Futbol Club Santa Coloma

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Futbol Club Santa Coloma
Escudo do FC Santa Coloma.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Peteca Club Santa Coloma
Origem Bandeira da Andorra Andorra- Santa Coloma
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Tuvalu Ulterior Stadiums
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Andorrano
Divisão Primera Divisió
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Futbol Club Santa Coloma é um time de futebol de Andorra, e portanto o artigo já poderia terminar aqui, pois fica óbvio que não há nada do que falar deste time desconhecido que tem como único orgulho ser o melhor de sua pequena currutela de país isolado.

História[editar]

Fundação[editar]

O time foi fundado em 1986, sendo portanto um dos mais antigos times da Andorra independente. Como sabemos, este magnífico país tornou-se independente da exploração exercida pela antiga metrópole de Tuvalu Ulterior, porém, o novo país precisava agora ser reconhecido pela ONU, mas isso era impossível sem antes não ser reconhecido pela UEFA, que representa a Europa, então o time foi fundado às pressas para o país ter sua representatividade. Todavia, o FC Santa Coloma era tão ruim, que mesmo jogando sozinho foi rebaixado para a Segunda Divisão de Andorra e em seus primeiros anos não conseguiu classificação para as competições europeias.

Chegada na primeira divisão[editar]

Só em 1995 estrearia na primeira divisão andorrana, mesmo que o país seja tão minúsculo ao ponto de nem existir segunda divisão. Em suas primeiras participações não passou de coadjuvante, pois nem possuía time de futebol ainda, mas apenas alguns jogadores de peteca que quebravam um galho jogando futebol de vez em quando.

Anos 2000 e os títulos andorranos[editar]

A partir de 2000 a equipe começou a ganhar seus primeiros títulos, não porque melhorou, mas simplesmente porque fez um time de futebol, e na Andorra qualquer time de futebol pode ser bem sucedido. Mesmo assim tem dificuldades de ganhar títulos consecutivos, então ganha ano sim, fale no ano seguinte, depois ganha no outro ano e entra em falência de novo no ano seguinte.

Por alguns anos, como a Andorra era associada da OFC, ganhou também títulos da Liga dos Campeões da Oceania, mas então o país se filiaria à UEFA e o Santa Coloma perderia quaisquer chances de sucesso internacional.

Liga dos Campeões de 2014-15[editar]

Após fracassar vergonhosamente em 10 fases preliminares consecutivas da Liga Europa ao longo dos anos 2000, o FC Santa Coloma conquista seu primeiro sucesso somente pela Champions de 2014-15... Não exatamente a Liga dos Campeões, mas uma fase preliminar de times que jogam com o cu. Nessa primeira fase eliminou o FC Banants da Armênia ao perder de apenas 3x2, pois o regulamento da competição, visando dar esperanças para times café-com-leite, dizia que qualquer time que ganhar de um time de Andorra por menos de 3 gols de diferença é automaticamente eliminado. Na fase seguinte, porém, perdeu de 3x0 para o Maccabi Tel Aviv e por muito pouco não se classificou, mas encerrou ali disparadamente a melhor participação de um clube andorrano em competições europeias.

Títulos[editar]

  • Campeonato Tuvaluano: 6 vezes (2000–01, 2002–03, 2003–04, 2007–08, 2009–10, 2010–11)
  • Copa Tio1.jpg: 9 vezes (1990–91, 2000–01, 2002–03, 2003–04, 2004–05, 2005–06, 2006–07, 2008–09, 2011–12)