Futbolʹnyy Klub Shakhtár Donétsʹk

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Futbolʹnyy Klub Shakhtár Donétsʹk
Escudo do Shakhtar Donetsk.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Futbolʹnyy Klub Shakhtár Donétsʹk
Origem Bandeira da Ucrânia Ucrânia- Donetsk
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Dumb Ass Arena
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Ucraniano
Divisão Прем'єр-ліга
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Futbolʹnyy Klub Shakhtár Donétsʹk (ФК «Шахтар» Донецьк), melhor dizendo, o FC Shakhtar Donetsk é um time de futebol da Ucrânia que só é tradicional em seu país, porque saindo de lá sempre só soube perder. É conhecido pelo escudo em formato de boceta, do uniforme laranja e por jogar futebol numa zona de guerra

História[editar]

Fundação[editar]

O time do Shakhtar foi fundado em 1936, e em seu começo era apenas um time pequeno e sem importância da União Soviética (porque a Ucrânia sequer existia ainda) e tinha como tática se fingir de russo para obter mais vantagens da Federação Soviética. Justamente por essa tática o Shakhtar jogava a primeira divisão do campeonato soviético mesmo sendo mais ruim que o time do asilo da minha avó.

Liga soviética[editar]

Ao longo dos seus primeiros anos foi apenas um time irrelevante do campeonato soviético, que mal conseguia superar o mísero Dynamo Kiev, então só apanhava dos times de Moscow que tinham sempre a arbitragem a favor. O máximo que sempre conseguia era vices ou títulos dos torneios mais secundários que os times mais tradicionais pouco importavam e usavam só os reservas.

Criação do campeonato ucraniano e o penta-vice[editar]

Com o colapso da União Soviética agora o Shakhtar vislumbrava um novo futuro para si. Sem times russos pra atrapalhar, agora o time tinha apenas um único rival, o Dynamo Kiev! Só esqueceram de avisar isso para o time de Kiev, porque o Shakhtar logo de cara passou os anos 90 inteiros sem ganhar nenhum campeonato ucraniano, e inclusive sendo 5 vezes consecutivas vice-campeão. Só foi ser campeão pela primeira vez de algo mais ou menos importante quando ganhou seu primeiro campeonato ucraniano só em 2001–02.

Anos 2010: O penta-campeonato e a Guerra em Donbass[editar]

Reação dos jogadores do Shakhtar ao saberem que vão enfrentar um time mil vezes melhor e servir de sparring para o FC Barcelona numa quartas-de-final de Liga dos Campeões.

O Shakhter necessitou esperar o rival Dynamo Kiev falir para finalmente poder prosperar sem fazer muito esforço. Sem rivais na Ucrânia o time ganhou todos campeonatos nacionais da década de 2010. Se a situação já estava fácil, melhorou mais ainda quando no início de 2014 começou uma guerra em Donetsk com direito até a derrubar avião comercial, e todos demais times da Ucrânia temerosos preferiam perder de W.O. do que viajar até Donetsk, e tanta mamata garantiu o penta-campeonato do clube de 2010 até 2014.

Os tantos títulos do Shakhtar o renderam certa fama, pois a Ucrânia por algum motivo desconhecido tinha vagas diretas na fase de grupo da Liga dos Campeões, então por 5 vezes consecutivas o Shakhtar disputou a luxuosa fase de grupos da Liga dos Campeões, fracassando quase em todas, é verdade. E nos raros anos em que classificou milagrosamente, os jogadores se borravam de medo ao ver que enfrentariam o FC Barcelona de quem sempre toma goleadas.

Granada Cup 2015[editar]

o Shakhtar fez uma excursão de pré-temporada ao Brasil no início de 2015 quando jogou a Granada Cup. A CBF então determinou times considerados do nível do Shakhtar para disputar este torneio, e assim participaram Goiás EC, SE Gama e Žalgiris um time convidado da Lituânia, e mesmo assim o time ucraniano ficou em terceiro lugar, muito porque jogou com outros times ao invés dos competidores.

Títulos[editar]