. Além disso, éteres são muito utilizados para produzir resinas e lança perfume, produto este que é muito utilizado nos carnavais carioca e baiano.

Nos éteres, o oxigênio estará metido no meio da cadeia carbônica, metendo nos dois carbonos vizinhos. Esse oxigênio terá de obrigatoriamente estar no meio da molécula, ou pelo menos estando grudado e juntinho a dois carbonos senão será qualquer coisa, menos éter. Portanto, muito cuidado com esses pega-ratões que o seu professor querido certamente dará.

[editar] Éster

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Éster.

Cquote1.png Hasta la vista, baby! Cquote2.png
Ésterminador do futuro

Os ésteres são a fusão de dois saiyajins duas moléculas orgânicas, sendo que uma delas é um ácido carboxílico e a outra é um hidrocarboneto ou outra porcaria semelhante. Os ésteres são reconhecidos por serem um ácido carboxílico onde, no lugar hidrogênio da carboxila, está qualquer outra coisa que tenha carbono. Embora o nome seja sugestivo, os ésteres geralmente não causam mal a ninguém, a não ser que sejam provocados.

No entanto, dentre a vasta classe de ésteres, o mais perigoso e capaz de provocar um número incontável de mortes é o conhecido e retratado nas telas dos cinemas Ésterminador do futuro, que, juntamente com MacGyver e James Bond, é capaz de criar uma bomba atômica com um chiclete, um pé de cabra e um clipe.

[editar] Ácido carboxílico

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Ácido carboxílico.


Embora tenham o nome de ácido, os ácidos carboxílicos não queimam quase nada. São chamados assim por causa da carboxila, que, ao brincar com a água, solta o hidrogênio. E, devido à teoria de Arrhenius, concluiu-se que eles são ácidos. Geralmente são compostos de cheiro ruim e altamente gordurosos, por causa dos carbonos com gordura saturada saturados.

A carboxila, que é a estrutura responsável pela molécula ser um ácido, sempre ficará em uma das várias pontas da molécula, por motivos altamente sodômicos. Muitos desses ácidos, ao perderem uma molécula de água, ficam desidratados e morrem viram anidridos, que nada mais são do que óxidos orgânicos. Se eles receberem a molécula de água de volta, viram novamente machos ácidos.

[editar] Anidrido

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Anidrido.

Cquote1.png Isso nón ecziste, só o que ecziste són óxidos! Cquote2.png
Padre Quevedo sobre anidrido

Os anidridos são uma classe de compostos que foi adicionada vai se saber lá o prque nesta bagaça. São tão imprestáveis que ninguém mais ensina sobre eles. Segundo os nerds químicos, os anidridos são ácidos que perderam água e, portanto, são desidratados nada mais do que óxidos, sejam eles ácidos, básicos, bissexuais ou assexuados. Se quiser saber mais sobre essa porra, olhe o artigo óxido.

[editar] Funções Nitrogenadas

Estas funções são as que, em lugar do oxigênio como furão safado, tem o nitrogênio como o badernista. O nitrogênio, fazendo uso de suas artimanhas propriedades parecidas com o oxigênio, engana as moléculas e fica como o chefe da função orgânica. No entanto, seu poder de manipulação, se comparado com o oxigênio, é muito menor. As funções onde o nitrogênio é o cacique são:

[editar] As mina Amina

Imagem do grupo funcional de uma amina.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: as mina Amina.


Compostos preferidos pelos manos, as aminas, de acordo com a raiz etmológica da palavra, sao compostos ligeiramente básicos. Como você já deveria saber, as bases são compostos que adoram dar (elétrons). Isso explica a origem do nome. Geralmente possuem cheiro de peixe ou certos odores provenientes de regiões muito utilizadas pelas minas aminas. Todas estas substâncias são filhotes da amônia, composto muito utilizado em limpeza e que a tua mãe conhece muito bem.

De acordo com o número de carbonos que estão levando do nitrogênio, as aminas podem ser primárias, secundárias ou terciárias. No entanto, independente do tipo de amina que é, a molécula toda será um surubão, onde tem átomo levando e recebendo de tudo o que é lado. Isso mais uma vez mostra relação com as mina, que nem amarradas dispensam uma boa putaria.

[editar] Nitrila

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nitrila.


Substâncias derivadas do famigerado e altamente venenoso ácido cianídrico, as nitrlias são usadas para um monte de coisa que ninguém sabe, mas acredita-se que elas também são venenosas. Suas aplicações são para fazer plásticos, além de algumas delas servierem como matéria-prima para a cola Super Bonder. Segundo os historiadores (como se eles entendessem alguma coisa de química). As nitrilas eram parte integrante do arsenal químico nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

[editar] Funções Mistas e Diversos

Como toda a parte da Química sempre tem uma suruba interatômica, aqui não seria diferente. Nas funções orgânicas mistas e diversas aparece de tudo o que se imagina, desde oxigênios e nitrogênios de mãos elétrons dados até cloros, magnésios, bromos e nitratos, todos loucos por sexo reagir vigorosa e fortemente com qualquer coisa que apareça na frente. Dentre todas as funções presentes neste montinho, estão:

[editar] Amida

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Amida.


