Futbola Klubs Ventspils

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Futbola Klubs Ventspils
Escudo do Ventspils.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Futbola Klubs Ventspils
Origem Bandeira da Letônia Letônia- Ventspils
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Fumarpilhas Olimpiskais Stadions
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Letão
Divisão Virslīga
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Futbola Klubs Ventspils é só um time de futebol da Letônia, ou seja, uma bela de uma porcaria sem qualquer importância. Como tudo na Letônia, é pior que todos times da Lituânia, e precisa se contentar em ganhar (e mesmo assim, só de vez em quando) apenas dentro de seu próprio minúsculo país desimportante.

História[editar]

Fundação[editar]

É um clube relativamente recente, fundado em 1997 já com a Letônia independente, através da fusão do FK Ventas e o FK Naftalina, duas ex-tradicionais equipes da época da URSS que se destacaram por chegar na Terceira Divisão do campeonato soviético, o maior feito alcançado por qualquer time letão.

Como não existem times direito na Letônia, logo em seu ano de fundação já começou direto na primeira divisão letã, quando terminou na honrosa 4º colocação em um campeonato com 4 times e não foi rebaixado porque nem existe segunda divisão na Letônia, não é algo possível.

Primeiros anos[editar]

De 1998 até 2005, o time sofreu como coadjuvante do já hiper-coadjuvante campeonato letão. Em poucos anos de existência já se tornaria o recordista em vice-campeonatos e recordista em terceiras colocações, um feito do qual a torcida pequena mas aguerrida sempre se orgulhou. Nesta época desenvolveu uma enorme rivalidade contra o Skonto FK, incontestavelmente o melhor time da Letônia

Primeiros títulos nacionais e participações europeias[editar]

2006 a 2008 tornou-se tri-campeão da Letônia. Graças a estes títulos, teve suas primeiras participações na Liga dos Campeões, naquela fase preliminar que ninguém se importa e ninguém acompanha, destacando-se apenas pela capacidade de eliminar times péssimos do País de Gales e sempre morrer no "quase", nunca se classificando para a tão sonhada fase de grupos para ser goleado por algum time grande. O ápice do clube foi a participação (e quando eu digo participação, é só participação mesmo) na Liga Europa de 2009–10, onde entrou num grupo fraco e mesmo assim só apanhou dos times falidos mais diversos, tomando goleada do SC Heerenveen e conseguindo no máximo empates fora de casa contra Sporting e Hertha Berlim graças a uma retranca de 10 zagueiros no time.

Nos campeonatos letões de 2009 e 2010, para não perder o costume, foi vice da novamente, e a partir de 2011 voltou a ser campeão nacional e pagar micos na fase preliminar da Champions.

Títulos[editar]