Gália

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Este artigo fala da Terra do Asterix, se procura pelo município paulista, consulte Gália (São Paulo).
Romanopre.jpg ROMANI ITE DOMVM!!!

HÆC ARTICVLVS ROMANVM EST. LATIM LOQVÆBITVR. NON INTERLEGIT? HVMORIS PRIVATVS NON EST. MVITISSIMVS ENGRAÇATVS! SED ROLA MEAM VADE MAMARE! VADE FŒDERE CVM PORRIBVS NOSTRVM.

Spqrpre.jpg
Cquote1.png Você quis dizer: Galinha? Cquote2.png
Google sobre Gália
Pequena Gália após perder a guerra.

Gália, no diminutivo Galinha, é o nome dado à região habitada pelos FRANgotes escoCESES posteriormente conhecido por franceses que se situava na europa setentrional.


Economia[editar]

Durante a ocupação pelo Império Romano de Júlio César, a economia galinácea se baseava principalmente no comércio de ovos, kinderovos e kosovos todavia, clandestinamente, a máfia de entorpecentes, liderada por Panoramix, tinha lucros exorbitantes com a venda de uma bebiba chamada de a poção mágica que causava alucinações e causava dependência, com o desvio de verbas do governo de Júlio César e com manipulação de resultados do campeonato romano.


Guerras[editar]

Imperador Romano dando em cima de uma galinácea.
Júlio César, irritado com os arruaceiros do norte da Gália, decidiu investir numa operação para pôr fim à máfia de Panoramix. Chefiados pelo Gal. Materazzus e pelo Cap. Nascimentus, os romanos investiram de todas as formas contra à gangue, mas mesmo assim, não tinham sucesso. Do outro lado, Asterix, Obelix, Baianix e Zidanix, defendiam seus negócios obscuros com muita técnica e estratégia, sendo que apenas Baianix foi morto pelas tropas de Nascimentus, em contrapartida, o Gal. Materazzuz foi cruelmente assassinado pelo Cap. Zidanix.
Cap. Zidanix assassinando Gal. Materazzus.

Desgastado pelas constantes derrotas e convocado para a seleção, Júlio César decidiu abandonar a campanha e deu total poderes ao Cap. Nascimentus que em poucos anos destruiu a Gália e a incorporou ao Império.

Também, paralelamente, a região foi seguidamente invadida pelos Visigordos que foram facilmente derrotados com fondues e brioches.


Principais Galináceos[editar]

"Este esboço é fraco. Você pode ajudar o artigo
dando Biotônico Fontoura a ele .
Francia d.JPG ALLONS EN₣ANTS DE LA PUTARIE!!

Este artigo è ₣rancês! Ele não toma banho, come camembert e faz biquinho. O autor já mendigou na Avenue Champs-Elysèes e è xenofòbico.

Lembre-se de quem perdeu todas as guerras para a Inglaterra.


Viking.jpg
v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!