Primas das minas aminas, as amidas são amidas onde o nitrogênio está metendo em uma carbonila, que é o que a cetona tem de especial. Dessa forma, todos os átomos estão unidos de tal forma que a estrutura molecular desses compostos é uma escola de samba no quesito organização. Seus compostos são conhecidos por serem a fusão mal feita de um cetona e uma amina.

As amidas, assim como suas primas gostosas, podem ser primárias ou secundárias, dependendo de em quantos carbonos o nitrogênio estará metendo dentro da molécula. Essa meteção toda acaba conferindo às amidas as propriedades de mais elevados pontos de fusão e ebulição de todas as funções orgânicas. Por isso muitas aminas são usadas para fazer plásticos, como o nylon (ou não).

Incêndio em um depósito de trinitrotolueno.

[editar] Nitrocomposto

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: TNT Nitrocomposto.


Compostos que aprensentam o grupo nitro (-NO2) na molécula, apresentam grande capacidade de explodir, pegar fogo, detonar e fazer uma grande quantidade de peões e desavisados peidar para a muzenga. A explosividade desta molécula está nos oxigênios, que disputam ardentemente qual deles vai meter mais no nitrogênio. Dessa forma, por qualquer coisa esse grupo funcional estoura, afetando toda a molécula e trazendo consequências incomensuráveis para toda a estrutura molecular. Com isso, a porra toda explode, te ferrando junto.

Por suas caracterísitcas explosivas, os nitrocompostos são muito utilizados para fazer buracos, implodir prédios e queimar imaturos. Os mais importantes e utilizados respresentantes desta classe são o trinitrotolueno, usado em detonações e o para-nitrofenol, muito usado em química analítica, em reações de oxidação do anel benzênico.

[editar] Ácido sulfônico

Imagem do ácido sulfúrico. Ele é o papai dos ácidos sulfônicos.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Ácido sulfônico.

Cquote1.pngVocê quis dizer: ácido sulfúrico?Cquote2.png
Google sobre ácido sulfônico

Amiguinhos íntimos dos ácidos carboxilicos, os ácidos sulfônicos são os filhotes orgânicos do ácido sulfúrico. Seu poder de queimar e de corroer está estritamente relacionado à quantidade de carbonos que estão metidos na suruba. No entanto a grande maioria dos ácidos sulfônicos é utilizada na indústria, para fabricar sabões, sabonetes, detergentes e outros produtos para suprir o vício de lamber sabão.

Alguns destes compostos são usados em laboratórios, para realizar experimentos malucos e para justificar os gordos salários dos vagabundos que trabalham nestes recintos. Além disso, são matérias-primas importantes na produção de maconha, e crack.

[editar] Haleto orgânico

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Haleto orgânico.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Hálito?Cquote2.png
Google sobre Haleto

Desta vez o participante da suruba não é o oxigênio ou o nitrogênio, mas sim um halogênio (que merda é essa?). Os Halogênios compõem a família química que tem como panelistas participantes o flúor, o cloro, o bromo e o iodo. Esses elementos químicos, por suas semelhanças com o oxigênio, meterão sem dó nem piedade nos carbonos que alcançarem, com sérias consequências para os referidos carbonos.

Os haletos tem vasta aplicação nas indústrias, desde corantes até a produção de lança-perfume (não se usa só éter pra fazer essa porra). Os compostos clorados são os mais utilizados por suas propriedades alvejantes e corrosivas, sendo inclusive aplicados como pesticidas. Dentre estes compostos, se destaca o DDT e alguns que são usados como branqueadores de corpos papel, cujo nome você não quer saber (não quer saber mesmo).

[editar] Ver também

Química Orgânica: Funções Orgânicas
v d e h
Ácido carboxílico · Ácido sulfônico · Álcool · Aldeído · Amina · Amida · Cetona · Éster · Éter · Fenol · Haleto · Hidrocarboneto · Nitrila · Nitrocomposto
Grupos funcionais
Hidroxila · Formila · Carbonila · Carboxila · Nitrogênio (como heteroátomo) · Oxigênio (como heteroátomo) · Íon cianeto
Embasamento Teórico
Tetravalência do carbono (capacidade de tomar 4 de uma vez só) · Ligação Covalente · Forças intermoleculares · Postulados de Kekulé · Isomeria
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas