Futboll Klub Kukësi

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Futboll Klub Kukësi
Escudo do Kukësi.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Futboll Klub Kudoce
Origem Bandeira da Albânia Albânia - Kukës
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Zequinha e Maria Stadium
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Albanês
Divisão Kategoria Superiore
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Futboll Klub Kukësi é um sub-time de futebol da Albânia que atualmente é alvo de incessantes investigações científicas por parte de historiadores e geógrafos. Os historiadores buscam entender o que um time albanês fazia de 1930 até 2012 sem nunca ter jogado sequer o campeonato da Albânia, enquanto geógrafos tentam comprovar a existência de Kukës e da Albânia, pois somente isso corroboraria a existência de tal time que tem o Zeca Urubu como mascote oficial.

História[editar]

Fundação[editar]

Acredita-se que o clube foi fundado em 1930, ano em que o futebol foi levado para a Albânia por alguns turistas acrianos. Inicialmente o clube foi fundado com o nome de Shoqëria Sportive Kosova (Choperia Esportiva de Kosovo) porque na época, devido à inexistência de Google Earth e similares, a população local acreditava estarem no Kosovo. Com a criação da CBF da Albânia, em 1932 o time foi forçado a modificar o seu nome para Sport Klub Kosova para não ser confundido com um time de Tuvalu de mesmo nome. Ao longo de seus primeiros anos jogou apenas a quarta divisão da Albânia, sendo a prova de que existe time ruim a tal ponto.

Terceira divisão da Albânia[editar]

É no ano de 1958 que ganha a sua primeira promoção para a Série C da Albânia (que por questões de eufemismo é chamada na verdade de "Albanian Second Division"), e em comemoração ao acesso o clube teve o nome modificado para Klubi Sportiv Përparimi (Clube Esportivo Pepperonni), pois como eles não entendiam de futebol ainda, acreditavam que o nome do time deveria mudar toda vez que subissem de divisão (imagine como estaria o nome do Guarani hoje em dia?). Passou algumas décadas na terceira divisão, até subir para a segunda divisão em 1977 só para ser rebaixado no ano seguinte. Em outras palavras, era um time bem merda, do tipo que se contentaria em ganhar a terceira divisão mais uma vez em 1982.

FK Kukësi[editar]

Em 2010 o clube é comprado pelo governo e seu nome é modificado para FK Kukësi como um plano de colocar um time de Kosovo na primeira divisão do país como maneira de provocar os sérvios. Bastou injetar no clube o montante de 100 leks, o equivalente a 3 burricos de carga, e assim foi possível formar o melhor time de futebol jamais visto do condado de Kukës, e assim começou a vencer os torneios fuleiros e subir de divisão até finalmente chegar na primeira divisão da Albânia.

Superliga e o tri-vice[editar]

A estreia na primeira divisão seria no campeonato albanês de 2012–13, e já estrearia vencendo as supostas equipes tradicionais do país, times ultrapassados que não ganhavam mais nada. Mesmo com todo o apoio do governo, seria apenas vice, atrás do Skënderbeu Korçë. Aquela temporada foi considerada um grande sucesso pelo governo albanês pois agora as cidades de Kukës e Korçë tiveram a sua existência comprovada cientificamente.

Em seguida, o Kukësi estabelecia-se como o maior freguês do emergente Escambau Koça, conquistando um brilhante tri-vice campeonato albanês o que rendeu ao clube a possibilidade de ir pagar mico por três vezes consecutivas na Liga Europa da UEFA, como perder de 5x1 para o Trabzonspor da Turquia em 2013-14, depois perder para o FC Kairat do Cazaquistão em 2014-15 e depois em 2015-16 ser eliminado nos tribunais para o Legia Warsaw porque a torcida arremessou uma garrafa de Guaraná Dolly na cabeça de um jogador polonês adversário.

Título albanês[editar]

O aguardado título nacional veio no campeonato albanês de 2016-17, quando os times da capital Tirana perderam pontos por corrupção e o único rival Skënderbeu Korçë na verdade é um time tão ruim quanto o Kukësi e simplesmente não conseguiu sustentar um tetra-campeonato. Com o título, o Kukësi ficou de fazer sua suposta estreia na Liga dos Campeões da UEFA DE 2017-18, caso a Associação Albanesa não interfira.

Torcida[editar]

Como é o comum por toda a Albânia, o Kukësi também tem uma torcida formada sobretudo por vândalos radicais que odeiam a Sérvia. A sua simpática torcida é chamada de "Armata e Veriut" (Armados e Viris) e tem o hábito de receber muito bem os times visitantes, especialmente os estrangeiros, já queimando bandeiras bósnias em jogos contra o FK Sarajevo e acertando a cabeça de jogadores poloneses do Legia Warsaw com garrafas de Guaraná Dolly (bebida típica local).

Títulos[editar]

  • Campeonato albanês: Só uma vez (2016-17)
  • Terceirona da Albânia: 5 vezes (1959, 1966–67, 1976–77, 1981–82, 2010–11)